O Ateliê Mundo Novo, uma iniciativa social empreendedora do Instituto Mundo Novo, em colaboração com a Motriz Sociocultural, ressalta o papel da costura e do artesanato na geração de renda e na promoção da sustentabilidade para mulheres, particularmente aquelas enfrentando vulnerabilidades econômicas e sociais. Nesta quinta-feira, 09 de maio, a partir das 16h, a turma “Costura Futuro” do Ateliê Mundo Novo, que teve início em janeiro deste ano no Shopping Jardim Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro, concluirá a capacitação de 20 mulheres da região de Guadalupe e seus arredores, muitas delas mães.
No dia da formatura, o grupo prepara um evento especial para mostrar suas criações. A Praça de Alimentação do Shopping Jardim Guadalupe (2º piso) será palco de um desfile, de palestra e de um stand com a venda dos produtos confeccionados pelas alunas. Já a Loja do Bem (2º piso) receberá exposição das peças produzidas pela turma e entregará brindes aos visitantes do shopping. O evento tem entrada gratuita.
“Com o curso, qualificamos mulheres através de uma jornada criativa e transformadora que integra arte, sustentabilidade e empreendedorismo, possibilitando não apenas a geração de renda, mas também o fortalecimento comunitário. Ao longo de quatro meses, elas tiveram a chance de desenvolver uma série de habilidades fundamentais para o crescimento pessoal e profissional. Isso incluiu desde técnicas básicas de costura e operação de máquinas até a criação de adereços de carnaval e colares a partir de retalhos de tecido. Além disso, oferecemos qualificação em inteligência emocional, autogestão e motivação profissional, equipando-as para superar desafios, cultivar relacionamentos saudáveis e avançar em suas jornadas empreendedoras”, ressalta Luciana Simãozinho, coordenadora pedagógica do projeto.
Desde a sua fundação em 2008, o Ateliê Mundo Novo tem sido fonte de inspiração, não só pela criatividade das mulheres artesãs e costureiras envolvidas, mas também pela oportunidade de incremento na renda mensal familiar. O projeto surgiu com a ideia de vender as peças criadas nas oficinas de artesanato do Instituto Mundo Novo para financiar projetos sociais. Com o uso de materiais recicláveis, o espaço foi organizado e equipado para a produção de uma grande variedade de produtos artesanais originais e exclusivos, incluindo o uso de máquinas de costura, prensas térmicas e de bordar. Além disso, com uma loja permanente no Shopping Jardim Guadalupe, as participantes também têm a oportunidade de participar de feiras e eventos, bem como de fornecer produtos para marcas renomadas.
O projeto Ateliê Mundo Novo conta com a realização da Motriz Sociocultural, com patrocínio da Órama Investimentos e da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura. Conta com o apoio do Instituto Phi e do Shopping Jardim Guadalupe, com a Comunicação do MGS-CO Escritório de Projetos e Flag Design, com a gestão em leis de incentivo da RKF e com o empreendedorismo da Parceria Carioca.
Para mais informações sobre o Ateliê Mundo Novo e suas iniciativas, visite www.institutomundonovo.org.br ou entre em contato pelo telefone (21) 96449-9387.
O Shopping Jardim Guadalupe fica na Avenida Brasil, 22.155, Guadalupe, Rio de Janeiro/ RJ – Telefone/ WhatsApp: (21) 3512-9101.