O Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, está completando 70 anos com carinha de novo. Está sendo reinaugurado nesta segunda-feira (26/08), depois de passar por obras implementadas pelo Governo do Estado, por meio do Programa Acelera Funarj da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj). A casa passou por revitalização com investimento de R$1,2 milhão. Entre as intervenções, estão a troca de poltronas e a reforma da estrutura do palco e da iluminação. O teatro, que ficou oito meses fechado para obras, será devolvido ao público com show do sambista Leandro Sapucahy.
– É com muita alegria que o Governo do Estado entrega de volta esse equipamento tão importante, totalmente revitalizado, à população. Ele está pronto para espetáculos, com total conforto e segurança para artistas, produtores e para o público. Estamos valorizando a cultura e oferecendo mais uma opção de lazer aos cariocas – ressalta o governador Cláudio Castro.
As obras também tiveram um foco especial na acessibilidade do local, com a criação de rampas de acesso e banheiros destinados às pessoas com deficiência. Além disso, o espaço, que tinha inundações durante as chuvas, passou por uma renovação completa da parte hidráulica e elétrica, recebendo um novo quadro de luz e um sistema de escoamento mais eficiente.
As reformas não foram limitadas ao espaço físico do equipamento cultural. Além de ter sua estrutura aprimorada, o local ganhou um Acervo Cultural onde é homenageada e preservada a história do teatro. Possui livros, móveis e curiosidades que o tornam uma preciosidade de Marechal Hermes.
Entre os itens mais marcantes, funcionários antigos destacam a presença de uma cadeira que pertencia ao próprio Armando Gonzaga e uma mesinha onde ele costumava colocar seu whisky. Além disso, a antiga janelinha do camarim, onde os artistas podiam observar a lotação da plateia, foi preservada juntamente com uma penteadeira que já foi usada por grandes damas do teatro brasileiro.
– A Funarj está cumprindo a missão de fomentar a arte e a cultura por meio dos seus equipamentos. Acreditamos no poder transformador que a arte e a cultura têm na vida das pessoas. Conseguir entregar essa obra histórica para a região é uma demonstração do nosso compromisso absoluto com a pauta – disse Jackson Emerick, presidente da Funarj.
Teatro faz parte da história dos moradores
Entre os operários que participaram da reforma do teatro, Adauto Alves Moreira, 49 anos, morador de Bento Ribeiro, bairro vizinho, que já frequentou o teatro como espectador, agora fala com orgulho do novo teatro.
– Agora conheço esse teatro do teto ao palco, passando por todas as áreas. Foi um investimento muito bem feito. Quem não trabalha com arte não conhece o amor que as pessoas têm por ela. Não sabe a importância que ele tem, não sabe a história – disse, emocionado, Adauto.
Raquel Calçada, professora, 48 anos, moradora do bairro, lembra que o teatro fez parte da sua infância.
– Vinha muito com o meu pai. E, quando soube que havia fechado, fiquei triste. Agora estou feliz, pois reabriu totalmente reformado. Quero passar isso para a minha filha, pois a cultura é muito importante. Ela fica com a gente, ninguém tira. Só se absorve – destaca Raquel.
Show na reabertura ao público
A reinauguração do Armando Gonzaga recebe o programa Giro Cultural com a apresentação do sambista Leandro Sapucahy. O projeto da Funarj é focado em proporcionar apresentações artísticas nos teatros e museus do Estado do Rio de Janeiro. A programação aumenta a oferta de apresentações artísticas na região fluminense e descentraliza o acesso à produção artística em locais afastados dos grandes centros, diversificando o público.
A diretora do teatro, a artista Thaís Aquino, ressalta que a ideia é que o teatro se transforme em um espaço de convivência.
– Que as pessoas entrem aqui e fiquem o dia inteiro fazendo cursos. Que possam se apropriar desse espaço que é tão importante para Marechal Hermes e a cultura. Que o teatro seja a casa dessas pessoas e que conheçam a história dele, por onde já passaram grandes estrelas da nossa cultura – lembra Thaís.
Armando Gonzaga: dramaturgo e jornalista brasileiro
Armando Gonzaga foi um grande autor de comédias na primeira metade do século XX no Rio de Janeiro. Suas obras abordam temas como conflitos familiares, costumes cotidianos e situações envolvendo personagens tipicamente cariocas. Entre os seus textos, destacam-se ‘Cala a boca’, ‘Etelvina!’ e ‘O Ministro do Supremo’. O Teatro Armando Gonzaga foi inaugurado em 1954 e o edifício, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em 1989.
Serviço:
Evento: Reinauguração do Teatro Armando Gonzaga
Data: 26/08/2024, às 18h
Local: Teatro Armando Gonzaga (Avenida General Osvaldo Cordeiro de Farias, 511 – Marechal Hermes, RJ)