A cantora, compositora e atriz Gaby Amarantos faz show gratuito neste sábado (25/3) na Praça Tiradentes, Centro do Rio, no Festival Sesc Mulheres Plurais. O evento tem início às 14h e se estende ao longo do dia com atividades alusivas ao Mês das Mulheres, encerrando com os shows do grupo Moça Prosa e da artista paraense a partir das 18h (veja abaixo a agenda completa).
O público que comparecer ao evento poderá desfrutar de feira criativa e gastronômica, espaço zen com massagem, aromaterapia, intervenções artísticas, música da DJ Orkidia e programação infantil. A programação inclui ainda atrações culturais, oficinas, exposições temáticas, roda de conversa Vozes Múltiplas, com a presença de Helena Teodor, Lian Thai e Amara Moira, e uma biblioteca móvel (BiblioSesc). A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Mulher e do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB.
Em sua 5ª edição, o projeto Sesc Mulheres Plurais agrega uma série de ações que, ao longo do ano, chama a atenção para questões que envolvam pautas de gênero. O nome – Mulheres Plurais – se baseia no respeito às diferentes formas de inserção das mulheres na sociedade e no posicionamento da instituição de combate a preconceitos, desigualdades e descriminação. Nomes como Alcione, Dona Onete e Elza Soares já subiram ao palco do projeto.
Show levará a Amazônia para a Praça Tiradentes
Gaby Amarantos apresentará o show #Purakêtour, um espetáculo efervescente que transporta o povo numa nave sonora, flutuando pelos rios numa jornada até o coração da floresta. É uma apoteose de cores e beats, e uma reflexão sobre uma Amazônia futurista. Com a nova turnê, a artista convida o público para viver um pouco da sensação de estar na Amazônia e conhecer a floresta a partir do ponto de vista de quem cresceu e vivencia ela – uma floresta tecnológica e eufórica, cheia de luz e alegria.
A proposta da artista com a #Purakêtour é fazer com que as pessoas se divirtam e, a partir da diversão e da contemplação de toda essa beleza, se envolvam mais com toda a natureza da Amazônia. Os looks para o show, cinco ao todo, contam com a assinatura do style Rodrigo Polack e idealização do estilista paraense Fabrício Neves. A paleta de cores para os looks foi criada tendo o pássaro guará como referência. Além das músicas do álbum homônimo, Gaby Amarantos também apresenta ao público releituras dos clássicos do Treme e outros hits atemporais da cena tropi-pop.
Lançado em setembro de 2021, Purakê é o aclamado sucessor do lendário Treme (2012). O álbum conta com parcerias poderosas como Elza Soares, Alcione, Liniker, Ney Matogrosso, Jaloo, Luedji Luna, Leona Vingativa, entre outras grandes estrelas. O álbum se destacou por apresentar um “novo som da Amazônia”, como composições da própria Gaby e direção musical assinado pelo paraense Jaloo.
O título Purakê é uma referência ao peixe elétrico pré-histórico da Amazônia, cuja voltagem chega a 860 volts, enfatizando a eletricidade natural que é uma característica de toda sua força e representatividade como mulher e cantora brasileira. Todo o processo de composição e produção musical aconteceu a bordo de um barco no Rio Tapajós, na Amazônia.
Saiba mais sobre Gaby Amarantos
Nascida no bairro de Jurunas, na periferia de Belém do Pará, Gaby Amarantos é uma das maiores cantoras do Brasil, com sua voz potente e exuberância única. Ela é uma artista inovadora na cena do novo pop-tropical, colaborando recentemente com uma lista que transborda as gerações, de Duda Beat a Elza Soares, de Jaloo a Ney Matogrosso.
Com 26 anos de carreira, ela é considerada “multiartista amazônica”, sendo uma das responsáveis pelo surgimento e difusão do tecnobrega, o ritmo do Pará, estourado pelo mundo. É uma importante representante da cultura amazônica, defendendo a região norte do Brasil, muitas vezes negligenciada. Em sua trajetória, Gaby coleciona hits como “Amor Pra Recordar”, “Xirley”, “Ex Mai Love”, “Cachaça de Jambu” e “Beba Doida”.
Além dos palcos, a paraense desenvolve trabalhos em outras frentes do entretenimento. Por quatro anos integrou a equipe de apresentadoras do Saia Justa, no GNT. Em 2021, Gaby entrou para o time de técnicos do The Voice Brasil na versão Kids do programa. Ano , ela é uma das técnicas da versão adulta ao lado de Iza, Lulu Santos e Michel Teló.
Recentemente, a cantora, compositora e atriz também integrou o elenco de Além da Ilusão, novela das 18h da TV Globo, com a personagem Emília, uma mulher sonhadora com o desejo de ser rica, famosa e brilhar como cantora de rádio. A artista também foi a responsável pela trilha sonora de abertura da trama com a música Tic Tac do Meu Coração, uma releitura de um clássico de Carmen Miranda.
Ela também já marcou presença em outras trilhas sonoras de produções globais. Ex Mai Love foi a abertura de Cheias de Charme, Brasil Ostentação integrou a tracklist de Geração Brasil, e Fogo esteve presente na trilha de A Lei do Amor. Nos cinemas, a artista protagonizou o filme Serial Kelly e participou das produções De Perto Ela Não é Normal e Crô.
Gaby é uma defensora dos movimentos negros, LGBTQI+ e dos direitos das mulheres. Outra luta abraçada pela artista é para que a cultura da região Norte do país tenha mais visibilidade e reconhecimento em todo o Brasil. E que mais artistas nortistas conquistem espaço nacional.
SERVIÇO
Festival Sesc Mulheres Plurais
Dia 25/3/2023 – A partir das 14h
Praça Tiradentes – Centro do Rio de Janeiro
Grátis
PROGRAMAÇÃO
– Campanha de enfrentamento da Violência contra Mulher
– Orientações e prevenções
– Espaço zen com massagem, aromaterapia, intervenções artísticas e literárias e slam
– Feira Criativa e Gastronômica
– Oficinas
– Programação Infantil
– Atrações culturais e artísticas ao longo do dia – Palco POP.
– Biblioteca Móvel
– Tenda de Serviços da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher
– Exposições temática
– Roda de Conversa Voz Múltiplas (15h)
Convidadas: Helena Teodoro, Lian Tai e Amara Moira
– Shows (18h):
Moça Prosa
Gaby Amarantos