Futuro Presente agita o mês de agosto  no Espaço Conceito Banco do Brasil

0
560

O projeto Futuro Presente, que vem trazendo palestras, shows e oficinas que apontam para o futuro e abordam empreendedorismo, conquistas, inovação e tecnologia, entra em agosto com uma nova programação. Ela vai até novembro e acontece no Espaço Conceito Banco do Brasil, um lugar diferenciado que combina atendimento bancário com ambientes de interação, informação e programação cultural. O mês é marcado pela relação entre empreendedorismo e sustentabilidade como tema recorrente e terá 2 palestras, 12 oficinas e 1 pocket show. O ciclo é patrocinado pelo Banco do Brasil. 

A programação começa no dia 3/08, com o estrategista, consultor e empreendedor Herman Bessler falando sobre “O Futuro do Trabalho”. Há mais de uma década no ecossistema de inovação e na nova economia no Brasil, Bessler empreendeu diversas iniciativas no setor, de espaços de coworking pioneiros à Malha.CC, incluindo as missões do Journey.cc e as empresas do grupo TEMPLO.CC (consultoria, educação corporativa e ventures). 

No dia 17/08, é a vez de Mario Haberfeld falar sobre “Empreendedorismo Ecológico”, compartilhando sua experiência de quem foi piloto de carros de corrida por quase 20 anos e depois de sua primeira visita à África, com apenas 11 anos de idade, passou a viajar para este continente anualmente em busca das melhores práticas de ecoturismo. Em 2011, se formou na Harvard Business School e fundou o Onçafari que visa conservar vários biomas brasileiros, valorizar suas espécies, criar empregos, valorizar terras preservadas e estimular o ecoturismo. 

A música fica por conta de Duda Brack, que chega no dia 26/08 com o repertório do álbum “Caco de Vidro”. A cantora, compositora e atriz é gaúcha, radicada no Rio de Janeiro há 11 anos, e vem sendo apontada como uma das grandes vozes femininas a emergir na cena musical contemporânea. 

No Lab Maker, os temas são a criação de conteúdos para redes sociais, focando em vídeos para Tik Tok com celular, a partir dos 7 anos, e vídeos profissionais para Instagram, a partir do 12 anos, com Isabô e Efe; fabricação sustentável de papel, para todas as idades, com  Flora Schneider; arte digital, com pintura de personagens, a partir de 7 anos, com Sofia Travassos; upcycling- estampagem manual com carimbos, para todas as idades, com Aline Besouro; robótica para crianças a partir de 5 anos, e internet das coisas – automatizando objetos interativos, partir de 12 anos, com Marcelo Balisteri; Toyart – aprendendo a fazer brinquedos com materiais reutilizados, para todas as idades, com Rey Silva; desenho e ilustração para crianças com Procreate, a partir de 7 anos, e conceituação e técnicas de ilustração digital em Procreate, a partir de 12 anos, com Paula Cruz; fotografia criativa com celular, a partir de 5 anos, e fotografia criativa de produtos com celular, da captura à edição, a partir de 12 anos, com Isabô e Efe.  

Com apresentação dos jornalistas Carol Anchieta e Guilherme Guedes, as palestras/bate-papos trazem convidados de renome que vão tratar de temas inspiradores e atuais, duas vezes por mês, sempre às quartas-feiras. O Lab Maker é um espaço de oficinas que visa estimular a formação e experimentação de tecnologias para desenvolver ideias e projetos. Voltadas para pessoas de todas as idades e que queiram desenvolver suas competências no mundo da tecnologia, as oficinas acontecem sempre aos feriados e finais de semana. Já os pocket shows privilegiam a nova cena musical carioca e acontecem mensalmente, às sextas. A programação segue até novembro deste ano e pode ser conferida mês a mês  aqui: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/sobre-nos/espaco-conceito-banco-do-brasil#/ 

A entrada para toda a programação do projeto é gratuita e é necessário garantir os ingressos no site da Eventim (https://www.eventim.com.br/search/?affiliate=BR1&searchterm=futuro+presente&tab=0) ou na bilheteria física do CCBB RJ, com uma hora de antecedência dos eventos.

 

Futuro Presente

Espaço Conceito Banco do Brasil – CCBB RJ

R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

 

Agosto/ 2022

03/08 – 18h

Palestra: “Futuro do Trabalho”, com Herman Bessler. Mediação: Carol Anchieta

 

06/08 – 10h

Oficina: Criação de conteúdos para redes sociais – vídeos  para Tik Tok com celular  (a partir de 7 anos), com Isabô e Efe

 

06/08 – 14h

Oficina: Criação de conteúdos para redes sociais – vídeos profissionais com celular para Instagram (a partir de 12 anos), com Isabô e Efe

 

07/08 – 10h e 14h

Oficina: Reciclagem –  fabricação sustentável de papel (todas as idades), com  Flora Schneider

 

13/08 – 10h e 14h

Oficina: Arte digital – pintura de personagens (a partir de 7 anos), com Sofia Travassos

 

14/08 – 10h e 14h

Oficina: Upcycling- estampagem manual com carimbos (todas as idades), com Aline Besouro

 

17/08 – 18h

Palestra: “Empreendedorismo Ecológico”, com Mário Haberfeld. Mediação: Gui Guedes

 

20/08 – 10h

Oficina: Programação na prática – robótica para crianças  (a partir de 5 anos), com Marcelo Balisteri

 

20/08 – 14h

Oficina: Programação na prática – internet das coisas – automatizando objetos interativos (a partir de 12 anos), com Marcelo Balisteri

 

21/08 – 10h e 14h

Oficina: Upcycling –  Toyart – aprenda a fazer brinquedos com materiais reutilizados (todas as idades), com Rey Silva

 

26/08 – 18h

Show: Duda Brack

 

27/08 – 10h

Oficina: Arte digital – desenho e ilustração para crianças com Procreate (a partir de 7 anos), com Paula Cruz

 

27/08 – 14h

Oficina: Arte digital – conceituação e técnicas de ilustração digital em Procreate (a partir de 12 anos), com Paula Cruz

 

28/08 – 10h

Oficina: Criação de conteúdos para redes sociais –  fotografia criativa com celular (a partir de 5 anos), com Isabô e Efe

 

28/08 – 14h

Oficina: Criação de conteúdos para redes sociais – fotografia criativa de produtos com celular, da captura à edição (a partir de 12 anos), com Isabô e Efe

 

 

SAIBA MAIS SOBRE OS PARTICIPANTES DO PROJETO

Aline Besouro é mestra em processos artísticos contemporâneos (PPGARTES/UERJ) e formada em história da arte (UERJ). Atua desde 2012 como artista-educadora, utilizando o silkscreen como meio de investigação artística e comunicação poética. 

Carol Anchieta é jornalista com passagem por veículos como TV Unisinos, Canal Futura, Rede Globo e RBS TV. Cria do cenário da cultura urbana, seu trabalho voltado para o jornalismo cultural prioriza a arte e todas as formas de expressão e pertencimento cultural. Feminista antirracista, integra o coletivo de estudos “Atinúké – Pensamento de Mulheres Negras” (RS). Atuou como assessora de diversidade da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, é mestra em design, e editora e curadora da Corpo Futuro, revista de arte com edição semestral focada em obras criadas para arte impressa. 

Duda Brack é cantora, compositora e atriz. Gaúcha, radicada no Rio de Janeiro há onze anos. Lançou seu primeiro disco solo, É, em 2015. Em 2017, a convite de Charles Gavin e da gravadora Deck, a artista entrou em estúdio novamente para gravar o álbum Primavera nos dentes, um tributo aos Secos & Molhados. O projeto foi muito bem recebido pelos integrantes da banda original. Em 2020, em meio ao contexto de isolamento social, Duda iniciou o projeto Voz & Solidão. O repertório é composto por músicas autorais e releituras de artistas como Alzira Espíndola, Itamar Assumpção, Nina Simone, Caetano Veloso, Beatles, Alabama Shakes, entre outros. Também em 2020, lançou dois singles acompanhados de videoclipes que fazem parte do projeto Uma saga de Duda Brack, web série musical que dramatiza canções do repertório do álbum Caco de vidro, lançado em novembro do mesmo ano. Atualmente, Duda segue na turnê de Caco de vidro no Rio de Janeiro e em São Paulo, com participação de Ney Matogrosso, e do show Voz & Solidão, além de atuar em seu primeiro papel em novela, no elenco de Além da ilusão, na Rede Globo.

Flora Schneider é uma artista intimamente ligada à natureza. A partir dessa ligação, desenvolve pesquisas que estão muito presentes em seus trabalhos, principalmente após ter morado na Chapada dos Veadeiros, em 2017. Seu trabalho a faz sentir viva: é sobre transbordar essa floresta interna que habita todos nós, através da arte.

Guilherme Guedes é jornalista, apresentador e pesquisador musical. Desde 2013 apresenta transmissões ao vivo de shows e festivais no Multishow e no Canal Bis, onde também produz roteiros de programas musicais e material de pesquisa e conteúdo jornalístico. Desde 2017 apresenta e roteiriza o Experimente, programa de entrevistas do Canal Bis com curadoria dedicada à nova geração da música brasileira. Em maio de 2020 lançou o podcast musical Queijo quente e, em fevereiro de 2021, lançou o Quarta às nove, programa semanal de entrevistas em seu perfil no Instagram. Já colaborou para veículos como UOL, Rolling Stone Brasil e Tenho Mais Discos Que Amigos.

Herman Bessler é estrategista, consultor e empreendedor em série. Há mais de uma década no ecossistema de inovação e na nova economia no Brasil, empreendeu diversas iniciativas no setor, de espaços de coworking pioneiros à Malha.cc, incluindo as missões do Journey.cc e as empresas do grupo Templo.cc (consultoria, educação corporativa e ventures).

Isabô e Efe produzem vídeos juntos desde 2013, sempre com foco na produção para internet. Em 2016 iniciaram, em seu canal no YouTube, um projeto de daily vlog, que consistia em filmar, editar e postar um vídeo por dia. O projeto durou dois anos, totalizando setecentos vídeos produzidos em setecentos dias. Paralelamente, fundaram o estúdio criativo APTO, onde trabalham ao lado de marcas e criadores de conteúdo desenvolvendo estratégias de conteúdo audiovisual para web. Alguns clientes que trabalharam com a dupla são O Boticário, Bodog, Samsung e Diageo, além de criadores como Diycore, Paulo Biacchi e Textos Cruéis Demais. 

Marcelo Balisteri é paulista, carioca naturalizado, entusiasta da tecnologia e vive no mundo dos computadores desde os catorze anos de idade. Pertence ao Departamento de Engenharia Elétrica na PUC Rio, no Centro de Estudos em Telecomunicações, como supervisor de redes. Também atua como pesquisador em tecnologias e internet das coisas. Participa de projetos de pesquisas e é integrante da equipe dos pilotos IoT financiados pelo BNDES. Tem vasta experiência com equipamentos de rede, dispositivos embarcados e circuitos e fabricação de projetos eletrônicos. 

Mario Haberfeld foi piloto de carros de corrida por quase vinte anos. Em sua carreira, conquistou vários campeonatos. Foi piloto de testes na Fórmula 1 e pilotou por grandes equipes da Fórmula Indy. Visitou a África pela primeira vez quando tinha apenas onze anos de idade e, desde então, viaja para esse continente anualmente, em busca das melhores práticas de ecoturismo. Grande amante da natureza, viajou pelos quatro cantos do mundo fotografando animais selvagens e conhecendo diversas iniciativas de conservação. Em 2011 formou-se na Harvard Business School e fundou o Onçafari, que visa conservar vários biomas brasileiros, valorizar suas espécies, criar empregos, valorizar terras preservadas e estimular o ecoturismo. 

Paula Cruz é designer e ilustradora. É graduada pela EBA/UFRJ e mestra em design pela PUC Rio, onde desenvolveu pesquisa sobre publicações híbridas e novas formas de leitura. Ela atravessou o Atlântico para estudar os mestres do design holandeses na Willem de Kooning Academie em Roterdã, Holanda. Atualmente mora no Rio de Janeiro e atua como professora de design + ilustração no Crehana e na Miami Ad School desde 2019. Já trabalhou para clientes como Google, Spotify, WhatsApp, Editora Intrínseca, TAG Livros, Adidas, Netflix e YouTube Brasil. Paralelamente ao trabalho e estudos, constrói projetos autorais que unem design, ilustração e pesquisa, tais como livros, cartazes e quadrinhos. 

Rey Silva é designer de produto e artista visual. Desde pequeno, desmonta brinquedos, “faz arte” e “inventa moda”. Encantou-se pelas artes nas aulas da escola e não parou de desenhar e fazer ao longo de sua vida acadêmica. Cursou desenho industrial com foco no desenho de produtos na Escola de Belas Artes da UFRJ. De família maker, sempre esteve cercado dos mais diversos materiais e processos de fabricação de objetos individuais, coletivos, utilitários e poéticos. 

Sofia Travassos fez parte da área de arte, desenvolvendo animações e artes conceituais e finais para jogos eletrônicos do iCAD Games/VisionLab. Hoje, atua como monitora no Laboratório de Artes em Ilustração e Animação – PUC Rio, sendo responsável pelo auxílio aos estudantes na área de ilustração e animação, além de participar das produções do Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A.).