Fórum Comercial do HotéisRIO traz pauta de eventos em prol do turismo para agenda do Rio

0
367

O Rio de Janeiro está se consolidando como sede de uma movimentada agenda de eventos, que dinamizam a economia da cidade. Nesta quarta-feira, dia 26, O HotéisRIO realizou a quarta reunião de seu Fórum Comercial em 2023, no Riale Brisa Barra Hotel, onde foram apresentados eventos do segundo semestre deste ano, como o US Kids Golf Championship e campeonatos de beach tennis, que estão voltando a ser realizados na cidade. 

Para o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, um calendário de eventos sólido é fundamental para a sustentabilidade do turismo em geral e para a atividade hoteleira em particular. “Movimentam, além da hotelaria, comércio, shoppings, bares e restaurantes e elevam a arrecadação de impostos, o que representa novos investimentos na cidade. Nossa cidade é muito bem preparada para receber eventos, com uma infraestrutura hoteleira moderna, associada à hospitalidade do carioca e aos atrativos do Rio, como uma rica cultura, saborosa gastronomia e uma natureza ímpar”. 

De acordo com o presidente do Fórum Comercial do HotéisRIO, José Domingo Bouzon, é possível observar uma quantidade bastante interessante de eventos, tanto em 2023 quanto no próximo ano. “A cidade vai tomando um corpo que não tinha há seis meses e isso é muito importante para o segmento turístico. É essencial que os gestores comerciais da hotelaria tomem conhecimento desses eventos de forma detalhada para traçar estratégias de vendas visando atender melhor os clientes. Nossa ideia é trazer uma nova atração do Rio a cada edição do fórum. Os departamentos comerciais são grandes embaixadores do turismo da cidade. Eles vendem o destino”, explicou. 

Os campeonatos de beach tennis são alguns dos eventos que trarão bom número de visitantes ao Rio. O CEO da VIP Esportes e Life Marketing e Eventos, Alexandre Folhas, apresentou os torneios que serão realizados na praia de Copacabana, em 2023, no Posto 2 – Pro Beach Tennis – BT 100, de 7 a 10 de setembro, RIO Pro Beach Tennis – BT 400, de 18 a 22 de outubro e a Copa do Mundo de Beach Tennis, de 4 a 10 de dezembro. “São campeonatos internacionais, que movimentam até 1,5 mil pessoas por edição. Em geral 80% dos participantes vêm de fora do Rio e precisam de hospedagem, alimentação e transporte, entre outros serviços”, afirmou Folhas. 

Outro evento importante é o “US Kids Golf Championship”, que reúne crianças e adolescentes praticantes do golfe e que será realizado em novembro no Campo Olímpico de Golfe, na Barra. Foi apresentado pelo vice-presidente do Campo Olímpico de Golfe, Ricardo Corrêa, e pelo embaixador do Campo Olímpico e coordenador da Escola de Golfe, que revelaram os números do torneio – 120 jogadores de 10 países. “Como precisam de acompanhantes, por conta da idade, os atletas geralmente vêm com as famílias, o que exige ainda mais unidades de hospedagem”, disse Corrêa. “O ‘Fórum Internacional Agro Sustentável em 2024’ é outro evento que vai movimentar a cidade e trará ao Rio profissionais e personalidades do setor de diversos países. Nossa expectativa com esse evento é receber 600 mil pessoas”. 

Mas as novidades não param aí: o Campo Olímpico de Golfe se transformará em um novo complexo de gastronomia, esporte e lazer na região, com restaurante internacional, Sunset Bar, espaço para eventos e trilhas ecológicas, além do campo de 18 buracos. “Queremos que o golfe deixe de ser visto como um esporte de elite. E que o campo se integre à comunidade, que pode aproveitar os 1,2 milhão de metros quadrados do local, com direito a avistar capivaras, jacarés e gaviões, além de apreciar manguezais e vegetação de restinga”. 

O fórum também contou com a apresentação do Programa Nômades Digitais, da Prefeitura do Rio, que teve suas atualizações reveladas pelo gerente de Projetos, Fomento e Inovação da Setur Rio, Sebastian Saavedra. “Esse é um segmento no qual devemos apostar. Hoje são 35 milhões no mundo todo, mas a expectativa é que cheguem a 1 bilhão de pessoas em 2035”. Ele ressaltou que no Rio já são 4 mil pessoas, em média, vivendo como nômades digitais. “É um público que precisa de serviços diferenciados, compatíveis com longas estadias, como lavanderia, courriers, coworking e serviços de visto. O Rio é uma cidade aberta, livre, que permite que se usufrua de experiências e, ao mesmo, tempo estar na ponta da tecnologia para se conectar ao mundo”. Saavedra comenta que esse volume ainda é pequeno, mas que o objetivo é atrair esse público de forma coordenada. “Afinal, eles são fortes usuários da rede hoteleira – 67% ficam em hotel ou hostel, 65% permanecem de 1 a 3 meses e 14%, de 3 a 6 meses. Por isso precisamos que as equipes dos hotéis – da recepção às camareiras, passando pelo departamento comercial – estejam treinados para recebê-los”. 

No final, a coordenadora de eventos do HotéisRIO, Julie Souza, abordou a feira da ABAV que acontecerá no Rio de Janeiro em setembro de 2023 e os eventos “O Rio é de vocês” e “O Rio continua lindo. E perto!, que acontecerão ao longo do ano, sendo a próxima edição na cidade de Belo Horizonte no dia 2 de agosto. As inscrições estão abertas para os hotéis que tiverem interesse em participar.