A feira de vinil Gira Música realiza sua primeira edição de 2024 em um local inédito: o salão de eventos da Catedral de São Sebastião, também conhecida como Catedral Metropolitana, no Centro, no próximo domingo, dia 21/01, com dezenas de expositores de discos do Rio e de outras partes do Brasil, com muitas raridades e espaço para saldos e descontos.
Além da feira, a Gira – que é ponto de encontro dos amantes da música – promove outras atividades para entreter o público. São elas:
– Lançamento e venda do disco “Amanhã”, de Sá, Rodrix e Guarabyra: primeiro álbum de inéditas do trio desde “Terra” (1973) e último registro de estúdio de Zé Rodrix, que morreu em maio de 2009, menos de um mês depois do término da produção. Este primeiro disco do selo XSound UP Oha! traz as últimas composições de Zé Rodrix gravadas em 2008 e foi lançado em CD pouco antes do seu falecimento. Uma homenagem aos 15 anos da sua ausência.
– Tarde de autógrafos do livro “A todo vapor – O Tropicalismo segundo Gal Costa”: Após um ano da morte de Gal Costa, a pesquisadora carioca Taissa Maia celebra a memória e o legado da cantora baiana em seu primeiro livro, lançado pela editora Garota FM Books. Em direção oposta à do trabalho acadêmico, que debate a atuação de diferentes vozes femininas na construção do movimento tropicalista, “A todo vapor – O tropicalismo segundo Gal Costa” analisa exclusivamente a trajetória da intérprete e a posiciona como uma expoente da Tropicália, como aquela que deu continuidade ao movimento quando Caetano Veloso e Gilberto Gil se exilaram, em 1969.
– DJs: a música será celebrada com a apresentação de diversos DJs como By Café, André Britto, Flávio Barros & Costenplatte (back to back), andreriot, Meu Caro Vinho (SP), Marcelo Mistake e Rui Taveira. Cada DJ tem um estilo diferente tornando cada discotecagem uma verdadeira “aula” musical enquanto o público escolhe os discos.
– Exposição: as irmãs Marcelle e Michelle Ribeiro, do Studio Duas, apresentam a exposição “Capas Reimaginadas”, que consiste na reinterpretação de capas de discos clássicos que as impactaram tanto visualmente quanto musicalmente. As peças da exposição estarão à venda durante o evento.
“Estamos muito animados em fazer essa edição da Gira Música em um local inédito, no Centro, contribuindo para a sua revitalização. A Catedral Metropolitana é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio, tem estacionamento no local, salão climatizado, área externa para gastronomia e fica a 5 minutos do Metrô da Carioca. Como a gente sempre valorizou o trabalho beneficente, dessa vez receberemos doações de alimentos não-perecíveis e roupas para os serviços de caridade da própria Catedral”, diz André Costenplatte, DJ e produtor do evento.
Serviço:
Gira Música #9
Domingo, 21 de janeiro
De 12h às 20h
Catedral Metropolitana – Salão de eventos
Av. República do Chile, 245 – Centro – Rio de Janeiro
Entrada gratuita mediante doação de 1kg de alimento ou roupas
Informações:
https://www.instagram.com/girabrazil/
https://www.youtube.com/@girabrazil
girabrazil@gmail.com