Ícone do site Caminhos do Rio

Exposição “Por favor leiam para que eu descanse em paz” realiza conversas sobre o silenciamento feminino no sábado

No último final de semana da exposição “Por favor leiam para que eu descanse em paz”, que estreou no SESC Copacabana em setembro e se encerra em 24 de novembro, domingo, as artistas Anna Costa e Silva e Nanda Félix, que criaram e dirigiram a instalação, receberão 15 mulheres que participaram do projeto para uma conversa no sábado, dia 23/11, às 15h, sobre experiências de silenciamento feminino a partir de rótulos e diagnósticos psiquiátricos. 

Reunidas através de uma chamada aberta “Você já foi chamada de louca?”, espalhada nas ruas do Rio de Janeiro e em redes sociais, as mulheres participantes foram filmadas lendo o laudo e as cartas de MC e contando suas histórias a partir da dela que estão na exposição em forma de vídeo e algumas fotos. Nesse encontro, as mulheres estarão novamente juntas pela primeira vez desde as filmagens e dividirão com o público as suas experiências e pensamentos sobre como o rótulo de louca é usado para manipular e oprimir mulheres e como a arte pode servir como elemento de transformação. 

MC, avó de Nanda, foi internada com depressão pós parto na década de 1950 e, na ocasião da sua morte, em 2018, deixou um envelope com seu laudo psicológico e uma anotação na capa “Por favor leiam para que eu descanse em paz”, que inspirou e dá título à exposição. O laudo é o ponto de partida para um longo processo de pesquisa e escuta entre mulheres, que resulta na instalação.

 

Serviço

Exposição: “Por Favor Leiam Para Que eu Descanse em Paz”

Local: Galeria do Sesc Copacabana – 1° andar (Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana/RJ – 

Telefone: (21) 2548-1088

Site: https://www.sescrio.org.br

Período da exposição: 21 de setembro a 24 de novembro

Funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 19h

Conversa: 23 de novembro, sábado, às 15h

Entrada: gratuita

Classificação: livre

Instagram: @sesccopacabana

Sair da versão mobile