Idealizada pelo Sesc RJ, a exposição Notícias do Brasil estreará repaginada em nova temporada no dia 31 de julho, desta vez no Centro Cultural PGE-RJ, antigo Convento do Carmo, no centro do Rio de Janeiro. Com mais de 70 obras, a mostra, agora, contará com a participação dos artistas PV Dias, Sabrina Savani e Silvana Mendes que imprimem um olhar contemporâneo à exposição que já exibia gravuras de Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues. A realização dá continuidade à parceria de cooperação mútua estabelecida entre o Sesc RJ e a PGE-RJ para o desenvolvimento de atividades culturais e educacionais acessíveis ao público de forma gratuita.
Notícias do Brasil apresenta um Brasil popular, por meio de imagens que registram o dia a dia de seus habitantes em cenas corriqueiras das ruas, praças, festejos religiosos e celebrações informais contribuindo para uma construção imagética de um país que reflete sobre as suas origens e pluralidade étnica e cultural.
No conjunto das obras, afirma o curador Marcelo Campos, é possível perceber um Brasil de forte tradição popular, nas festas, nas relações interétnicas, nas vendedoras de tabuleiro, nas janelas e sacadas dos sobrados coloniais. “O principal ganho da exposição nesta repaginação é o encontro de grandes artistas que falam de suas cidades, a partir do que o povo fala no cotidiano”, explica.
De chegada à mostra, PV Dias, Sabrina Savani e Silvana Mendes imprimem o olhar sob a perspectiva decolonial. São artistas oriundos de diferentes regiões do Brasil: Belém do Pará, São Paulo e São Luís do Maranhão. A repaginação da mostra reflete o movimento contemporâneo nas artes de revisitar a história dita “oficial” através de perspectivas inclusivas e de reparação histórica. Assim, a exposição se propõe a apresentar as cores de um Brasil popular noticiando-o sem relegar qualquer tipo de participação em sua construção.
SERVIÇO
Exposição Notícias do Brasil
Centro Cultural PGE-RJ (antigo Convento do Carmo)
Rua Primeiro de Março, S/Nº, Praça XV, Centro, RJ
Visitação: 31/7 a 01/11 de terça a sábado, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Classificação livre
Curadoria Geral: Marcelo Campos
Cocuradoria: Pollyana Quintella