Exposição “Maré de sonhos intranquilos” de Fava da Silva promove roda de conversa com o público – Duque de CaxiasA galeria do Sesc Duque de Caxias recebe nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, uma roda de conversa sobre a exposição “Maré de Sonhos Intranquilos”, contemplada no Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023/2024. A exposição é a primeira individual da artista Fava da Silva no Rio de Janeiro e reúne cerca de 16 pinturas produzidas entre os anos de 2021 e 2024. Na ocasião, a curadora Emmanuele Russel, a coordenadora de produção Sabrina Veloso e a artista Fava da Silva estarão esperando o público para uma conversa de galeria.
A exposição apresenta narrativas através da realidade vivenciada pela artista em seu dia a dia, perpassando por temáticas que refletem sobre a morte, o luto, a violência que atinge os territórios favelados e o cotidiano. “Eu faço uma pintura baseada no que vivo, no entanto a fabulação recorre ao onírico, faço uso da linguagem do sonho para representar esses cenários”, avalia Fava.
O público vai poder participar da atividade gratuitamente além de encontrar uma série de obras que se apresentam em diferentes suportes, e que foram produzidas a partir das experiências da artista, que cresceu no Complexo da Maré, na zona norte da capital fluminense. As telas possuem destacada assinatura cromática e uma potência visual impactante.
SOBRE A ARTISTA
Fava da Silva é carioca da Favela da Maré, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Em seu trabalho explora questões relacionadas ao contexto social e político brasileiro, a partir da sua vivência na Favela e da sua trajetória enquanto mulher e artista. Atualmente é mestranda no PPGArtes UERJ. Estudou Artes no Parque Lage (RJ), frequentou o ateliê de pintura da artista Leonora Weissmann, além do bacharelado e mestrado na área de cinema. Em 2023 foi bolsista da Residência Artística Oriente e em 2022 foi bolsista do curso Formação e Deformação no Parque Lage. Participou de exposições no Parque Lage (RJ), no Ateliê Oriente (RJ), na Galeria A Gentil Carioca (RJ), Galeria Ibeu (RJ), Galeria Camarones e Lanzallamas (Buenos Aires), na Galeria NYC (NY), na Casa Azeitona (BH), no Centro Cultural dos Correios (Juiz de Fora e Niterói), Greenpoint Gallery (NY), entre outros. Em 2018 foi contemplada no edital municipal de incentivo à cultura de Belo Horizonte com um prêmio para realização de residências artísticas em Lisboa (Associação Cultural Zaratan) e Buenos Aires (R.A.R.O).
SERVIÇO:
Chamada para roda de conversa na exposição Maré de Sonhos Intranquilos
Quinta, 29 de agosto às 15h, a curadora Emmanuele Russel, a coordenadora de produção Sabrina Veloso e a artista Fava da Silva estarão esperando vocês no SESC Duque de Caxias.
Roda de conversa: 29/08 às 15h
SESC Duque de Caxias
Rua General Argolo, 47 – Centro, Duque de Caxias/RJ
Entrada: gratuita