Conhecer práticas educacionais e de gestão pública que tornaram Sobral (CE) referência nacional. Foi com esse objetivo que o Presidente da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), José Rogério Moura de Almeida Neto, visitou o município cearense na última semana. A visita intensa de três dias ocorreu em companhia do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Valença (Aciva), Leandro Raider. Eles estiveram em escolas e centros de formação, reuniram-se com gestores de Sobral e participaram de palestras sobre políticas públicas implementadas. “Queríamos entender melhor as estratégias implementadas que resultaram em uma significativa melhoria dos índices educacionais e de desenvolvimento socioeconômico da região”, explica José Rogério.
A aproximação com Sobral já vem ocorrendo há algum tempo. Tanto que, em fevereiro, a FAA lançou o Projeto IDealize visando à capacitação gratuita de gestores, técnicos das secretarias e pedagogos que atuam na educação básica de Valença, Rio das Flores, Rio Preto e Santa Rita do Jacutinga. E a presença dos dois gestores no Ceará foi mais um passo para melhoria da educação regional. “A visita foi extremamente enriquecedora. Sobral se destaca pela excelência em gestão educacional, infraestrutura de ensino e programas de formação de professores. Apresenta modelo de educação que é muito inspirador e pode ser adaptado para a realidade de Valença. Trazemos na bagagem diversas ideias e práticas que podem ser implementadas em nossa cidade para melhorar a qualidade da educação e serviços públicos oferecidos à população”, afirma José Rogério.
Agradecendo a hospitalidade, recepção e generosidade dos gestores de Sobral, especialmente do Secretário de Educação Herbert Lima, José Rogério antecipa que, em agosto, um time de colaboradores da FAA será enviado a Sobral para imersão de quatro dias. Em setembro, finalizando a pós-graduação vinculada ao Projeto IDealize ministrada pelo Centro Universitário de Valença – UniFAA, a fundação enviará 40 pós-graduandos, que são profissionais da educação pública da região, para imersão em Sobral. “Acredito que a cooperação entre cidades é essencial para o desenvolvimento educacional e social, e Sobral se mostrou um grande exemplo disso. Estamos motivados a aplicar em Valença as lições aprendidas e buscar parcerias que possam nos auxiliar nesse processo de transformação”, finaliza José Rogério.
Sobre Sobral
Há mais de 20 anos, Sobral tem concentrado esforços para a melhoria da educação pública. Uma prova disso é o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), lançado pelo governo federal em 2005. Neste ano, 1365 municípios pontuaram melhor que Sobral. Doze anos depois, em 2017, após novo levantamento, Sobral passou a ocupar o primeiro lugar em todo o país no ensino fundamental. O resultado é fruto de um trabalho contínuo iniciado em 1997, quando tiveram início reformas para melhorar o sistema educacional. Três anos depois, em 2000, um estudo identificou que 48% das crianças na segunda série não sabiam ler.
No ano seguinte, pesquisa com alunos da segunda, terceira e quarta séries também mostrou baixa performance. A partir daí, ocorreu o compartilhamento dessas informações com a comunidade e foi estabelecida meta de 100% de alfabetização ao final do segundo ano com o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Para isso, apostou-se em metodologias inovadoras e materiais didáticos de qualidade. Outros pontos que asseguraram o sucesso: compromisso político e gestão eficiente; capacitação dos professores; avaliação e monitoramento; envolvimento da comunidade; e infraestrutura e recursos.