Evento cultural gratuito no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos incentiva o desenvolvimento artístico – Rio Claro

0
18

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos promove neste sábado, dia 26 de outubro, o evento cultural ‘Festinfantil’ a fim de incentivar o desenvolvimento artístico e a ludicidade de jovens e crianças. Das 10h às 15h, serão oferecidas oficinas gratuitas de cadernos artesanais e estêncil. Os participantes aprenderão a criar cadernos artesanais utilizando materiais de baixo custo. Serão ensinadas técnicas de costura manual em cadernos, permitindo que o visitante esteja apto a criar novas peças para venda. Os interessados também vão aprender técnicas básicas para criação do estêncil (pintura com molde vazado) que possibilita estampar em diversos materiais.

Durante o evento, haverá apresentação de ‘Teatro lambe-lambe’ com a atriz e arte-educadora Thays Santos, e vivência de teatro com o Coletivo Sala Preta, de Barra Mansa, grupo de pesquisa e de troca de conhecimentos artísticos.

E mais: o visitante poderá apreciar as exposições Cenas da Memória II, da artista-residente Mariane Alves, no Corredor Galeria; e Memória das Águas, trabalho do coordenador pedagógico, Rodrigo Pajeú, no Centro de Memória. Haverá ainda visita guiada ‘Pelas ruas de São João Marcos’, com mediação de Wagner Zacharias e o personagem João Machado Pereira, interpretado pelo ator Ivan Portugal, além de troca-troca da moeda social do Parque, o Marco Real. O visitante que levar 15 (quantidade mínima) ou 30 garrafas PET de qualquer tamanho receberá em troca 5 Marcos Reais ou 10 Marcos Reais, respectivamente, para gastar no Quiosque São João Marcos.


Sobre o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Inaugurado em 2011, o Parque é um espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro (RJ) mantido com o patrocínio da empresa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Instituto Cultural Cidade Viva é o parceiro na gestão-executiva do projeto.