Eternizando o Cinquentenário da Ponte Rio-Niterói

0
15

Para celebrar os 50 anos de um dos maiores ícones da engenharia brasileira, o livro “Ponte Rio-Niterói 50 anos conectando histórias” (DB Editora, 192 páginas) convida o leitor a uma jornada visual e narrativa por esse patrimônio nacional. Repleto de belíssimas fotografias e múltiplas histórias, a obra será distribuída gratuitamente para bibliotecas através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio de Janeiro e para bibliotecas e escolas da rede pública da cidade da cidade de Niterói, com apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Niterói. Garantindo amplo acesso o livro também está disponível para download gratuito no site: www.ponte50anos.com.br

Produzido pela Pas de Deux Projetos e publicado pela DB Editora por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e patrocínio da Ecoponte, o livro presta uma homenagem à Ponte Rio-Niterói neste ano de seu cinquentenário, marco da engenharia nacional e um dos cartões-postais mais icônicos do Brasil. O prefácio, assinado por Julio Amorim, Superintendente da Ecoponte, destaca a relevância histórica e os métodos construtivos que continuam a despertar curiosidade e admiração até os dias de hoje.

 

Uma obra para os olhos e para a memória

Com acabamento de luxo, capa dura e formato generoso, o livro é mais que um registro histórico; é um convite à apreciação. Dividida em oito capítulos, a obra apresenta uma linha do tempo que percorre os 50 anos da Ponte, desde o sonho de conectar Rio e Niterói até os dias atuais. As páginas ganham vida com imagens impactantes de renomados fotógrafos como André Cyriaco, Antonio Schumacher, Leandro Souza e Luiz Otávio Jr., que capturam a grandiosidade e os bastidores da construção.

 

Distribuição e acesso gratuito

Para eternizar ainda mais essa celebração, o livro será disponibilizado gratuitamente para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio de Janeiro, que coordena o trabalho de bibliotecas distribuídas entre os 92 municípios do Estado. Também em parceria estabelecida com a Prefeitura e a Secretaria de Direitos Humanos da cidade de Niterói, o livro será distribuído para 09 bibliotecas (públicas e comunitárias) e 93 escolas da rede Municipal e Estadual da cidade. Para o público em geral, o conteúdo pode ser acessado digitalmente no site: www.ponte50anos.com.br.

 

Exposições que conectam histórias

Além do livro, o projeto engloba duas exposições que ampliam a celebração do cinquentenário da Ponte:

1.    Coleção Virtual 50 anos da Ponte Rio-Niterói
Disponível no Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org/colecao/50anosdaponte), esta exposição online reúne depoimentos exclusivos, conteúdos audiovisuais e um olhar socioeconômico e cultural sobre o impacto da Ponte na sociedade.

2.    Exposição física “Ponte Rio-Niterói: histórias dentro da história”
No dia 23 de novembro, o Espaço Cultural Correios de Niterói recebeu o evento de abertura, que contou com a presença dos entrevistados cujas histórias de vida se conectam à Ponte Rio-Niterói, além de colaboradores, executivos dos Correios e da Ecoponte, e outros convidados especiais. As fotos do evento estão disponíveis no link: https://drive.google.com/drive/folders/1JU16s-SE5DZ5VyikEx9d-yt8cL3ipQd7?usp=sharing


Aberta ao público no Espaço Cultural dos Correios Niterói até 11 de janeiro de 2025, a mostra proporciona uma experiência imersiva e interativa. Com vídeos, fotografias, uma linha do tempo detalhada e depoimentos históricos, a exposição mergulha nos bastidores da construção e no impacto da Ponte ao longo das décadas. Entre os destaques estão óculos de realidade virtual, que permitem sobrevoar a Ponte e explorar sua estrutura internamente, e um quiz interativo para testar os conhecimentos do público. A entrada é gratuita.

Com iniciativas como essas, o cinquentenário da Ponte Rio-Niterói se consolida como uma celebração histórica e cultural, conectando não apenas cidades, mas gerações e histórias.


Sobre a Idealização:

Pas de Deux Projetos

Consultoria e gestão de projetos em cultura e educação, a Pas de Deux é especializada em curadoria e na utilização de leis de incentivo, conectando ideias, marcas e pessoas para gerar impacto social e cultural.

Patrocínio

O projeto é patrocinado pela Ecoponte, concessionária responsável pela administração da Ponte Rio-Niterói desde 2015, pertencente ao Grupo EcoRodovias, uma das maiores empresas de infraestrutura do Brasil.

 

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa (museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos.

 


Serviço:

“Ponte Rio-Niterói: histórias dentro da história” – Exposição que comemora os 50 anos da Ponte Rio-Niterói
Visitação: de 16 de novembro de 2024 a 11 de janeiro de 2025
Espaço Cultural dos Correios de Niterói
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Niterói
Telefone: +55 21 2503.8550
Visitas guiadas com intérprete de LIBRAS mediante agendamento prévio.
Dias e horários:  Segunda a sexta, 11h às 18h e sábados, 13h às 18h
Classificação etária: Livre. Grátis.

Ficha técnica:
Produção: Pas de Deux Projetos
Pesquisa: N30Pesquisas e Letícia W. Magalhães
Consultoria: Carlos Henrique Siqueira / RIOCON Consultoria e Engenharia
Coordenação Técnica / Coleta de Depoimentos: Museu da Pessoa
Entrevistadores: Paula Ribeiro, Nataniel Torres e Lucas Torigoe
Edição de vídeo e legendagem: Alisson da Paz
Gravação e Retratos: Rafael Bacelar e Lucas Barreto
Expografia: Experimental Design
Comunicação Visual: Lado9 Publicidade
Edição de conteúdo: Gisele Pennella
Edição de texto: Letícia W. Magalhães
Edição do livro: DB Editora
Produção Executiva: Gisele Pennella e Saturno Douglas
Assistente de Produção: Camila Rodrigues dos Santos
Coordenação de Comunicação: Claudete Cardenette Jensen
Realização: Pas de Deux Projetos
Patrocínio: Ecoponte