Espetáculo “Detentos” estréia no Cine Teatro Jóia, em Copacabana

0
137

Depois do polêmico “PASOLINI NO DESERTO DA ALMA”, o diretor Francis Mayer apresenta seu novo espetáculo.  Trata-se de “DETENTOS”, que estreia dia 2 de agosto, sexta-feira, às 19 horas, no Cine Teatro Jóia, em Copacabana.

A história se passa numa cela, onde cinco presos confinados disputam o poder e articulam uma fuga durante uma rebelião anunciada. Em cativeiro, os homens criam novas regras de comportamento com o objetivo de preservar a integridade de cada um.

O texto faz um recorte sobre a trajetória do grupo, evidenciando a personalidade e os anseios de cada um. Atrás das grades, a violência parece ser o único passatempo. Porém, tudo muda quando um jovem de classe média, preso por homicídio, numa briga na noite, é jogado no mesmo espaço, transformando o ambiente. O texto mostra, num ritmo ágil, personagens vagando em solidão social, e estabelece uma comunicação eficaz com a plateia, uma vez que a força expressiva da peça reside justamente na trajetória cruel de cada um.

Embora fale de um assunto polêmico e sério, o texto captura momentos divertidos ao mostrar que a perda da liberdade e a restrição a um espaço físico limitado não conduzem somente à barbárie.

Em DETENTOS, os personagens sofrem ou fazem sofrer, vivem, exploram ou são explorados, alimentam expectativas ou esperanças pelo futuro, têm a consciência ou, às vezes, agem sem pensar. Eles estão condenados à marginalidade. O caminho de volta já não é mais uma escolha possível.

A montagem da peça não dificulta o seu entendimento. O enfoque principal está na linguagem realista, que não abranda situações. A agressividade dos personagens mostrada claramente resulta num ritmo ágil e estabelece uma comunicação eficaz com a plateia, uma vez que a força expressiva da peça reside justamente na trajetória cruel e individual de cada um.
A variedade surpreendente dos perfis individuais dos personagens de DETENTOS consegue dar base e agilidade à obra.


Justificativa

A montagem propõe uma abordagem sensível ao tema da violência urbana e uma reflexão sobre a realidade do sistema carcerário, bem como as dificuldades de inclusão social e a reabilitação dos confinados. E discute a relação de opressão dentro dos presídios, estabelecendo uma visão crítica para a questão social sobre a polêmica falência do sistema carcerário.


Serviço:

“DETENTOS”
Texto e Direção de Francis Mayer
Elenco: Maurício Silveira, Léo San, Diego Rosa, Fernando Peres, Ney Feijó e Samuel Godois.
Cenografia, Figurinos e Trilha Sonora de Francis Mayer
Iluminação de Riko Coutinho
Todas as sextas-feiras de agosto (02, 09, 16, 23 e 30), às 19 horas.
Classificação: 18 anos
Duração: 70 minutos
Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia)
Cine Teatro Jóia – Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 680 – Copacabana – Rio de Janeiro