Ícone do site Caminhos do Rio

Diversão, saúde e esporte no Natal antecipado promovido pela FAA no bairro Cambota em Valença

O Natal vai chegar mais cedo ao bairro Cambota, em Valença, por meio de uma iniciativa promovida pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), que mantém uma relação especial com aquela região. Lá funciona a Unidade Escola de Saúde da Família do Cambota, mantida pela FAA, cujos serviços são gerenciados pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Atenção Básica à Saúde (CEPAPS). Assim, no próximo sábado, 9, das 8h às 13h, em parceria com o Diretório Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário de Valença – UNIFAA, será realizado um evento especial de antecipação do Natal para as crianças na quadra do bairro, momento em que ocorrerá também o lançamento do Projeto Educando Pelo Esporte. A ação terá uma programação diversificada e de grande importância para a comunidade local.

“Com grande alegria, a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), junto ao Diretório Acadêmico de Medicina do UNIFAA, traz o Natal antecipado para este bairro querido. Hoje, nossa missão é cuidar e celebrar junto com vocês, oferecendo saúde, diversão e o lançamento do Projeto Educando Pelo Esporte para incentivar hábitos saudáveis nas nossas crianças. A FAA está aqui para transformar vidas, e esperamos que esse dia traga ainda mais união, alegria e esperança a cada família”, comenta o Presidente da FAA, José Rogério Moura de Almeida Neto.

“Este evento vai muito além de uma celebração natalina. A FAA, em conjunto com o Diretório Acadêmico de Medicina, busca proporcionar um dia de cuidados e entretenimento para as famílias da região, oferecendo serviços de saúde e momentos de lazer. A Unidade Escola de Saúde da Família do Cambota estará aberta, com serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, acolhimento à saúde e suplementação de vitamina A. Esses atendimentos são fundamentais para promover o bem-estar e a prevenção de doenças na comunidade”, explica Ana Beatriz dos Reis Rodrigues, Diretora do CEPABS.

O Esporte Como Ferramenta de Educação

Ainda segundo Ana Beatriz, a grande novidade de 2024 será a inauguração do Projeto Educando Pelo Esporte, uma iniciativa social que atenderá crianças de 5 a 13 anos com atividades físicas, adaptadas a cada faixa etária. O projeto, que será realizado de forma gratuita na quadra do Cambota, terá a supervisão de educador físico da FAA e o objetivo de promover a saúde e o desenvolvimento físico das crianças, incentivando a prática de esportes e hábitos saudáveis desde a infância. Para participar, os responsáveis devem procurar a Unidade Escola de Saúde da Família do Cambota para realizar as inscrições das crianças no projeto.

Além dos serviços de saúde e do esporte, o evento contará com uma manhã de diversão, com brinquedos, pipoca, algodão doce e picolé para garantir o sorriso das crianças da comunidade. O Diretório Acadêmico de Medicina também arrecadou doações de mantimentos e brinquedos para as famílias atendidas pela Unidade, tornando o evento ainda mais especial para aqueles que mais precisam. Não perca essa oportunidade de vivenciar um dia de cuidado, alegria e solidariedade.

Sair da versão mobile