A música de concerto vai cair no samba em um dos principais berços do ritmo: a capital carioca. A Praça Mauá, na região central da cidade, importante pólo turístico e cultural do Rio de Janeiro, será o palco para o reencontro entre Diogo Nogueira e a Orquestra Ouro Preto no “Concerto Popular Brasileiro”, dia 14 de setembro, às 18 horas, com entrada gratuita. A apresentação conta com patrocínio da SulAmérica, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“Concerto Popular Brasileiro” mostra toda a riqueza do repertório de Diogo Nogueira e outros bambas que marcaram a história do samba e da MPB, em versões orquestradas com a assinatura da excelência e versatilidade da Orquestra Ouro Preto. Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o conjunto mineiro e o sambista carioca apresentarão um repertório em homenagem especial a grandes nomes da música popular brasileira, como Adoniran Barbosa, Dona Ivone Lara, Cartola, Cazuza, Gonzaguinha, Ivan Lins, dentre outros.
Segundo Toffolo, a apresentação ao lado de Diogo Nogueira é uma combinação perfeita do suingue do samba com o clássico da música de concerto. “É uma grande honra para a Orquestra Ouro Preto, que já vem trabalhando com o Diogo há algum tempo, ter um sambista de tamanha qualidade conosco, para fazermos um repertório muito diversificado, com compositores do passado e do presente, tendo a voz de Diogo Nogueira e a moldura da Orquestra Ouro Preto. Estamos muito felizes com essa linda experiência regada a muito samba e muita música brasileira, em um dos endereços mais importantes da história do Rio de Janeiro e do nosso país”, comemora o maestro.
O sambista reforça as palavras do regente e completa: “Vai ser ainda mais especial fazer este espetáculo em plena Praça Mauá, ao lado da Orquestra Ouro Preto. São músicos incríveis, muito talentosos. Mais uma vez vamos estar juntos em “minha casa”, na Cidade Maravilhosa. Estou ansioso para nos encontrarmos no palco e revisitarmos o melhor do cancioneiro popular brasileiro, sucessos dos grandes mestres da música nacional. Será inesquecível”, garante.
A parceria entre Diogo e a Orquestra começou em 2021, quando, durante a pandemia, gravaram um encontro inédito pelo projeto “SulAmérica Sessions”, exibido pela internet e canais fechados, levando alegria e acalanto para milhares de pessoas em isolamento social. A parceria rendeu frutos e, com a presença do público, foi recebida com entusiasmo pelo público carioca, que lotou a Praia de Copacabana em 2023, e também pelos paulistanos que conferiram a apresentação no Parque Villa-Lobos.
O reencontro de “Concerto Popular Brasileiro” com o Rio de Janeiro tem o patrocínio da SulAmérica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o objetivo de levar música e saúde integral ao maior número de pessoas, unindo públicos de todas as idades, ao promover um passeio por diferentes gêneros musicais.
SOBRE A ORQUESTRA OURO PRETO
Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto tem como diretor artístico e regente titular o Maestro Rodrigo Toffolo. Premiado nacionalmente, o grupo vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo. Seu trabalho ousado e plural é reconhecido com importantes premiações nacionais e aplausos efusivos do público nas salas e casas de espetáculo por onde passa.
Criada em 2000, a Orquestra Ouro Preto tem atuação marcada pelo experimentalismo e ineditismo, sob os signos da excelência e da versatilidade. Possui diversos trabalhos registrados em CD e DVD: Latinidade (2007), Oito Estações: Vivaldi e Piazzolla (2013), Valencianas: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto (2014), Antonio Vivaldi: Concerto para Cordas (2015), Orquestra Ouro Preto: The Beatles (2015), Latinidade: Música para as Américas (2016), Música para Cinema (2017), O Pequeno Príncipe (2018), Suíte Masai (2019), Quem Perguntou por Mim: Fernando Brant e Milton Nascimento (2019), Gênesis: João Bosco e Orquestra Ouro Preto (2022), Valencianas II: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto (2022), Orquestra Ouro Preto: Haydn & Mozart (2023), Orquestra Ouro Preto: A-Ha (2023), Orquestra Ouro Preto: Vander Lee – No Balanço do Balaio (2024) e Rotorquestra de Liquidificafu: Pato Fu e Orquestra Ouro Preto (2024).
SERVIÇO:
Diogo Nogueira e Orquestra Ouro Preto: Concerto Popular Brasileiro
Data: 14 de setembro, sábado
Horário: 18 horas
Local: Praça Mauá (Centro – Rio de Janeiro)
Ingressos: Entrada gratuita
Mais informações: Site Orquestra Ouro Preto – https://www.orquestraouropreto.com.br/