A percussão popular e sinfônica têm um encontro marcado com o público carioca. A Orquestra Petrobras Sinfônica e sua Academia Juvenil promovem o evento Diálogos Percussivos nos dias 23/08 (sexta-feira), a partir das 13h, e 24/08 (sábado), a partir das 10h, na Fundição Progresso, no centro do Rio de Janeiro. A programação conta com convidados ilustres que vão abordar temas relevantes para a música de forma gratuita.
Com o objetivo de explorar a diversidade da percussão, o encontro conta com masterclasses, palestras e apresentações musicais que podem ser assistidas mediante a inscrição no link petrobrasinfonica.com.br/academia. A Petrobras Sinfônica tem como missão democratizar o acesso à música de concerto e dá passos importantes nessa direção com sua Academia Juvenil. O projeto educativo é fundamental na formação de jovens profissionais da área e prepara-os para os Testes de Habilidades Específicas, os THEs, das universidades. Atualmente, o índice de aprovação dos academicistas é de 99%, número que orgulha todo o corpo docente.
“Esse encontro tem o objetivo de celebrar este instrumento tanto do ponto de vista sinfônico quanto do ponto de vista popular brasileira. Ele se constituiu com atividades diferentes com oficinas, masterclasses, palestras e apresentações. Vão ser atividades muito ricas para aprendizagem e para a performance de um componente tão importante da música. Estamos muito felizes com essa iniciativa”, conta Monique Andries, coordenadora pedagógica da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica.
A agenda conta com músicos renomados, como Aquim Sacramento, Pedro Amparo, Janaína Sá, Jean Carlos, Mangueirinha, Paulinho Bicolor, Pedro Moita, Pedro Sá e Rodrigo Foti. A coordenação do percussionista Lino Hoffmann e do Programa Educativo da nossa orquestra, na Fundição Progresso, sede da Petrobras Sinfônica.
Serviço
Diálogos Percussivos – Orquestra Petrobras Sinfônica
23 de agosto (sexta-feira): das 13h às 19h
24 de agosto (sábado): das 10h às 19h
Inscrições em bit.ly/dialogospercussivos
Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Programação completa
23 de agosto – sexta
13h – A hierarquia das claves do samba com Pedro Amparo
14h45 – O uso dos diferentes tipos de baquetas de tímpanos no repertório sinfônico com Rodrigo Foti
16h – Tímpanos: Afinação e Articulação com Pedro Sá Afinação
17h15 – Luiz D’Anunciação e Guerra-Peixe: Contribuições Percussivas com Duo Sá (Janaína Sá e Pedro Sá)
18h15 – Apresentações Musicais
Duo Sá “Insinuâncias”, José Orlando Alves, duo de percussão múltipla para Idiofones de metal.
Rodrigo Foti “Estudo 45” de Franz Krüger, “Valse” de Eckehardt Keune e “Toccata para Tímpanos”
de Luiz Anunciação.
24 de agosto – sábado
10h – Abertura Diálogos Percussivos dia 2 com apresentação da Academia Juvenil
10h20 – O Processo de preparação para uma audição de orquestra com Jean Carlos
12h – Pandeiros e outros tambores de caixilho: origens, estilos, técnicas, notações e outras características com Pedro Moita
13h15 – O Batuque da Apoteose vibra ao som do silêncio com Mangueirinha
14h30 – O desenvolvimento da cuíca na história do samba com Paulinho Bicolor
16h – Masterclass – performance com Aquim Sacramento
18h15 – Apresentações Musicais
Jean Carlos “A Cool Gadget for Tambourine” – Casey Cangelosi
Aquim Sacramento “Excalibur” – Aquim Sacramento
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 49 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra firmou-se como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Sobre a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica
Criada em 2012, a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica é um projeto socioeducativo com o patrocínio da Orquestra Petrobras Sinfônica. Desde sua criação, a Academia oferece formação gratuita para jovens entre 15 e 20 anos, oriundos de escolas de música e orquestras comunitárias, a fim de prepará-los para o ingresso em curso superior de Música e sua consequente inserção profissional.
Durante dois anos, os academistas participam de aulas coletivas de Teoria e Percepção Musical (TEPEM) e de Prática de Orquestra, e têm a oportunidade ímpar de se aperfeiçoarem em seus instrumentos com os renomados músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica. Atualmente, a Academia conta com 32 alunos que se dedicam aos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompete, trompa e percussão. A taxa de aprovação dos alunos da academia nos testes de habilidade específica (THEs), obrigatórios na seleção dos cursos de música nas universidades, é de 98,5%.
Entre as realizações da Academia Juvenil, destaca-se o Festival Música que Transforma, que teve sua primeira edição, em formato online, em 2021. O evento aconteceu ainda nos anos de 2022 e 2023, em edições híbridas, com a presença de projetos sociais de todo o Brasil e palestrantes internacionais. A próxima edição do Festival está marcada para 11 a 14 de abril, na Fundição Progresso.
Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram e YouTube: @petrobras_sinfonica
Modelo de gestão
A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Sobre a Petrobras
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica há 37 anos, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, ela apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.