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“Criatividade e Expressão na Sala de Aula de Música” é o tema da #AulaEmCasa do Theatro Municipal RJ

A Campanha #AulaEmCasa da próxima segunda(29) vai abordar um tema bastante importante na formação do cidadão: criatividade e expressão na sala de aula de música. A necessidade do ensino de música nas escolas é um assunto que precisa ser conversado pelos representantes da área no país. Com o patrocínio Ouro Vale e Petrobras, a live vai contar com a participação de três nomes da música de concerto: Jésus Figueiredo, maestro titular do Coro do Theatro Municipal RJ, Anderson Alves, regente titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca e Mario Ferraro, professor de música do Colégio de Aplicação da UFRJ e compositor de música de concerto e ópera. O conteúdo, mediado por Jésus Figueiredo, será o fazer musical coletivo na escola, contemplando desde os processos de escolha, preparação e criação de repertório, até a apresentação pública.Também será destacado o desafio de uma orquestra jovem, a escolha do repertório, a preparação, as aulas e concertos, a montagem dessa orquestra, além da importância da música na educação infantil. Amplie o seu conhecimento assistindo a Campanha #AulaEmCasa. Começa às 14h, no Facebook theatro.municipa.3

Sobre Anderson Alves

Anderson Alves é regente titular da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca e diretor musical do Programa Orquestra nas Escolas. Estudou regência com Isaac Karabtchevsky; Kirk Trevor; Ricardo Rocha e Fabio Mechetti. Fez aperfeiçoamento em regência de ensembles com Eduardo Lopes (prof. Conservatoire de Bordeaux, au Pôle Supérieur Musique et Danse en Aquitaine na França), se dedicando a um repertório contemporâneo, dentre as obras podemos destacar: Folk Songs de L.Berio, História do Soldado de I.Stravinsky. Tem regido importantes conjuntos sinfônicos, dentre eles a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Heliópolis – Instituto Baccarelli, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica Nacional UFF, nas duas últimas tem atuado como regente convidado desde 2014. No Conservatório Brasileiro de Música além de estudar regência, atuou como regente assistente da Orquestra de Câmara do Conservatório. No CBM também trabalhou com o barítono Lício Bruno, atuando como pianista acompanhador da classe de ópera e interpretação cênica. Como compositor, tem obras para diversas formações, dentre elas destacam-se: Divertimento para Trio (obra que integra o CD “Novos Ventos” do Trio Capitu); Fantasia para Orquestra Sinfônica, Suíte Pixinguinha, Abertura Festiva No.1 (obra que teve sua estréia no Palacio de Cibeles, em Madrid), Canções Lunares para oboé e piano (obra composta por encomenda do oboísta americano William Wielgus da National Symphony Orchestra – EUA). Tem dividido o palco com grandes artistas nacionais e internacionais como Sonia Maria Vieira, Tomaz Soares, Maria Helena Andrade, Vinícius Lugon, Elba Ramalho, Toquinho, Guilherme Arantes, Toni Garrido, João Bosco, dentre outros. Na área de educação musical, coordenou por 6 anos o projeto “Educanção”, desenvolvido pela prefeitura de Paraty – RJ. Foi regente do Coral Municipal de Paraty – Rj, do Coral Sest Senat – RJ e do Coral de funcionários Light. Em 2019, realizou uma Turnê pela Europa com a OSJC, apresentando um programa inteiro de música Brasileira de Concerto nas cidades de Valência, Madri e Toledo. Atualmente é aluno do maestro Felipe Cattapan (Prof.da Musikprojektes an der Universität Bern e da Hochschule der Künste Bern, Suiça). É aluno da especialização em regência da Academia de Direção de Orquestra da Costa Atlantica, Esposende – Portugal. (www.maestroanderson.com).

Sobre Mario Ferraro

Mario Ferraro é professor de música do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAP-UFRJ) desde 2003, e compositor de Música de Concerto e Ópera. É Licenciado em Música pela UNIRIO (1990), Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ (2002), e PhD in Music – Composition pela City, University of London (2007-2012). Premiado em concursos de composição clássica no Brasil, sua música tem sido tocada em várias partes do mundo, por músicos da Royal Academy of Music de Londres, London Sinfonietta, Nieuw Ensemble de Amsterdam, Contemporaneous (EUA), Quinteto de Villa-Lobos, ABSTRAI Ensemble, entre outros. Tem três óperas de câmara em seu portfólio: The Moonflower (Londres, 2011); “O Comedor de Nuvens”, sua primeira ópera para crianças (Londres/Rio, 2013); e Medeia (Rio, 2016).

Sobre Jésus Figueiredo

Jésus Figueiredo é atualmente Maestro Titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ), onde trabalhando ininterruptamente desde 1999, e atua também junto a Orquestra Sinfônica do TMRJ na preparação de Óperas, dirigindo concertos e na regência de Balés. É também Regente Titular dos Coros e Diretor Musical da Associação Canto Coral (RJ), instituição fundada em 1941 pela insigne maestrina e musicóloga Cleofe Person de Mattos, e a qual teve como incentivador e patrono o maestro Heitor Villa-Lobos. É bacharel em Regência, em Órgão de Tubos e Mestre em Acústica Musical com a dissertação “AFINAÇÃO CORAL A CAPELA – Uma Abordagem Acústica Musical” pela Escola de Música da UFRJ, onde em diferentes períodos foi Professor Substituto de Regência, Prática Orquestral, Canto Coral e Regência de Banda Sinfônica. Ministrou também até 2016, aulas de Análise Musical, Harmonia, Canto Coral e Regência no curso de música na Universidade de Barra Mansa, no interior do Estado do Rio, e atualmente faz parte do quadro de professores da pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música. Além disso, acrescentou seus estudos de órgão com Gregory Hand da Universidade de Iowa (EUA), e em regência de orquestra com Kurt Masur em 2007. Já regeu diversas orquestras no Brasil e na Argentina como a Orquestra de Câmara do Amazonas, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica do Ceará, Orquestra de Câmara da Associação de Canto Coral, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Acadêmica do Teatro Colón de Buenos Aires, Orquestra da Universidade Nacional de Cuyos (Argentina), Orquestra da Ópera de San Juan (Argentina), Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica Nacional (UFF), Orquestra Sinfônica Brasileira, e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.Nos últimos anos regeu várias óperas: Orfeo de Monteverdi, O Chalaça de Francisco Mignone, La Tragedie de Carmen de Peter Brook / G. Bizet, L’elisir d’amore de G. Donizetti, Orfeo de C.W. Gluck, Il Maestro di Musica de G. B. Pergolesi, Dido e Eneas de Henry Purcell e Rei Arthur de Henry Purcell, espetáculo este classificado pelo jornal “O Globo” como um dos melhores daquele ano. Em 2019, estreou no Brasil em forma de ópera o Oratório Theodora, de G.F. Handel, com a Orquestra e Camerata Vocal da Associação de Canto Coral, gravado ao vivo pela Rádio Mec e pela TV Brasil. Além das óperas, vem se dedicando também aos Balés, e sobre sua regência já dançaram a Cia Brasileira de Balé, a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil e o Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em títulos como Les Sylphides (2007 e 2018) de Chopin, O Quebra-Nozes (2007, 2012-2013) de Tchaikovsky, Copéllia (2008 e 2012) de Leo Delibes, Don Quixote (2010) de Minkus, Catulli Carmina (2014) de Carl Orff, Le Spectre de la Rose (2018) de C.M von Weber e Raymonda (2018) de A. Glazunov. Além de ter preparado a Orquestra Sinfônica que acompanhou em 2011 e 2012 as temporadas cariocas respectivamente do Balé Kirov de São Petersburgo (Rússia), com O Lago dos Cisnes, e do Balé do Alla Scala de Milão (Itália), com Giselle. Tem conduzido diversos concertos com coro e orquestra como Petit Messe Solennelle de G. Rossini, Messa di Gloria de G. Puccini, Stabat Mater de T. Traetta, Stabat Mater de G. Verdi, Te Deum de G. Verdi, e outras obras de compositores brasileiros como Matinas da Ressurreição de José Maurício Nunes Garcia, Matinas do Natal de José Nunes Garcia e Vésperas do Sábado Santo de Manoel Dias de Oliveira. Na temporada de 2019, em parceria com a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro dirigiu as obras Gloria, de A. Vivaldi, trechos do Oratório Messias de G.F. Handel, e ainda a Cantata de Natal de Ricado Tacuchian com o coro de 150 vozes da Associação de Canto Coral no Theatro Muncipal do Rio de Janeiro. Em 2020, durante a pandemia, tem liderado a equipe da Associação de Canto Coral num intenso trabalho de adaptação e inovação mediante a nova realidade, através da implementação de metodologias de ensaios e aulas on-line, e do fortalecimento das mídias sociais, sobre tudo o Canal de YouTube, voltado tanto para difusão de concertos realizados anteriormente como novos conteúdos. E no Theatro Municipal tem colaborado na organização do protocolo de segurança e com a equipe artística para a criação de novos caminhos para a produção do corpo artístico.

Serviço:

A Campanha #AulaEmCasa apresenta “Criatividade e Expressão na Sala de Aula de Música” com os maestros Jésus Figueiredo e Anderson Alves e o compositor Mario Ferraro

Data: 29 de março – segunda-feira

Live/ aula on-line às 14h

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Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras

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