Começa na próxima segunda-feira (23), a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Como grupo prioritário estão os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde. A meta é vacinar 35.147 idosos no município, e a rede municipal vai disponibilizar a vacina nas 41 Unidades de Saúde da Família e no Centro de Imunização.
De acordo com o coordenador de Imunização de Magé, Henrique Moreira, “para evitar aglomerações, vamos organizar a vacinação da seguinte forma: idosos e profissionais de saúde serão vacinados contra a gripe das 8h às 12h, e demais vacinas de rotina vão acontecer no horário das 13h às 17h, e isso vai valer para todas as unidades onde haverá a campanha. No caso dos profissionais de saúde que atuam na rede de emergência municipal, nós vamos enviar as vacinas para que sejam imunizados no local de trabalho”.
A vacinação foi antecipada pelo Ministério da Saúde em razão da pandemia de Coronavírus, e neste ano vai incluir os profissionais de educação no público-alvo da campanha contra a influenza. Mas a vacinação vai funcionar da mesma forma com três etapas de imunização:
23/03 – Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde.
16/04 – Professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Para quem não tem como ir à uma unidade durante a semana, o dia 09 de maio será o Dia D de vacinação com público-alvo ampliado: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais; gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 40 dias (puérperas) e adultos a partir dos 55 anos de idade.
Texto: Philipe Campos