Especialistas em saúde pública reforçam o tempo todo que o uso das máscaras diminui a chance de contágio pelo novo coronavírus. Considerando as normas de prevenção à saúde, o decreto do município de Teresópolis, nº 5.278, publicado no dia 13 de abril, recomenda o uso das máscaras para quem sair de casa. Podem ser descartáveis, cirúrgicas ou de pano.
Pesquisas têm apontado que a utilização de máscaras caseiras impede a disseminação das gotículas expelidas do nariz ou da boca no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e na diminuição de casos.
O uso das máscaras faz especial sentido, principalmente quando a pessoa estiver dentro de estabelecimentos como mercados, farmácias, postos de gasolina e qualquer outro que a comunicação se faça necessária. Nesse sentido, o Decreto 5.278/20 também obriga os estabelecimentos bancário, empresarial ou comercial a garantirem o acesso de maneira ordenada e somente para clientes com mascaras.
Com a grande procura por este instrumento de proteção tem sido cada vez mais difícil encontrá-las a venda, mas sugere-se que a população produza suas próprias máscaras, utilizando tecidos com boa capacidade de filtragem como saco de aspirador de pó, algodão e fronhas de tecido antimicrobiano. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e o nariz e que esteja bem ajustada ao rosto.
Fonte: Prefeitura de Teresópolis
Link: https://teresopolis.rj.gov.br/novo-decreto-municipal-recomenda-uso-de-mascaras-para-quem-sair-de-casa/