A Secretaria Municipal de Cultura e RioFilme unem forças paras beneficiar profissionais da rede de cinemas e criam projetos audiovisuais durante a quarentena. Só nesta sexta-feira (3) foram distribuídas 50 cestas básicas para os profissionais da Rede CineCarioca, do Méier, Joia e Alemão, que continua fechada seguindo determinação da Prefeitura da cidade do Rio.
Como forma de garantir que o público continue acessando informação e entretenimento de qualidade, foram lançados três projetos online. São eles:
Festival Curta o cinema em casa: fruto de uma parceria com a Lumen Produções, Cavideo Produções e diversos cineastas, o fetival já disponibiliza 26 curtas-metragens premiados na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, e outros títulos brasileiros.
RioFilme Podcast: Diariamente uma entrevista é disponibilizada com profissionais da área cinematográfica falando sobre os impactos da pandemia na cadeia produtiva e no cinema nacional. Já foram entrevistados os cineastas Flávio Tambellini e Cid Brandão, o diplomata e cineasta André Costa, e a produtora Suzana Amado.
Nesta sexta-feira (3) mais duas entrevistas estão disponíveis, com o Eduardo Marques, Secretário Executivo da Comissão Carioca de Promoção Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, falando sobre a LEI DO ISS; e também o cineasta Cavi Borges, que está fazendo um filme processo chamado “ Me Cuidem-se”, sem contato físico entre equipe de filmagem e protagonistas.
MultiRioFilme – Rio Contra o Corona 2020: Festival Audiovisual que busca incentivar e dar visibilidade à produção de alunos e professores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, reconhecendo o papel do audiovisual no processo de aprendizagem dos estudantes e estimulando a conscientização e o engajamento da comunidade escolar na prevenção e no combate à pandemia do Covid-19. Os vídeos abordam o tema “O Rio Contra o Corona”.
Todo conteúdo pode ser acessado pelo site www.riofilme.com.br