O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, decidiu junto com o Gabinete de Crise do município contra o coronavírus, preparar um decreto com determinação de horários diferenciados de turnos de trabalho para os setores da indústria, comércio e serviços.
– O início do primeiro turno será para os setores das fábricas, depois as atividades essenciais mantidas abertas e, na sequência, o setor de serviços. Essa medida tem por objetivo acabar com a lotação dos meios de transportes, evitando aglomerações contagiosas. Todos os esforços feitos pela Guarda Municipal, Polícia Militar e pelos fiscais da Secretaria municipal de Transportes se mostraram ainda insuficientes. Pensamos nesta opção desde o dia 13 de março, quando fizemos nossa primeira reunião do gabinete de crise. Mas por falta de implementação voluntária, passará a vigorar por força de lei – afirmou Crivella.
O decreto deverá ser publicado em edição extraordinária do Diário Oficial ainda neste domingo (05/04) ou no início desta semana.
Dinheiro da Lava-Jato para combater a Covid-19
O prefeito informou também aos secretários que o juiz federal da 9ª Vara Criminal, José Eduardo Nobre Mata, requisitou à Prefeitura que apresente projetos de combate ao novo coronavírus para, a partir daí, liberar recursos sequestrados pela Justiça na operação Lava-Jato.
– Agradeço por essa iniciativa do doutor José Eduardo Nobre Mata. Usar o dinheiro desviado no esquema de corrupção que estraçalhou as finanças públicas para ajudar a população é perfeito. Já determinei que os secretários apresentem projetos o mais rapidamente possível – disse.
Mais leitos em hospitais
Outra novidade que ajudará ainda mais na luta contra o vírus está, segundo Crivella, na atuação da RioSaúde na contratação de pessoal para o Hospital Geral de Bonsucesso e o Hospital do Fundão – uma sinergia de mão de obra de recursos humanos que possibilitará a abertura de novos leitos para pacientes na cidade.
– Essa é uma iniciativa importante. Vamos precisar de muitos leitos bem preparados e de pessoal da área da saúde para trabalhar. A população necessita de toda a atenção possível. Agradeço muito ao deputado federal Dr. Luizinho na coordenação dessa ação – afirmou o prefeito.
Imprensa é fundamental
O prefeito mais uma vez agradeceu a todos os membros da imprensa. – Agradecemos a precisão dos jornalistas na divulgação incansável das medidas decididas no Gabinete de Crise e no Comitê Científico da Prefeitura durante as constantes reuniões.