Para celebrar o “Dia Internacional dos Povos Indígenas”, será realizado no Parque Lage (RJ) um grande festival de cultura indígena, com exposição e venda de artesanato indígena, pintura corporal, cantos e danças rituais, contação de histórias e debates sobre a questão indígena.
Participam do evento mais de 100 indígenas de diversas etnias, como Pataxó, Guarani, Tukano, Fulni-ô, Puri, Guajajara, Kariri-Xocó, Tikuna, Potiguara, Sateré-Mawé, Xavante, Kamayurá, Anambé, Apurinã, Tupi-Guarani, Ashaninka, entre outros povos.
Com entrada franca e para todas as idades, o evento acontece no próximo final de semana (04 e 05/08), das 9 às 17 horas.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:
9h00 – Abertura da grande feira de artesanato indígena
10h00 às 16h00 – Apresentações de cantos e danças indígenas
12h30 às 14h00 – Contação de histórias na Oca Kupixawa
14h00 às 16h00 – Debates sobre questão indígena na Oca Kapixawa
16h00 – Roda ritual de encerramento dos indígenas com o público
17h00 – Encerramento da feira de artesanato e do evento
ATRAÇÕES CULTURAIS INDÍGENAS
Ao longo do dia estão confirmadas apresentações de cantos e danças por grupos culturais indígenas dos povos Pataxó, Fulni-ô, Kariri-Xocó, Guarani, Guajajara e Puri.
Na parte da tarde, haverá uma oficina de Carimbó e apresentação especial da cantora e compositora We’ e’ena Tikuna, entre outras atrações.
O evento é uma realização da AIAM Associação Indígena Aldeia Maracanã, em parceria com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
SERVIÇO:
Dia Internacional dos Povos Indígenas no Parque Lage 2018
Data: 04 e 05/08 (sábado e domingo)
Horário: 9 às 17h
Local: Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico, Zona Sul do Rio