Cine Henfil apresenta Programação da Semana de 5 a 7 de abril – Maricá

0
196

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura e do Cine Henfil, tem o prazer de convidar a todos para assistirem, entre os dias 05 e 07 de abril, filmes especialmente escolhidos para lembrar a luta pela democracia no Brasil. O destaque da semana é a homenagem ao cineasta Wavá de Carvalho, que acontecerá no dia 5, sexta-feira.

Com o intuito de facilitar o acesso do público, o Cine Henfil, conta com um sistema de bilheteria totalmente online e automatizado. Todos os filmes em cartaz estão à disposição através do link: www.cinehenfil.art.br

Para garantir seu ingresso gratuito, basta entrar no link, escolher o filme e reservar seu assento. Não esqueça de chegar um pouco antes da sessão começar para validar seu ticket.

 

Confira a programação:

Dia  05 (sexta-feira)

            18h –   Homenagem a Wavá de Carvalho com falas e presença de ex-alunos

Com exibição do filme CAIS DO VALONGO, SANGRA DA TERRA – O filme narra a descoberta, em pleno século 21, no Rio, das ruínas de duas construções históricas: o Cais da Imperatriz, construído para receber Teresa Cristina – vinda da Europa para casar-se com Dom Pedro II –  e o Cais do Valongo, considerado o maior porto de escravos das Américas do séc. XVIII. As redescobertas ocorreram durante as obras de drenagem da zona portuária, como parte do projeto Porto Maravilha. Classificação 10 anos.

Dia 06 (sábado)

15h – O Mágico de Oz – Em Kansas, Dorothy vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrissam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela será ameaçada pela Bruxa Má do Oeste, que culpa Dorothy pela morte de sua irmã, e encontrará três companheiros: um Espantalho que quer ter um cérebro, um Homem de Lata que anseia por um coração e um Leão covarde que precisa de coragem. Será que o Mágico de Oz conseguirá ajudar todos eles? Classificação livre.

17h – Zuzu Angel – Brasil, anos 60. A ditadura militar faz o país mergulhar em um dos momentos mais negros de sua história. Alheia a tudo isto, Zuzu Angel, uma estilista de modas, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. Paralelamente seu filho, Stuart, ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares. Resumindo: as diferenças ideológicas entre mãe e filho eram profundas. Numa noite Zuzu recebe uma ligação, dizendo Stuart tinha sido preso pelos militares. As forças armadas negam. Pouco tempo depois ela recebe uma carta dizendo que Stuart foi torturado até a morte na aeronáutica. Então ela inicia uma batalha aparentemente simples: localizar o corpo do filho e enterrá-lo. Mas Zuzu vai se tornando uma figura cada vez mais incômoda para a ditadura. Classificação 14 anos.

19h – Jango – Década de 60, Guerra Fria. No Brasil, João Belchior Marques Goulart, mais conhecido como “Jango”, um líder de esquerda e então presidente do país, se encontra em uma crise com ambos lados da política e sofre um golpe militar que resultaria em uma ditadura de três décadas. Importantes intelectuais e personalidades que participaram dessa fase concedem entrevistas para o documentário que retrata um dos mais marcantes momentos políticos do Brasil. Classificação 12 anos.

Dia 07 (domingo)

15h – Turma Da Mônica – Laços: Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desapareceu. O menino desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa. Classificação livre.

17h – Setenta – 1970, ditadura militar. Um grupo de 70 presos políticos, membros das mais diversas organizações, é enviado ao Chile como exigência para a libertação do embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher por parte de seus sequestradores. 40 anos depois, entrevistas com parte dos ex-presos retratam sua identidade, sua visão acerca da política naquela época e seus projetos para o futuro. Classificação 12 anos.

19h – Codinome Clemente – Carlos Eugênio Paz relembra sua participação na luta armada contra a ditadura militar entre as décadas de 1960 e 1980. Utilizando o codinome de “Clemente”, ele participou da Aliança Libertadora Nacional e diversas ações urbanas. Através de seu depoimento, dos depoimentos de seus companheiros de luta e de imagens de arquivo, a diretora Isa Albuquerque constrói um retrato de um momento conturbado da história brasileira e de toda uma geração que lutou pela democracia de seu país. Classificação 16 anos.