Nos dias 9 e 10 de maio, às 17h, serão realizadas oficinas gratuitas de tecelagem e pintura corporal no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, como parte da exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, em cartaz até o dia 27 de maio de 2024. As imagens capturadas pelo fotógrafo japonês que compõem a mostra já foram vistas por mais 150 mil pessoas no CCBB RJ. As oficinas gratuitas acontecem nos dias 9 e 10 de maio, para pessoas de todas as idades, e serão conduzidas por Isa Tximá Huni Kuin, que nasceu na aldeia de Belo Monte, no Acre. Formada em Fisioterapia pela PUC-SP, é especialista em Medicina Tradicional Chinesa e atua como palestrante, artesã e facilitadora de tear de miçangas.
No dia 9 de maio, às 17h, haverá a “Oficina de tecelagem Huni Kuin”, sobre uma das tradições mais antigas das artes manuais produzidas pelas mulheres desse povo, também conhecido como Kaxinawá, mantendo viva e preservada a cultura através dos grafismos sagrados – os Kenê. Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história do povo Huni Kuin, desde as técnicas de plantio, passando pelo preparo do fio de algodão e da montagem do tear, até a cosmovisão milenar da cultura Huni Kuin sobre a origem da tecelagem.
No dia 10 de maio, às 17h, será realizada a “Oficina de pintura corporal”, que traz a origem desse conhecimento e propõe a transformação do corpo pelos desenhos originalmente feitos com a tintura do jenipapo. Os Kenê traduzem em desenhos as formas da natureza e estão nos tecidos, na cerâmica e na pele do povo Huni Kuin.
As oficinas serão realizadas no Lab Maker do Espaço Conceito Banco do Brasil, no térreo do CCBB, e terão capacidade para 15 pessoas cada. As senhas serão distribuídas na bilheteria física e virtual do CCBB RJ 1h antes de cada atividade.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
Idealizada pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, a exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, com curadoria de Ailton Krenak e curadoria adjunta de Angela Pappiani, Eliza Otsuka e Priscyla Gomes, apresenta 160 fotografias inéditas no Brasil do premiado fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, realizadas em viagens com Krenak, principalmente pelo território amazônico, entre 1993 e 1998. A mostra, com entrada gratuita, chegou ao CCBB RJ ampliada, com uma nova seleção de imagens, além de objetos dos povos visitados, que não estiveram presentes na edição paulistana da exposição, em cartaz no ITO até o início deste ano.
A exposição ocupa todas as oito salas do primeiro andar do CCBB RJ e a rotunda, onde há uma instalação aérea inédita, em formato circular, pensada especialmente para o espaço, com imagens da exposição plotadas em tecido.
As salas seguem a ordem cronológica das visitas da dupla à Amazônia, como se o público estivesse viajando junto com eles. Na primeira sala estão fotografias dos povos Krikati e Gavião, localizadas em regiões impactadas por invasões, desmatamento e hidrelétricas na Amazônia.
Na sala seguinte, estão fotografias dos povos Ashaninka, Yawanawá, Xavante e Kaxinawá. Nos cofres, estarão salas imersivas com sons da floresta e cantos indígenas, levando o público a uma verdadeira viagem por estes territórios e etnias. Além disso, há um vídeo com registros de viagens de Nagakura por todos os continentes. Haverá, ainda, uma grande sala inteiramente dedicada aos Yanomami.
Seguindo o percurso da exposição, chega-se à sala “Imagem e Cultura”, com fotografias totalmente inéditas e objetos dos povos visitados, que não estiveram na exposição em São Paulo. Este é um espaço multiétnico, com imagens que conversam entre si, agrupadas por temas, situações, cores ou paisagens, sem divisão por etnia, acolhendo todos os povos em um só lugar.
Na última sala estão os núcleos “O Reencontro” – onde é exibido um vídeo com conversas de Ailton Krenak e Hiromi Nagakura com lideranças indígenas de todas as etnias visitadas na década de 1990, além de outro com a íntegra da conversa entre o fotógrafo e o curador registrada para o projeto “Conversa na Rede”, gravada na Casa Ateliê de Tomie Ohtake, em São Paulo – e “A Viagem”, com registros de bastidores, retratando Krenak e Nagakura durante a viagem, a cumplicidade deles e junto aos amigos das aldeias. Também neste espaço estará a obra “Território imemorial ou Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” (2023), do artista Gustavo Caboco, feita especialmente para a mostra, que apresenta um mapa com os territórios visitados por Nagakura e Krenak.
A exposição é patrocinada pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A mostra segue para os CCBBs Brasília e Belo Horizonte após temporada no Rio de Janeiro.
Serviço:
Oficinas exposição Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak
Dias 9 e 10 de maio, às 17h
Lab Maker do Espaço Conceito Banco do Brasil
Ingressos distribuídos na bilheteria física e virtual 1 hora antes do inicio de cada oficina
Classificação indicativa: livre
Exposição: até 27 de maio de 2024
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – 1º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Informações: (21) 3808.2020 | ccbbrio@bb.com.br
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h. Fechado às terças-feiras.
Entrada gratuita
Ingressos disponíveis na bilheteria física ou pelo site do CCBB – bb.com.br/cultura.
Para seguir o CCBB RJ nas redes sociais:
x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | @ccbbrj