O CCBB Rio de Janeiro começará o ano de 2022 com um petardo cinematográfico: de 5 a 31 de janeiro a mostra Terry Gilliam – o oníricoanarquista ocupará o Cinema I, sendo esta a mais abrangente retrospectiva realizada no Brasil sobre o diretor, ator e animador americano naturalizado inglês, e que integrou o importante grupo de humor Monty Python. Além das 28 produções em sessões presenciais, em formato digital, também acontecerão atividades paralelas em formato on-line, e a exibição on-line de 3 filmes, sendo 2 deles com recursos de acessibilidade – toda a programação será gratuita. Ainda este ano mostra acontecerá também nas unidades do CCBB de São Paulo e Brasília.
Sob curadoria do diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema Eduardo Reginato e do cineasta e editor Christian Caselli, amostra vai contar a história cinematográfica de Terry Gilliam, de 81 anos – um panorama fidedigno pelo olhar de icônicos filmes como “Brazil – o Filme” (1985), “Os doze Macacos” (1995) e “Monty Python em Busca do Cálice Sagrado” (1975), que se juntam aos curtas “Storytime” (1968), “O Milagre do Vôo” (1975) e “The Wholly Family” (2011), entre outros. Documentários assinados por diferentes diretores sobre Terry Giliam completam a programação. A mostra traz ainda um catálogo especial onde cada autor escreveu um texto por filme –a publicação será a primeira no Brasil em língua portuguesa, e estará disponível gratuitamente para download em blgentretenimento.com.br/terrygilliamrj. A programação será disponibilizada em
Sob curadoria do diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema Eduardo Reginato e do cineasta e editor Christian Caselli, amostra vai contar a história cinematográfica de Terry Gilliam, de 81 anos – um panorama fidedigno pelo olhar de icônicos filmes como “Brazil – o Filme” (1985), “Os doze Macacos” (1995) e “Monty Python em Busca do Cálice Sagrado” (1975), que se juntam aos curtas “Storytime” (1968), “O Milagre do Vôo” (1975) e “The Wholly Family” (2011), entre outros. Documentários assinados por diferentes diretores sobre Terry Giliam completam a programação. A mostra traz ainda um catálogo especial onde cada autor escreveu um texto por filme –a publicação será a primeira no Brasil em língua portuguesa, e estará disponível gratuitamente para download em blgentretenimento.com.br/terrygilliamrj. A programação será disponibilizada em https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro. A produção é da BLG Entretenimento.
Terry Gilliam é um dos mais cultuados criadores de sonhos e pesadelos no mundo do cinema, uma lenda da cultura pop, um dos realizadores cinematográficos mais cultuados desde o início dos anos 1980, um dos mestres da animação experimental desde o final dos anos 1960 e, por fim, um dos integrantes – o único americano – do grupo inglês de humor Monty Python. Seu trabalho é uma visão assustadora, hilária, dramática, poética e arrebatadora de um mundo carregado de realismo fantástico, flanando entre distopias, loucura, poesia, amor e destruição.
Segundo Eduardo Reginato, Gilliam é fascinado pelo período Barroco por conta da pronunciada luta entre espiritualidade e ecletismo dicotômico. A partir disso, seu cinema é dado a justaposições incongruentes de beleza e fealdade ou antiguidade e modernidade. “Os filmes de Gilliam têm uma aparência distinta, não apenas em mise-em-scène, mas ainda na fotografia para criar uma atmosfera surreal de inquietação psicológica e um mundo fora de equilíbrio, sendo frequentemente usados ângulos incomuns de câmera. O famoso crítico americano Roger Ebert disse que o mundo de Gilliam é sempre alucinatório em sua riqueza de detalhes”, explica.
As influências barrocas não são apenas teóricas; o cinema de Terry Gilliam é o cinema do gigantismo. “São imensos cenários, uma arquitetura abrangente, decadente e opressora, são essas as representações fílmicas de Gillian: dos sistemas infinitos e burocráticos, das instituições que aniquilam a liberdade do indivíduo, mas onde o indivíduo ainda tem uma última possibilidade de sonhar ou lutar tentando destruir um sistema autocrático”, diz Christian Caselli.
ATIVIDADES PARALELAS ON-LINE
TERRY GILLIAM – O ONÍRICO ANARQUISTA
Palestra
A ANIMAÇÃO DE TERRY GILLIAM
Professor: Christian Caselli
Data e horário: 15 de janeiro, às 15h
Carga horária: 90 minutos
Classificação indicativa 14 anos
Evento gratuito e on-line.
Inscrições a partir de 5 de janeiro pela plataforma Sympla: sympla.com.br/produtor/blgentretenimento
Sinopse:
O curador da mostra Christian Caselli abordará sobre esta importante vertente da fase inicial da carreira do cineasta, que foi fundamental para a construção de seu estilo futuro. Será esmiuçado como ele desenvolvia suas animações através de técnicas mistas (colagens e desenho animado) e a importância que este período teve para criar a identidade visual e conceitual do grupo Monty Python.
Debate :
MOINHOS OU GIGANTES: A GRANDILOQUÊNCIA NA OBRA DE TERRY GILLIAM E OUTROS CINEASTAS
Mediação: Eduardo Reginato
Debatedores: O professor e crítico de cinema Luiz Carlos Oliveira Jr. e o crítico de cinema Sérgio Alpendre
Data e horário: 22 de janeiro, às 19h30
Carga horária: 90 minutos
Classificação indicativa livre
Evento gratuito e on-line.
Exibição via canal do Youtube do Banco do Brasil
Sinopse:
“Gigantismo” é um termo muito usado por críticos e estudiosos de cinema para denominar determinadas produções cinematográficas que se destacaram positivamente ou negativamente pela grandiloquência de sua realização. Por exemplo, Terry Gilliam mandou construir cenários monumentais e minuciosamente detalhados nos estúdios da Cinecittà baseados na arquitetura do Oriente Antigo e da Europa do séc. XIX para o filme As Aventuras do Barão de Munchausen. Não só Gilliam é adepto do “gigantismo”. Cineastas como Jacques Tati que construiu uma cidade funcional inteira para o filme “Playtime” e ou o diretor Victor Fleming que utilizou 1500 figurantes e mais 1000 manequins em uma cena de E o vento levou… para simular a devastação da guerra cívil americana. O time não para, Abel Gance, D. W. Griffith, Charles Chaplin, Francis Ford Coppola, James Cameron, são outros que veem gigantes no lugar de moinhos tal como Terry Gilliam.
Aula Magna:
AS INFLUÊNCIAS E REFERÊNCIAS NA OBRA DE TERRY GILLIAM
Professor: Braulio Tavares
Data e horário: 29 de janeiro, às 15h
Carga horária: 2 horas
Evento gratuito e on-line.
Inscrições a partir de 5 de janeiro pela plataforma Sympla: sympla.com.br/produtor/blgentretenimento
Sinopse:
O tema proposto é a relação da obra de Terry Gilliam com o barroco, gótico, os elementos alegóricos e o realismo fantástico encontrados em seus filmes.
Filme com exibição on-line: Brazil, o filme
Disponível on-line de 21 de janeiro, às 13h, até 24 de janeiro, às 23h59.
O acesso é gratuito via plataforma Wurlak.com.br.
Os interessados deverão se cadastrar, sem custo, para poder conferir o filme.
Aqueles que optarem por assistir via smartphone ou tablet, o recomendado é que faça download do aplicativo do serviço de streaming, que está disponível nas versões para IOS e Android.
Brazil – o Filme
Brazil, 1985, ING/EUA, 122min, cor
Direção: Terry Gilliam
Elenco: Jonathan Pryce, Kim Greist, Michael Palin
Sinopse: Sam Lowry é um pacato funcionário público que vive num Estado totalitário controlado pelos computadores e pela burocracia. Em meio à opressão, Sam acaba se apaixonando pela “mulher de seus sonhos”que, na verdade, é uma terrorista. Classificação: 14 anos.
Filmes com recursos de acessibilidade: AS AVENTURAS DO BARÃO DE MÜNCHAUSEN e OS IRMÃOS GRIMM
As aventuras do Barão de Münchausen – legenda descritiva
Os irmãos Grimm – dublado e com audiodescrição
Disponíveis on-line de 25 de janeiro, às 13h, até 31 de janeiro, às 23h59.
O acesso é gratuito via plataforma Wurlak.com.br.
Os interessados deverão se cadastrar, sem custo, para poder conferir os filmes.
Aqueles que optarem por assistir via smartphone ou tablet, o recomendado é que faça download do aplicativo do serviço de streaming, que está disponível nas versões para IOS e Android.
As Aventuras do Barão de Münchausen
The Adventures of Baron Munchausen, 1988, ING/ITA/ALE/EUA, 126min, cor
Direção: Terry Gilliam
Elenco: John Neville, Eric Idle, Jonathan Pryce, Sarah Polley, Robin Williams, Uma Thurman
Sinopse: O filme conta as fantásticas histórias do Barão de Münchausen, o maior mentiroso de todos os tempos. Enquanto tenta escapar da morte para encontrar seus amigos com habilidades especiais e salvar a cidade de Viena do ataque dos turcos, o Barão relembra uma inusitada aposta com um Califa, a visita à Lua, a dança com a deusa Afrodite, entre outras aventuras. Classificação: Livre.
Os irmãos Grimm
The Brothers Grimm, 2005, TCH/EUA,118min, cor
Direção: Terry Gilliam
Elenco: Matt Damon, Heath Ledger, Jonathan Pryce, Lena Headey, Mackenzie Crook
Sinopse: Wilhelm e Jacob são dois irmãos famosos pelos seus contos de fada, repletos de personagens mágicos. Eles percorrem a Europa comandada por Napoleão Bonaparte enfrentando monstros e demônios falsos em troca de dinheiro rápido. Porém, quando as autoridades francesas descobrem o plano deles, os colocam para enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada, na qual meninas desaparecem misteriosamente. Classificação: Livre.
Sobre os curadores
Eduardo Reginato – curador, mediador do debate, professor curso, palestrante
Diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema. É formado, mestre e doutorando em Literatura pela Universidade Federal Fluminense, pesquisando cinema e literatura fantástica, de horror e fantasia. Na televisão foi diretor e roteirista do programa Cinema Mundo (2006) do extinto canal Cine Brasil TV e produtor dos programas (Re)corte Cultural e Arte com Sérgio Britto da TVE (atual TV Brasil). Foi um dos curadores das mostras Bertrand Blier e a Comédia da Provocação (2017) na Caixa Cultural SP, Mel Brooks – Banzé no Cinema (2020), Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror (2021) no CCBB, entre outras. Foi produtor das mostras O Cinema Total de David Lean (2015), Syberberg, um filme da Alemanha (2016), Aventura Antonioni (2017), Scorsese (2019), Fellini, il Maestro (2020), entre outras.
Christian Caselli – curador, mediador do debate, palestrante
Cineasta, editor e curador. Ganhou retrospectivas de sua obra em 2005 e 2015 em Portugal, em 2013 no Peru e em vários festivais do Brasil. Acumula mais de 10 prêmios e seu curta mais conhecido é “O Paradoxo da Espera do Ônibus”, de 2007. Trabalhou na edição e videografismo no longa “Salto no Vazio” (de Cavi Borges) e em documentários sobre o cantor Serguei e os cineastas Neville de Almeida, Ivan Cardoso e Luiz Rosemberg Filho. Para a TV, dirigiu as séries “Trash!” e “Cinema de Bordas” (Canal Brasil) e os programas “A TV que o Brasil Está Pensando” e “TV e Grandes Autores” (TV Brasil). Presta serviços para eventos de cinema em todo país, tais como Mostra do Filme Livre (desde 2005), Maranhão na Tela (desde 2008), Festival Curta o Curta, entre outros. Nestes, realiza oficinas, vinhetas, curadoria, produção, making ofs, etc.
SOBRE O CCBB
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios.
No final da década de 1980, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil conta com mais de 30 anos de história e celebra mais de 50 milhões de visitas ao longo de sua jornada. O CCBB é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro e mantém uma programação plural, regular, acessível e de qualidade. Agente fomentador da arte e da cultura brasileira segue em compromisso permanente com a formação de plateias, incentivando o público a prestigiar o novo e promovendo, também, nomes da arte mundial.
O prédio possui uma área construída de 19.243m². O CCBB ocupa este espaço com diversas atrações culturais, como música, teatro, cinema e exposições. Além disso, possui Biblioteca, além de abrigar o Arquivo Histórico e o Museu Banco
PROGRAMAÇÃO
MOSTRA TERRY GILLIAM – O ONÍRICO ANARQUISTA
CCBB RIO DE JANEIRO
05 de janeiro – quarta-feira
16:30 – The do-it-yourself animation show – Terry Gilliam + Curtas-metragens Terry Gilliam (Storytime; O milagre do vôo; The crimson permanent assurance; Wholly family; A lenda de Hallowdega) – 90 min – 14 anos
19:00 – E agora para algo completamente diferente – 98 min – 12 anos
06 de janeiro – quinta-feira
19:00 – Jabberwocky, um herói por acaso – 105 min – 14 anos
07 de janeiro – sexta-feira
19:00 – Monty Python em busca do cálice sagrado – 91 min – 12 anos
08 de janeiro – sábado
16:00 – Monty Python – O sentido da vida – 107 min – 14 anos
18:30 – Os 12 macacos – 129 min – 14 anos
09 de janeiro – domingo
15:00 – Os bandidos do tempo – 116 min – Livre
18:00 – O pescador de ilusões – 137 min – 14 anos
10 de janeiro – segunda-feira
19:00 – Monty Python’s flying circus – Terry Gilliam’s personal best + Monty Python and holy grail: Revisited – 86 min – Livre
12 de janeiro – quarta-feira
18:30 – Contraponto – 120 min – 14 anos
13 de Janeiro – quintafeira
18:30– Osirmãos Grimm – 118 min – Livre
14 de Janeiro – sexta-feira
16:00 – Teorema zero – 107 min – 14 anos
18:15 – O homem que matou Dom Quixote – 132 min – 14 anos
15 de janeiro – sábado
15:00 – Palestra A ANIMAÇÃO DE TERRY GILLIAM – palestrante Christian Caselli – evento on-line – 90 min –14 anos
15:30 – E agora para algo completamente diferente – 98 min – 12 anos
18:30 – Monty Python – O sentido da vida – 107 min – 14 anos
16 de Janeiro – domingo
16:00 – Jabberwocky, um herói por acaso – 105 min – 14 anos
18:30 – Monty Python em busca do cálice sagrado – 91 min – 12 anos
17 de janeiro – segunda-feira
19:00 – Life of Python – 57 min – 12 anos
19 de janeiro – quarta-feira
19:00 – Curtas-metragens Terry Gilliam (Storytime; O milagre do vôo; The crimson permanent assurance; Wholly family; A lenda de Hallowdega) – 65 min – 14 anos
20 de janeiro – quinta-feira
18:30 – Contraponto – 120 min – 14 anos
21 de janeiro – sexta-feira
13:00 – Brazil, o filme – 122 min – 14 anos
Disponível on-line de 21 de janeiro, às 13h, até 24 de janeiro, às 23h59, gratuitamente na plataforma wurlak.com.br ou pelo aplicativo disponível para IOS e Android.
15:30 – Medo e delírio – 118 min – 14 anos
18:30 – Teorema zero – 107 min – 14 anos
22 de janeiro – sábado
15:30 – O mundo imaginário do Doutor Parnassus – 123 min – 12 anos
18:30 – Brazil, o filme –122 min – 14 anos
19:30 – Debate MOINHOS OU GIGANTES: A GRANDILOQUÊNCIA NA OBRA DE TERRY GILLIAM E OUTROS CINEASTAS, mediação Eduardo Reginato com os debatedores Luiz Carlos Oliveira Jr. e Sergio Alpendre – Evento on-line com transmissão no canal do Youtube do Banco do Brasil – Livre
23 de janeiro – domingo
14:30 – O homem que matou Dom Quixote – 132 min – 14 anos
18:00 – As aventuras do Barão de Münchausen – 126 min – Livre
24 de janeiro – segunda-feira
17:15 – Getting Gilliam – 45 min – 14 anos
19:00 – The madness and misadventures of Münchausen – 73 min – Livre
25 de janeiro – terça-feira
Sessões inclusivas:
AUDIODESCRIÇÃO – OS IRMÃOS GRIMM
LEGENDA DESCRITIVA – AS AVENTURAS DO BARÃO DE MÜNCHAUSEN
Disponíveis on-line de 25 de janeiro, às 13h, até 31 de janeiro, às 23h59, gratuitamente na plataforma wurlak.com.br ou pelo aplicativo disponível para IOS e Android.
26 de janeiro – quarta-feira
19:00 – The battle of Brazil: A video history – 60 min – 12 anos
27 de janeiro – quinta-feira
18:30 – Medo e delírio – 118 min – 14 anos
28 de janeiro – sexta-feira
15:00 – O pescador de ilusões – 137 min – 14 anos
18:30 – Os bandidos do tempo – 116 min – Livre
29 de janeiro – sábado
15:00 Aula magna AS INFLUÊNCIAS E REFERÊNCIAS NA OBRA DE TERRY GILLIAM – professor e convidado de honra Bráulio Tavares – evento on-line – 120 min – 14 anos
15:00 – O mundo imaginário do Doutor Parnassus – 123 min – 12 anos
18:00 – As aventuras do Barão de Münchausen – 126 min – Livre
30 de janeiro – domingo
15:00 – Os 12 macacos – 129 min – 14 anos
18:00 – Brazil, o filme – 122 min – 14 anos
31 de janeiro – segunda-feira
15:30 – Perdido em La Mancha – 93 min – 12 anos
18:00 – Os irmãos Grimm – 118 min – Livre
Serviço:
Mostra Terry Gilliam – O Onírico anarquista
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema I
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3808-2007 | ccbbrio@bb.com.br
Funcionamento:
De quarta a segunda de 9h às 20h. A entrada do público é permitida apenas com apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19 e uso de máscaras. Não é necessária a retirada de ingresso para acessar o prédio, os ingressos para os eventos podem ser retirados na bilheteria do CCBB ou previamente no site Eventim.
Data: de 5 a 31 de janeiro de 2022
Horários: consultar programação em eventim.com.br
Entrada Gratuita
Lotação: 98 lugares
Todos os ingressos serão disponibilizados no site eventim.com.br
Classificação: ver programação
Acesso para pessoas com deficiência: Sim
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: CCBB
INFORMAÇÕES AO PÚBLICO
SITE: www.bb.com.br
Twitter: twitter.com/CCBB_RJ
Facebook: www.facebook.com/CCBB .RJ
Instagram: @ccbbrj
E-mail: ccbbrio@bb.com.br