CCBB EDUCATIVO – LUGARES DE CULTURAS oferece leque amplo de atividades

0
134

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas oferece um leque de atividades que podem ser compartilhadas por crianças (a partir de 2 anos), adultos, terceira idade, universitários etc. A programação das visitas mediadas às exposições, para o público geral ou para grupos escolares, e diversas atividades acontecem diariamente.

Nas visitas mediadas, os educadores acompanham o público pela galeria propondo reflexões que promovem novas percepções sobre as artes, instalações e objetos expostos. Durante as visitas, os educadores estimulam o diálogo em um percurso que cria conexão entre os temas abordados nas exposições e o público presente.

Os ingressos para as visitas mediadas às exposições ‘Luiz Zerbini – Paisagens Ruminadas’ e ‘Primeiro de Março 66 – Arquitetura de Memórias’, além da ‘Caminhos da Memória – Patrimônio’, uma viagem pelo prédio do CCBB, estão disponíveis na bilheteria física e no site bb.com.br/cultura. O ponto de encontro é na sala do CCBB Educativo, no 1º andar. E ainda podem ser programadas visitas com acessibilidade, cognitivas e em Libras.

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas é um projeto patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Todas as atrações são gratuitas e acontecem no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, localizado na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro.

Confira abaixo a agenda com as atividades, dias e horários:


CAMPOS DE ARTE

Atividade: Bistrô de Gravura

Local: Térreo

Segunda, quinta e sexta: 11h às 18h; quarta: 11h às 13h; e 15h às 18h

Inspirado nas monotipias de Luiz Zerbini, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas montou um ateliê de gravura no térreo do CCBB. Rolo de massas e outros utensílios de cozinha serão usados para reproduzir imagens, combinando folhas e tecidos para impressão. Na monotipia, como o nome indica (mono = um), cada composição gera apenas uma impressão, que não pode ser repetida, são originais. Os visitantes vão usar materiais entintados e colocados diretamente sobre a prensa, em um processo de impressão parecido com as técnicas da xilogravura ou calcogravura. Que tal criar uma monotipia e levar o trabalho para casa?

 

ATELIÊ ABERTO

LABORATÓRIO DE ARTE

Local: Ateliê Aberto – Sala do Programa Educativo – 1º andar

Sábado e feriado: 15h e 17h; domingo: 11h, 15h e 17h

ARTIR

Atividade: Casa da Moeda – Patrimônio

Classificação: a partir de 5 anos

Já pensou como seria criar a moeda da sua própria cidade? Inspirados na coleção numismática do Banco do Brasil, que pode ser vista na exposição “Do sal ao digital”, no quarto andar, podemos refletir sobre a simbologia do dinheiro no imaginário social e elaborar desenhos para as notas de dinheiro.

Atividade: Cada Coisa em Seu Lugar

Classificação: a partir de 3 anos

Garrafas, pincéis, uma xícara de chá e outros objetos que a princípio parecem não pertencerem à cena em que estão representados fazem parte das composições de Zerbini. O CCBB Educativo – Lugares de Culturas preparou um roteiro investigativo para crianças a partir de 3 anos e seus familiares descobrirem juntos onde estão esses objetos. O ponto de partida será no Ateliê Aberto, onde os pequenos visitantes irão criar uma paisagem com carimbos de objetos cotidianos. A atividade segue na exposição “Luiz Zerbini – Paisagens Ruminadas” em uma visita acompanhada por educadores (opcional).

HORA DO CONTO

Local: Ateliê Aberto – Sala do Programa Educativo – 1º andar
Atividade voltada para famílias

Sábado, domingo e feriado: 14h

Os temas da segunda quinzena do mês de agosto vão abordar os segredos da criação da terra, os elementos da natureza, as florestas e a vida indígena, entre outros.

 

Sumaúma

Duração: 30 min

No coração verde e denso da floresta amazônica, um homem se encontra diante de impasse: ele terá coragem de derrubar a majestosa Sumaúma, conhecida pelos indígenas como a rainha da floresta, para explorar a terra?

 

A Lenda Karajá: a origem do mundo

Duração: 25/30 min

Na tradição ancestral dos Iny-Karajás, Kananciué, o Ser Supremo, é o criador de tudo que existe. Desprovido de origem e eternamente bom, Kananciué moldou a terra, fez surgir rios e lagos, criou as árvores e deu vida ao reino animal. A história do começo do mundo narra a transformação dos Karajás de peixes imortais para seres mortais, guiados pela curiosidade e atraídos por um mundo de beleza, onde vivem até hoje.

Onilé

Duração: 20 min

Assim como as obras de Zerbini repousam sobre as telas, todas as paisagens que existem repousam sobre a Terra: o mar, os rios, as matas, as pedreiras… Tudo que é obra da natureza ou invenção dos seres humanos existe sobre o Planeta. Onilé conta a história de como a divindade feminina mais discreta e recatada se tornou a mãe das mães, o abrigo, a casa.

O presente de Guarani

Duração: 20 min

A seca assola a região onde vivem os Tapajós. Os indígenas pedem ajuda a divindade Guaraci, o Sol. E como resposta é enviada uma criança chamada Mani, que traz consigo uma raiz e a solução para o problema de seu povo. Essa história fala de como os Tapajós relacionam a paisagem com o seu modo de viver.

HISTÓRIAS DE MEMÓRIAS – PATRIMÔNIO

Vamos viver experiências a partir da ficção? As histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo.  E por que não vivenciar conceitos das exposições e do Patrimônio do CCBB através da contação de histórias? Histórias da cultura popular e da literatura universal, relacionadas ao patrimônio histórico e artístico do CCBB e da cidade, são apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos.

 

PEQUENAS MÃOS

Atividade: Fábrica de Sons

Local: Ateliê Aberto – Sala do Programa Educativo – 1º andar

Sábado e feriado: 13h

Duração: 30-40 minutos

Classificação: 3 a 7 anos

A “Fábrica de Sons” proporciona ao visitante uma experiência de ritmo e aprendizado. Uma atividade com instrumentos como chocalhos, claves, cocos, reco-recos e objetos sonoros. Na marcação dos educadores as crianças tocam em conjunto como em uma banda. É brincando que as crianças se expressam, descobrem o mundo, se desenvolvem.

PEQUENÍSSIMAS MÃOS

Atividade: Nossas Cores

Local: Ateliê Aberto – Sala do Programa Educativo – 1º andar

Domingo: 13h

Duração: 25 minutos

Classificação: 2 e 3 anos

 

“O mundo colorido / É bem mais divertido / Me ajudem por favor / Dizendo uma cor…”

Quantas cores tem no mundo? Partindo da leitura de uma história, crianças a partir de dois anos e seus pais são convidados a experimentar os efeitos da luz em objetos do dia a dia.


LIVRO VIVO  

Local: Ateliê Aberto – Sala do Programa Educativo – 1º andar

Sábado, domingo e feriado: 16h

– O monstro das cores, de Anna Llenas, trad. Rosana de Mon’Alverne

Com ilustrações que remetem à técnica de colagem e parecem ser coloridas com lápis e giz, relaciona as emoções às cores. Assim, trabalha a associação das cores a outras características de nossas vidas.

– O que é que isso é?, de Alexandre Rampazo

Esse livro trabalha com o invisível e o imaginário, de modo que estimula a investigação de sentidos múltiplos dentro de uma mesma página. Utilizando páginas de acetato vermelho que, ao serem viradas, revelam outras possibilidades para as imagens já apresentadas.

– O que cabe num livro, de Ilan Brenman e Fernando Vilela

O Que Cabe Num Livro? mostra que não há limites nas páginas desse objeto, que pode guardar tudo o que sua imaginação permitir. Feitas de carimbos de borracha, o livro é ilustrado com gravuras coloridas.

–  Da minha janela, de Otávio Junior, ilustração Vanina Starkoff

Com inspiração na exposição ‘Paisagens Ruminadas’ de Luiz Zerbini, contar a história do livro e fazer as paisagens ganharem vida. Trazendo outro formato de livro, através de uma dinâmica prática, as famílias irão se inspirar nas várias paisagens de janelas que são vistas no cotidiano.

PEQUENOS EXPLORADORES11/MARÇO

Local: 5º andar – Biblioteca

Sábado e feriado: 11h

Classificação: 3 a 6 anos

Crianças e seus acompanhantes serão convidados a conhecerem o prédio e a história do CCBB de um modo diferente. Para estimular essa vivência, preparamos um roteiro onde cada espaço visitado guarda um segredo. A viagem começa no quinto andar, onde os participantes buscam na biblioteca uma importante pista que permite acessarem orientações para outras etapas sucessivas, envolvendo bilhetes, baús e mapas, numa verdadeira caça aos segredos do CCBB.

O CCBB Educativo apresenta muitas outras atividades. Confira a programação completa no site bb.com.br/cultura e nas redes sociais. Todas as atividades são gratuitas.

Sobre o Programa CCBB Educativo – Lugares de Culturas

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas parte do princípio da ocupação. Mais que um espaço, é um lugar. Para além da cultura hegemônica reconhece a cultura popular como legítima. Tem como proposta um programa educativo que proporciona o acesso estético, artístico e cultural à programação do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro para todos os públicos. Para tanto, constrói um espaço de criação, troca e discussão para produção de conhecimento crítico, alinhado com a democracia, pluralidade de ideias e valores do CCBB.

O Lugares de Culturas é realizado pela Sapoti Projetos Culturais e oferece visitas mediadas, laboratório de artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para crianças pequenas, encontro com professores e eventos em datas comemorativas. As atividades oferecidas são voltadas para todos os públicos, inteiramente gratuitas em um programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil, que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz.

Sobre o CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo o que você imaginar.

 

PROGRAMAÇÃO DO CCBB EDUCATIVO – LUGARES DE CULTURAS
Segunda quinzena de agosto de 2024

 

Grupo Rio Maracatu

 
Visitas Mediadas  
Luiz Zerbini – Paisagens Ruminadas Segunda e quinta: 16h e 18h

Quarta e sexta: 11h e 16h

Sábado: 18h
Domingo: 10h

 
Primeiro de Março 66 – Arquitetura de Memória Segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo:12h  
Visitas mediadas em Libras*

*Quarta e sábado com intérprete

Segunda e sexta: 11h e 13h

Quarta: 11h

Sábado: 11h e 14h

 
Visitas mediadas cognitivas*
*mediante agendamento via e-mail:
[email protected]
Domingo: 8h  
Visitas Agendadas*

*Agendamento individual ou para grupos de escolas, pessoas com deficiência cognitiva ou intelectual e com interpretação em Libras deve ser feito pelo e-mail: [email protected]

Segunda, quinta e sexta: 9h30, 10h, 14h, 15h e 18h

Quarta: 9h30, 10h e 18h

Sábado e domingo: 9h30

 
Visitas teatralizadas Sexta: 13h  
Caminhos da Memória – Patrimônio*

*Retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Rio uma hora antes

Quarta e sexta:18h

Segunda e quinta: 11h
Sábado: 10h
Domingo: 18h

 

 

 

Ateliê Aberto
Local: Sala do Programa Educativo – Lugares de Culturas – 1º andar

Não é necessário retirar ingresso.

Hora do Conto – Patrimônio Histórias de Memórias Sábado: 14h
Hora do Conto Sábado, domingo e feriado14h
Pequenas mãos – Fábrica de Sons Sábado e feriado: 13h
Pequeníssimas mãos – Nossas Cores  

Domingo: 13h

Pequenos Exploradores Sábado e feriado: 11h
Laboratório de Arte
Casa da Moeda  
(a partir de 5 anos de idade)
Sábado e feriado: 15h e 17h
Laboratório de Arte
Cada Coisa em Seu Lugar 
(a partir de 3 anos de idade)
Domingo: 11h, 15h e 17h
Livro Vivo Sábado, domingo e feriado: 16h
Campos de Arte 
Mobiliário Térreo
Bistrô de Gravura
Segunda, quinta e sexta: 11h às 18h

Quarta: 11h às 13h; e 15h às 18h

 

SERVIÇO
CCBB Educativo – Lugares de Culturas
Local
: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail[email protected]
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: bb.com.br/cultura
CCBB nas redes sociais: x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj | tiktok.com@ccbbcultura

Para mais informações sobre os dias e horários de todas as atividades, consulte o site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo