A Escola de Samba Unidos de Cosmos divulou a sinopse do enredo que apresentará no carnaval 2019: “O NORDESTE QUE NINGUÉM VIU! DO GELO EMERGIU O TESOURO DO BRASIL”, em desenvolvimento pelo carnavalesco Alex Porfírio.
A agremiação será a 9ª a desfilar pela Série D, da LIESB, na Intendente Magalhães, no domingo de carnaval (03/03/2019).
Confira.
GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DE COSMOS – CARNAVAL 2019
ENREDO: O NORDESTE QUE NINGUÉM VIU! DO GELO EMERGIU O TESOURO DO BRASIL
Carnavalesco: Alex Porfírio
Historiadora: Maria Luiza Kassab
Autores do Enredo: Direção de Carnaval
SINOPSE
Cosmos apresentará um Nordeste que, além da sua riqueza cultural, abriga o santuário da pré-história brasileira. A região se transformou no tesouro do Brasil pelo seu destaque na economia, cultura, energias renováveis, gastronomia e belezas naturais magistrais.
A Serra da Capivara no Piauí possui uma galeria de pintura rupestre, a maior da América Latina, que traz vestígios do homo sapiens de 60.000 anos, culminando com a teoria que o nordeste tenha emergido do mar na era glacial, porém o calor do povo nordestino fez com que o mar se transformasse em uma grande região repleta de emoção.
Ainda desconhecida pela maioria das pessoas, o Nordeste também apresenta uma imensa área de Mata Atlântica com biodiversidade única.
Nordeste verde, Nordeste de turismo ecológico que nos presenteia com parques, reservas e serras. Região com diversidades naturais, culturais e religiosas. Terra abençoada, de gente misturada: os representantes do Brasil.
Um dos principais fundadores da nossa agremiação, Oswaldo Augusto Albuquerque, é pernambucano, cabra macho, do estado do frevo e do Lampião.
E a Bahia? Axé! Onde nossa história começou e o índio aos portugueses encantou. Terra de louvores, orixás, muita fé e seu famoso acarajé. O Olodum e a ginga da capoeira causam grande comoção.
Ceará da devoção do Padre Cícero e das rendeiras, suas rendas já viraram até produto de exportação.
Currais Novos, no Rio Grande do Norte, é destaque na mineração. Viva o ouro brasileiro e o povo potiguar que festeja o “Carnatal” o maior bloco de rua do planeta com sua micareta eclética musical e ainda tem belas praias de beleza sem igual.
No extremo noroeste da região, encontramos o Maranhão a “Jamaica brasileira” com muito reggae em suas radiolas, paredes de caixas de som com até 40 caixas arrastadas por um caminhão. Quem curte o reggae, também curte o bumba-meu-boi com tradição.
Sergipe, o pequeno estado do país, possui grande qualidade de vida na capital e é exemplo nacional em deslocamento urbano com suas ciclovias, mas que precisam de conservação.
O estado possui a maior taxa de homicídios do Brasil, contudo através da fé dos sergipanos, de maioria católica, essa estatística terá reversão.
O Quilombo dos Palmares em Alagoas foi uma forma de rebelião contra as atrocidades da escravidão. Viva Zumbi dos Palmares, símbolo da libertação!!!
Paraíba berço de poeta e escritores, no passado foi palco de batalha dos índios potiguares que se aliaram aos holandeses contra os portugueses. Passado violento foi deixado para trás, os paraibanos enaltecem a praia do Amor e celebram o maior São João.
Nordeste da seca, Nordeste da mineração, Nordeste da devoção, região que clama por atenção para diminuir o contraste entre a população.
Parabéns ao povo nordestino pela garra e determinação, Cosmos, com orgulho, contará sua história e tradição.