Ícone do site Caminhos do Rio

Clarice Lispector é o enredo da Tradição para o Carnaval 2021

De volta à Série A do Carnaval do Rio de Janeiro, a Escola de Samba Tradição irá contar a vida e obra de uma das mais emblemáticas representantes da literatura brasileira: Clarice Lispector.

Nascida na Ucrânia, naturalizada no Brasil, com infância em Pernambuco e vida estabelecida no Rio de Janeiro, Clarice tornou-se, com sua intensidade e habilidade ímpar com as palavras, uma das nossas maiores representantes literárias, reconhecida internacionalmente por sua obra.

O enredo, de nome “Clarice”, de autoria do carnavalesco e artista plástico Leandro Valente, tem significado singular para a presidente da azul e branca de campinho, Raphaela Nascimento.

“Que honra poder levar a intensidade e o amor de Clarice Lispector para a Sapucaí em 2021. Para mim é um momento singular. Poder brindar o público na Avenida com uma história tão visceral e nossa. Brasileiríssima! Quando escolhemos o enredo, minha equipe e eu ficamos extremamente emocionados. Será a terceira vez que, na minha gestão, iremos homenagear e aplaudir a história de uma mulher. Essa representatividade é importante demais na minha trajetória de defensora dos direitos das mulheres e de valorização. Clarice foi e é um ícone! Faremos toda sua narrativa brilhar na Sapucaí”, garantiu a presidente.

Segundo o carnavalesco do Condor, Leandro Valente, que está de volta ao Carnaval e a agremiação depois de cinco carnavais consecutivos na azul e branco, falar de Clarice é uma mistura de prazer e muita responsabilidade.

“Sou fã de sua obra desde muito jovem. Um apaixonado declarado por Clarice Lispector. Estou extremamente honrado em poder levar esse enredo no retorno da Tradição para a Série A. Uma escola que tenho total liberdade artística, lugar que considero minha segunda casa e, principalmente, agremiação que a presidente Raphaela faz questão de participar de cada etapa. Isso é raro no Carnaval. Ela conhece tudo, cada detalhe e faz muito a diferença. É uma mistura de prazer, emoção e responsabilidade enorme narrar esse ícone da literatura brasileira e do mundo”, salientou.

A Tradição, campeã pela liga LIVRES, começou seus trabalhos logo após o término do Carnaval passado. Nos bastidores, renovou equipe e fez contratações estratégicas para seu grande retorno à Marques de Sapucaí.

Em virtude dos acontecimentos mundiais, prorrogou suas atividades e a divulgação dos nomes e enredo, respeitando o momento no qual passa o país e o planeta. Porém, depois de algumas reuniões em modo operacional virtual, decidiu lançar sua equipe e enredo para poder, de alguma forma, colaborar com a cultura nacional e manter ativa a esperança em dias e meses melhores. Para a presidente Raphaela, o momento é de união.

“Vivemos uma pandemia e, por isso, todas as nossas atividades presenciais estão suspensas de forma temporária. Mas não paramos nossos trabalhos em nenhum momento. Mesmo de forma virtual, nossa equipe está ativa e atuante no projeto 2021. É um momento de união e também nossa forma de colaborar com a maior manifestação cultural desse país que é o desfile das escolas de samba. Acreditamos que arte sempre foi a maior forma de resistência e iremos, juntos, resistir e superar tudo isso. E quando tudo passar, estaremos prontos para brindar o público com o nosso melhor: com arte, cultura, magia, brilho, confetes e serpentinas. Nosso povo merece! Salve o Carnaval! Salve o povo! E salve Clarice!”, disse Raphaela Nascimento.

Sair da versão mobile