Ícone do site Caminhos do Rio

A Avant-Première do Cacique de Ramos no Ensaio de Rua para o Carnaval Histórico de 2025

A tribo do samba se prepara para mais um carnaval que ficará na história. O tema de 2025 reverencia a força cultural e a trajetória de resistência que transformaram o Cacique de Ramos em Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. “O Cacique é show. Identidade e Resistência do Samba!” ressalta a importância de preservar a tradição, celebrando a contribuição fundamental do Cacique à história do samba e à folia carioca.

No próximo sábado, 11 de janeiro, às 17h, a Rua Antônio Rêgo será tomada pelo som inconfundível da Bateria Tamarindo de Ouro, que marcará o primeiro compasso do Cacique de Ramos para o Carnaval 2025. Sob a batuta do mestre Xula, a bateria será formada por 270 ritmistas, sendo 65% mulheres em todos os naipes, incluindo a direção de bateria, que conta com duas lideranças femininas. Com bossas criadas especialmente para o desfile, a bateria promete valorizar os sambas antigos do bloco sem perder a essência que conquistou gerações.

O repertório do ensaio inclui clássicos como “Chinelo Novo,” “Coisinha do Pai,” ” Nos Calor dos Salões”, “Samba de Arerê,” “Caciqueando,” “Água na Boca” e “Vou Festejar! Sou Cacique, Sou Mangueira,” samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira de 2012, entre outros sucessos que exaltam os artistas que surgiram do Cacique de Ramos. À frente do Carro de Som estará Júnior Nova Geração, acompanhado por Margarete Mendes, Mariano Maia, Ribeirinho e Eduardo Leme, que darão voz ao canto da tribo do samba. “Reservamos algumas surpresas para o ensaio e, claro, homenagens ao Cacique Maior”, afirmou Júnior Nova Geração, intérprete oficial do Cacique de Ramos.

O ensaio contará com as Alas Reunidas, a Diretoria de Ouro, a Corte do Carnaval do bloco e o bailado da porta-estandarte, compondo um espetáculo que vai emocionar o público e celebrar a união da família caciqueana. Segundo o administrador do Cacique de Ramos, Márcio Nascimento, o ensaio é a realização de mais um sonho do Presidente. “Reunir os componentes com os foliões que acompanham o bloco na maratona de desfiles nesses 64 anos é uma alegria. E, como diria meu sogro, Bira Presidente, é uma alegria incontida, algo que precisa ser extravasado para ajustar todos os detalhes desse desfile tão aguardado”, revela Nascimento, parafraseando o Cacique Maior, que sempre destaca a importância de viver plenamente o momento da folia.

Bira Presidente, o Cacique Maior, abençoará o evento, reforçando a importância da tradição e da resistência cultural do bloco.

Este ensaio será uma avant-première para os três dias de desfile que acontecerão na Avenida Chile durante o Carnaval 2025.

Serviço:
Data: Sábado, 11 de janeiro de 2025
Horário: 17h
Local: Rua Antônio Rêgo – Olaria, Rio de Janeiro

Sair da versão mobile