Entre os dias 22 e 28 de setembro, o carnaval fluminense ganhará as ruas colombianas e será tema de palestras em duas cidades do país vizinho: San Juan del Pasto e Mocoa. O Instituto MentoresHub – Associação da Economia Criativa do Brasil vai realizar seminários, oficinas, trocas de saberes e rodadas de negócios, promovendo a internacionalização da produção artística. A ação foi contemplada no edital Ano Rio-Colômbia e conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj).
“Se em 2023, a cultura fluminense tomou conta das ruas, praças e instituições de Madri, com uma expedição que levou 110 artistas e garantiu 30 ativações em um mês, desta vez, a missão internacional está sendo ainda maior. Começamos as ativações em solo colombiano no mês de agosto, com o objetivo de promover um grande encontro destinado à troca de experiências, através de um diálogo que transcende fronteiras e abre portas para os artistas e instituições que produzem cultura”, explica a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
A celebração “El Carnaval de Negros y Blancos” foi declarada Patrimônio Cultural da Nação em 2022. A festividade, que acontece em janeiro, em San Juan del Pasto, cidade localizada no sudoeste da Colômbia, representa a identidade e riqueza do povo latino e
atrai um grande número de turistas de todos os cantos do país e do exterior.
“Nossas primeiras ações serão na cidade de San Juan del Pasto, levando potentes profissionais da indústria criativa. A partir do dia 26, iremos atuar na cidade de Mocoa, levando nossa energia, conhecimento e alegria. A Colômbia é um grande mercado e os festivais são uma porta de entrada fantástica para os artistas. Vamos expandir oportunidades divulgando nossas produções e criando pontes para o futuro”, ressalta Marcelo Caldas, produtor executivo do Instituto MentoresHub.
Biografia dos artistas
Renato Figueiredo: Carnavalesco, diretor artístico, designer, figurinista, desenhista, e pesquisador de carnaval. Sua trajetória inclui contribuições para prestigiadas escolas de samba, como Beija-Flor e Portela. Renato já faturou quatro títulos de campeão do carnaval.
Fábio Fabato: Jornalista, escritor e pesquisador de cultura popular. Trabalha há 15 anos na área de comunicação da Finep. Além disso, também atuou como enredista de diferentes desfiles de carnaval, como o que homenageou a cantora Elza Soares (Mocidade Independente em 2020).
Leonardo Bessa: Compositor, cantor, músico, produtor cultural e sambista carioca. Já produziu diversos CDs de samba-enredo das escolas do grupo de acesso do Rio de Janeiro e também produziu as gravações do CD da Liga das Escolas de Samba dos Grupos A e B. Trabalha atualmente como supervisor de áudio da Sapucaí e é diretor musical do Botequim Cidade do Samba.
Egili Oliveira: Atriz formada em artes cênicas pela Oficina de Atores, professora de afro-samba formada pela Companhia de Danças Afro e Contemporânea, empreendedora e produtora cultural. Foi destaque performático da Unidos da Viradouro, de Niterói, atual campeã do Grupo Especial do carnaval carioca.
Valdo Lima: Com passagens por Escolas de Samba como Estácio de Sá, Inocentes de Belford Roxo, Império Serrano, União da Ilha do Governador, Acadêmicos do Cubango, Unidos do Porto da Pedra, entre muitas, exerceu diversas funções, como: enredista, aderecista, diretor de carnaval, diretor de harmonia e carnavalesco.
Programação – San Juan
22/09
. 11h às 12h – Mesa de apresentação
. 14h às 15h – Oficina com Renato Figueiredo: carros e elementos alegóricos do carnaval
. 15h30 às 18h – Oficina com Renato Figueiredo: parte histórica, conceitual, artística, planejamento e concepção
23/09
. 10h às 11h – Palestra com Fabio Fabato: indústria multicultural e seus impactos
. 14h às 15h – Palestra com Leonardo Bessa: da composição ao samba-enredo
. 15h30 às 18h – Oficina com Renato Figueiredo: carnaval na prática; conceitos e ações para produção
24/09
. 10h às 11h – Palestra com Egili Oliveira: coreografias de sucesso com auxílio de vídeos
. 11h às 12h – Palestra com Valdo lima: a história e evolução das fantasias
. 14h às 15h – Oficina com Valdo Lima: fantasia e chapelaria do carnaval – confecção
. 15h30 às 18h – Oficina com Valdo Lima: fantasia e chapelaria do carnaval – finalização e apresentação
25/09
. 10h às 12h – Oficina com Leonardo Bessa: constrindo um samba-enredo do zero
. 14h às 15h – Oficina com Egili Oliveira: dança afro, a origem; treinamento de passista
. 15h30 às 18h – Oficina com Egili Oliveira: coreografia para comissão de frente
Programação – Mocoa
26/09
. 8h às 10h – Oficina com Egili Oliveira: ança afro, a origem; treinamento de passista
. 10h30 às 12h30 – Oficina com Renato Figueiredo: parte histórica, conceitual, artística, planejamento e concepção
27/09
. 8h às 10h – Palestra com Leonardo Bessa: da composição ao samba-enredo
. 10h30 às 12h30 – Oficina com Renato Figueiredo: carnaval na prática; conceitos e ações para produção
28/09
. 8h às 10h – Oficina com Valdo Lima: fantasia e chapelaria do carnaval – confecção
. 10h30 às 12h30 – Oficina com Valdo Lima: fantasia e chapelaria do carnaval – finalização e apresentação
Sobre o edital Rio-Colômbia
Com investimento total de R$ 3,45 milhões, a chamada pública Ano Rio-Colômbia apresenta a segunda edição do festival ¡Hola Rio!, que teve início no dia 14/8 e percorre sete cidades do país vizinho. O evento conta com mais de 30 apresentações de teatro, dança, música, artes visuais e ações formativas, além da presença de importantes nomes, como Mart’nália, Paulinho Moska e Cia de Dança Carlinhos de Jesus.
O ¡Hola Rio! promete criar pontes culturais entre Brasil e Colômbia e transportar a riqueza da produção artística do Estado do Rio de Janeiro. Mais de 200 artistas, gestores, produtores e técnicos brasileiros participarão desta celebração da diversidade das artes e da cultura. A ideia é que o evento seja uma porta de entrada para intercâmbios de conhecimento e trocas internacionais, oferecendo visibilidade para o potencial criativo do Rio de Janeiro, ampliando os mercados da economia criativa.
A temporada 2024 é realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital Ano Rio-Colômbia. Tem produção executiva da Jerimum Ideias e apoio institucional da Solucionart, da Quitanda Soluções Criativas e do Ano Brasil Colômbia.