Campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo” mobiliza unidades do Sesc RJ

0
244

O Sesc RJ inicia, na próxima quarta-feira (06/03), uma programação alinhada à campanha nacional “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”, que mobiliza organizações públicas e privadas e a sociedade civil em torno ações concretas para enfrentamento a discriminação e a conscientização sobre a luta antirracista. As atividades gratuitas vão acontecer em unidades da capital (Tijuca, Ramos e Madureira) e no Sesc Teresópolis, na Região Serrana. 

Em sua oitava edição, a campanha será realizada até 21 de março, Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi instituída pela ONU em memória às vítimas do massacre de Shaperville, na África do Sul, onde, em 21 de março 1960, 69 pessoas foram assassinadas e 186 ficaram feridas por forças policiais em protestos contra o apartheid, que dividia a sociedade sul-africana pela cor da pele. Na África do Sul, desde então, a data é considerada feriado nacional. 

O Sesc RJ aderiu à campanha em 2018, por meio de uma iniciativa e de proposições da unidade de Madureira. De lá para cá, a cada ano, a campanha compõe a pauta de atividades da Gerência de Educação da instituição, que tem, entre seus propósitos, atuar junto à luta antirracista e no combate à discriminação, mobilizando diferentes públicos e contribuindo para a promoção do bem-estar social. 

Diversas atividades gratuitas serão promovidas pelas unidades no período. Na Tijuca e em Teresópolis, haverá ciclo de palestras sobre o impacto da colonização e o protagonismo feminino negro. Em Ramos, uma exposição de fotocolagens digitais com estética afrofuturista será apresentada ao público. Já nas unidades de Madureira, serão oferecidas oficinas de afrocolagem, bonecas abayomi e marcador de página, além de contação de histórias. Veja os detalhes abaixo.     

 

Programação:

Sesc Ramos

 

– Exposição “Passado e presente na construção de futuros negros”

Exposição composta por material audiovisual e impressão das fotocolagens digitais com estética afrofuturista, tem o objetivo de dar visibilidade e provocar reflexões sobre os espaços que pessoas negras ocupam e deveriam ocupar em nossa sociedade, levando em conta o processo histórico do país, a escravização e as políticas públicas de reparação e inclusão implementadas, mostrando que um futuro artístico e acadêmico para estas pessoas é possível.

 

Data: 06 a 31/03 (quarta a domingo)

Horário: 10h às 16h

Local: Espaço ACT – Sesc Ramos

Gratuito

 

Sesc Teresópolis

 

– Mulheres, ciência e educação

Palestras com mulheres cientistas negras dialogando sobre a importância do protagonismo feminino e negro na ciência através da educação, levando os participantes a refletirem sobre a posição da mulher na sociedade brasileira.

 

Data: 7, 14, 21 e 28/03

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Local: Teatro Sesc Teresópolis

Gratuito

 

Sesc Tijuca

 

– Descolonizando o conhecimento

Ciclo de palestras que propõe a acolher antigos e novas questões relacionadas ao impacto da colonização, colonialidade e racismo no mundo. Dividido em tópicos sob os quais, de forma acumulativa poderemos ter uma leitura circular e integrada, pensaremos nas dimensões afetadas pela violência colonial, mas também nas respostas já elaboradas para a reconstrução individual e coletiva das identidades dominada.

 

Data: 12, 14, 19 e 21/03

Horário: 18h30, às 21h

Local: Espaço ACT – Sesc Tijuca

Gratuito

 

Sesc Madureira

 

– História árvore de baobá: fonte de resistência ancestral

Contação de história apresenta ao público a importância da árvore de baobá enquanto representação da preservação da memória ancestral dos povos africanos. A visita mediada apresenta ao público a instalação do artista plástico Davi Lourenço em formato de árvore de baobá, símbolo sagrado para os povos africanos e importante fonte de resistência ancestral.

 

Data: 15 e 20/03

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Local: Sesc Madureira

Gratuito

 

– Oficina marcador de página árvore de baobá

A partir da vista medida à instalação artística Árvore de Baobá, a oficina permitirá ao público a confecção de marcadores de páginas em formato de árvore de baobá enquanto ferramenta de incentivo à leitura e a literatura antirracista.

 

Data: 15/03

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Local: Sesc Madureira

Gratuito

 

Sesc Madureira II (Shopping dos Peixinhos)

 

Tecnologias negras – oficina de afrocolagem

Oficina na qual os participantes ressignificam narrativas a partir de imagens e elementos da cultura afro e indígena buscando elementos que carregam e trazem em si a ancestralidade, os jeitos, formas de fazer, seu transitar no mundo e onde se encontram.

 

Data: 13, 14 e 15/03

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Local: Sesc Madureira II – Shopping dos Peixinhos

Gratuito

 

Tecnologia, saberes e fazeres ancestrais: bonecas abayomi

Mais do que simples bonecas de pano, as abayomis (“encontro precioso”, na língua Yorubá) evocam tradição e história ligadas à cultura africana.

 

Data: 13, 14 e 15/03

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Local: Sesc Madureira II – Shopping dos Peixinhos

Gratuito