A história do líder negro João Cândido será contada ao ar livre na Praça Mauá, no dia 12/11, domingo, às 16h, através da apresentação da “Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades” com o espetáculo “Chegança do Almirante Negro na Pequena África”. A dramaturgia em cordel é inspirada no episódio da Revolta da Chibata (22/11/1910 – 26/11/1910). A direção artística é de Ligia Veiga.
A Revolta da Chibata aconteceu após a punição a um marujo de nome Marcelino. Os companheiros rebelaram-se e tomaram o controle de quatro embarcações da Marinha brasileira: Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Deodoro. Os marujos revoltosos exigiam do governo o fim dos castigos físicos, caso contrário a capital seria bombardeada. A liderança desse motim foi realizada por João Cândido, o “Almirante Negro”.
“Chegança do Almirante Negro na Pequena África” é um auto popular que revela aos brasileiros parte essencial de sua memória e identidade. Com elenco de 23 nomes entre atores, dançarinos e músicos sobre pernas de pau, a encenação reforça o aspecto arquetípico dos personagens. A trilha sonora sendo tocada ao vivo, referenciada nos folguedos populares, é composta especialmente para o espetáculo, seguindo uma linha de pesquisa baseada em melodias e ritmos do auto popular brasileiro: cheganças e marujadas.
Já quase fechando 2023, a diretora vê neste ano da conquista do 33º Prêmio Shell de Teatro, na categoria “Energia que vem da Gente”, um grande incentivo ao calendário cultural da Companhia, que trabalha com as linguagens da cena contemporânea. Tudo relacionado aos universos das artes cênicas e dos festejos, do rito e do mito, do sagrado e do profano. “O prêmio é um reconhecimento importante para quem trabalha com arte pública no Brasil, para quem produz espetáculo sobre a vida de nomes da nossa História como João Cândido em plena praça para o povo” – diz Ligia.
CHEGANÇA DO ALMIRANTE NEGRO NA PEQUENA ÁFRICA
Criação e direção artística: Ligia Veiga/ Direção de arte: Helio Eichbauer/ Cenografia: Emily Pirmez/ Assistente de direção: Mafalda Pequenino/ Preparação Corporal: Marilia Felippe/ Texto em cordel: Edmilson Santini/ Figurino: Caetana Dias e Domingos Alcântara/ Assessoria de imprensa: Clóvis Corrêa/ Gestão de projeto: Marina França/ Produção local: Marcos Alpive/ Produção e Realização: Cia de Mystérios.
Elenco: Alexandre Mendonça/ Aline Figueiredo/ Allyson Amaral/ Camilla Costa/ Carlos Santo/ Dicoklen Brito/ Edmilson Santini/ Elan Barreto/ Heglan Moura/ Joelson Gusson/ Jorge Freire/ Lelena Anhaia/ Ligia Veiga/ Mafalda Pequenino/ Maksin de Oliveira/ Marcelo Valentin/ Marília Felippe/ Pedro Lima/ Pedro Vidal// Ricardo Romão/ Rodrigo Maré/Thiagô Queiroz/ Verônica Pereira / Banda Gigantes da Lira.
O “Calendário Cultural da “Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades” é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Comprometida com a memória dos saberes ancestrais de um território em disputa, a Companhia está sediada desde 2007 na Gamboa, ocupando durante o ano as ruas e praças com espetáculos, intervenções, cortejos, procissões, cheganças. “Junto aos alunos, comunidade e artistas locais criamos os Autos de Resistência, Óperas Populares, Autos de Natal, desfiles de carnaval e tantas outras ações”.
A Companhia é dedicada à pesquisa e à criação de um teatro praticado nas ruas, praças e espaços alternativos. Seus espetáculos, com coreografias em pernas de pau e música ao vivo, são inspirados nos antigos atores populares, inscrevendo-se como “Ópera Popular”, afirmando o Teatro de Rua como importante veículo de intervenção urbana e transformação.
As ações do Calendário Cultural visam manter o trabalho coletivo praticado nas ruas, resinificando a potência da arte pública na cidade. Ao mesmo tempo, contribuem para o reconhecimento e a importância das políticas públicas voltadas às produções artístico-culturais de rua, garantindo o direito da população em geral à fruição das artes em espaços públicos.
Todas as atividades são gratuitas, apresentadas em ruas e praças, tornando acessível ao público em geral e, ao mesmo tempo, fomentando as atividades artístico-culturais junto à cidade e à comunidade local.
PROGRAMAÇÃO
12 NOV – CHEGANÇA DO ALMIRANTE NEGRO
Praça Mauá
17 DEZ – AUTO DO BELO AMOR
Praça da Harmonia – Rio de Janeiro
Mais informações: @ciademysterios
Serviço:
TEATRO
Dia: 12/11, domingo, às 16 horas
Chegança do Almirante Negro na Pequena África
Criação e direção artística: Ligia Veiga
Dramaturgia: Edmilson Santini
Peça com dramaturgia em cordel inspirada no episódio da Revolta da Chibata e seu líder João Cândido.
Elenco: 23 nomes entre atores, dançarinos e músicos
Participação: Banda Gigantes da Lira
Praça Mauá (Centro)
Duração: 80 minutos
Classificação etária: livre