Blue Note Rio recebe homenagem a Sivuca, Osmar Milito, e shows com Rodrigo Suricato, Nico Rezende, Zé Paulo Becker, entre outros

0
15

A programação da semana do Blue Note Rio começa com o show de lançamento do CD “VIVA SIVUCA”, na terça-feira, dia 15/10, com da pianista, cantora e compositora Claudia Castelo Branco. Elaborado para levar ao público a diversidade e grandiosidade da obra de um dos maiores compositores brasileiros, o show apresenta uma formação inusitada, apenas de piano & voz, percussão e baixo. A intenção do show é mostrar a liberdade com que Sivuca transitava pelos mais diversos estilos brasileiros, desde o choro, samba, bossa-nova, até o consagrado forró.

No Quartas de Bossa, Luana Mallet e José Arimatéa farão uma homenagem ao grande pianista de jazz Osmar Milito, que faleceu dia 23 de  setembro, aos 86 anos. Osmar fundou, junto com a casa, o Quartas de Bossa. Às 22h30, Marcos Ariel toca Tom Jobim.  

Na quinta, dia 17/10, é a vez do violonista Zé Paulo Becker violonista se apresentar com sua banda, o Semente Chorojazz, formada por Dudu Oliveira – sax/flauta Cassius Theperson – bateria e Rodrigo Villa-baixo. O repertório conta com clássicos da MPB como Berimbau de Baden Powell e Feira de Mangaio de Sivuca além de composições autorais de Zé Paulo Becker. O show traz o espírito das noites instrumentais da Lapa, onde Becker tocou durante 20 anos semanalmente no icônico Bar Semente.

Ainda na quinta, Rodrigo Suricato, vencedor do Grammy latino e atual vocalista do Barão Vermelho, homenageia suas origens no blues e no rock em “The Blues Rock Experience” com um time de músicos de primeira com André Carvalho na Bateria, Cesar Lago no baixo e Marcio Loureiro no piano rhodes e hammond, às 22h30. 

Na sexta, dia 18/10, às 20h, a cantora italiana, Mafalda Minnozzi, apresenta o show “Amore e Passione in Bossa & Jazz”. Às 22h30 a banda Black Monkees vai cantar sucessos das bandas Beatles, Stones e Oasis. No sábado, dia 19. Evinha & Gerard Gambus: “Uma Voz, Um Piano”. Ainda no sábado às 22h30, o cantor e compositor e arranjador Nico Rezende celebra seus 40 anos de carreira com o show “Primeira Vez”, título do seu novo álbum, o 1º álbum autoral depois de 12 anos. No repertório, interpreta seus grandes sucessos gravados por ele e por nomes como: Zizi Possi (“Perigo”), Ritchie (“Transas”), Jorge Vercillo (Signos de Ar) entre outros. Dia 20, o cantor e violoncelista Lui Coimbra apresenta o show de seu novo álbum, “Roda-Flor”, no Domingos Musicais.  

Além dos shows, a curadoria artística, que é referência no meio musical, lançou em agosto o selo Terças de Jazz, uma noite semanal dedicada única e exclusivamente ao estilo musical que nasceu no final do século XIX e até hoje conquista fãs pelo mundo inteiro.  E tem ainda o Quartas de Bossa. Com o objetivo de revitalizar a bossa nova, tesouro cultural do Rio de Janeiro. Por meio da interpretação de temas clássicos e conhecidos pelo público, proporcionando uma imersão envolvente nas sonoridades do gênero musical brasileiro, dividindo sempre o palco com novos rostos e grandes artistas. 

O Blue Note Rio conta com um exclusivo Piano Bar no primeiro andar, com capacidade para 140 pessoas e apresentações onde os clientes podem jantar, ouvir música ambiente e usufruir dos espaços sem a necessidade de pagar ingresso. Neste mesmo espaço, a casa acaba de lançar o “Bossa Nova Brunch”, oferecido todo domingo, das 11h às 16h. O Brunch mescla o melhor de um bom café da manhã prolongado com itens especiais que estariam numa mesa de almoço, podendo ainda  incluir em cena um bom drink ou uma taça de vinho. Para completar o ‘evento’, um trio musical comanda três sets do melhor da Bossa Nova, estilo musical emblemático na cidade. Aos sábados, a programação diurna conta com a Feijoada Raiz, com samba e buffet exclusivo, onde os clientes podem saborear um delicioso prato típico na área externa, no Calçadão, ainda mais perto do mar de Copacabana. 


Programação

15/10

20h: VIVA SIVUCA – CLAUDIA CASTELO BRANCO TRIO

16/10

20h: QUARTAS DE BOSSA NOVA | TRIBUTO A OSMAR MILITO POR LUANA MALLET, JOSÉ ARIMATÉA & BANDA

22h30: QUARTAS DE BOSSA NOVA | MARCOS ARIEL – PIANO COM TOM JOBIM

17/10

20h: ZÉ PAULO BECKER & SEMENTE CHOROJAZZ – NOITES DA LAPA 

22h30: RODRIGO SURICATO ROCK BLUES EXPERIENCE

18/10

20h: MAFALDA MINNOZZI – AMORE E PASSIONE IN BOSSA & JAZZ

22h30: BLACK MONKEES – BEATLES x STONES

19/10

20h: EVINHA & GÉRARD GAMBUS – UMA VOZ, UM PIANO

22h30: NICO REZENDE – LANÇAMENTO DO ÁLBUM “PRIMEIRA VEZ”

20/10

19h: DOMINGOS MUSICAIS | LUI COIMBRA – RODA-FLOR


BLUE NOTE RIO

O Blue Note Rio ocupa um espaço com aproximadamente 700 m², sendo dividido em três ambientes: Calçadão, na área externa, em pleno calçadão de Copacabana, com capacidade para 110 lugares; Piano Bar, no primeiro piso, com 140 lugares; Palco, no segundo andar, com capacidade para 200 pessoas, espaço onde acontecem os shows e também conta com uma varanda. No Calçadão e no Piano Bar os clientes podem jantar, ouvir música ambiente e usufruir dos espaços sem a necessidade de pagar ingresso.  

A franquia chegou ao Brasil através do empresário Luiz Calainho. No time de patrocinadores estão as cervejarias Heineken e Blue Moon, o Hotel Fairmont, além do patrocínio master da Porto Bank.


A MARCA BLUE NOTE

Inaugurado em 1981 em Nova York pelo proprietário e fundador Danny Bensusan, o Blue Note possui filiais no Havaí, Califórnia, Japão (Tóquio), Itália (Milão) e China (Pequim e Xangai). A noite de estreia, em 30 de setembro, contou com o Nat Adderley Quintet. Logo, o lugar se estabeleceu como a principal casa de shows da cidade, já tendo recebido nomes como Ray Charles, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Carmen McRae, Lionel Hampton, Oscar Peterson, Chick Corea, Keith Jarrett e muitos outros.


BLUE NOTE RIO

Endereço: Av. Atlântica, 1910 – Copacabana – Rio de Janeiro 

Ingressos: https://bluenoterio.com.br/shows/