A música é a única arte cujo conteúdo é invisível. O objetivo desse curso é o de oferecer a leigos a forma que sustenta o Conteúdo de cada obra, por meio de um método que lhes dará a experiência de uma nova e inteligente audição musical, capaz de fazer com que o aluno compreenda o pensamento musical do compositor, ao conseguir identificar e reconhecer as principais ideias, padrões e organização da música em sua estrutura.
Este curso investe na formação de novas plateias de todas as idades, voltando-se para os que querem compreender a linguagem da chamada ‘música clássica’ em seu próprio discurso. Sua proposta é a de apresentar o método de uma audição musical inteligente não só para leigos, mas também para estudantes e professores de música, por meio do reconhecimento das principais ideias musicais, padrões e partes internas e externas da obra em sua estrutura. Nele, vida, época e estilo do compositor serão igualmente abordados.
Maestro Ricardo Rocha
Ricardo Rocha é atualmente um dos regentes mais renomados do Brasil. Pós-graduado pela Escola Superior de Música da Universidade de Karlsruhe como Kapellmeister (Maestro de ópera e concertos sinfônicos), o mais alto título em Regência em países de língua alemã, é também mestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na Alemanha, ao longo de 11 anos, criou o ciclo “Brasilianische Musik im Konzert” para a difusão da música de concerto brasileira, à frente de orquestras como a Sinfônica de Bamberg, as Filarmônicas da Turíngia e de Südwestfallen e a Sinfônica de Baden-Baden. Rocha foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (1992-94) e da Orquestra Sinfônica e Coro Estável da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (1994-96), onde também foi professor de Regência. Como convidado, regeu grandes orquestras brasileiras como a OSB, OSTM-SP, OSMG, OPES, OSN-UFF, OSBJ e a OJB -Orquestra Jovem do Brasil, com a qual executou a Nona Sinfonia de Beethoven pelos 20 anos da Queda do Muro de Berlin. É autor dos livros “Regência, uma arte complexa ” (2004) e o atlas “As Nove Sinfonias de Beethoven – uma Análise Estrutural” (2013).
O método
A partir da apresentação de vídeos com grandes orquestras, regentes e solistas, aliado a pranchas gráficas que ‘topografam’ as estruturas musicais, o ouvinte será capacitado a acompanhar o pensamento musical do compositor. A imagem final do agrupamento dessas partes é a configuração visível da estrutura da obra em sua linguagem, o que proporciona a sua compreensão a partir da audição dos seus eventos. O resultado deste método, que vem sendo desenvolvido há 30 anos pelo maestro Ricardo Rocha – e é único no Brasil e no mundo, surpreende por essa experiência de uma audição completamente diferente, promovendo a compreensão de grandes obras orquestrais, como aberturas, sinfonias, concertos solistas e poemas sinfônicos. Como modelo, o estudo das obras abre novas vias de acesso ao entendimento e à fruição estética de obras-primas de grandes compositores, sejam elas instrumentais, em solo ou conjuntos, ou corais, com ou sem orquestra. Por razões de contextualização, o curso também aborda a vida do compositor e o estilo à época de sua composição.
FORMATO
6 encontros de 2h, quartas-feiras, das 19h às 21h
– Oficina I (27/07) –
→ Abertura Clássica: Mozart, A Flauta Mágica;
→ Programática: Wagner, Os Mestres Cantores
→ Concertante: Rimsky- Korsakov: Festival A Grande Páscoa Russa
– Oficina II (03/08) –
→ Sinfonia Clássica Clássica: Mozart, Júpiter, 1º.e 4º.movimentos
→ Romântica: Schubert, Quinta Sinfonia, 2º. e 3º. movimentos
– Oficina III (10/08) –
→ Sinfonia Romântica Tchaikovsky, Quinta Sinfonia, em mi menor, completa (Audição inicial: Chopin, Mazurka opus 17 n. 4)
– Oficina IV (17/08) – Concerto Solista
→ Barroco; Concerto Brandemburguês n.5, Bach.
→ Painel comparado da forma Sonata nos seguintes primeiros movimentos
→ Clássico: Beethoven, Concerto n.3 em dó menor, para Piano e Orquestra
→ Romântico: Dvorák, Concerto n.2 em si menor, para Violoncelo e Orquestra
→ Moderno: Ravel, Concerto para Piano em sol
-Oficina V (24/08) – Poema Sinfônico 1
→ Romântico: – Mussorgsky-Ravel, Quadros de uma Exposição; Sibelius, Finlândia
→ Impressionista: Debussy, L’après-midi d’um faune
– Oficina VI (31/08) – Poema Sinfônico 2
→ Canção da Terra, testamento musical de Mahler.
Serviço:
Curso Formas Musicais
Aulas: quartas-feiras, de 27 de julho a 31 de agosto
Horário: das 19h às 21h.
Local: Baukurs Botafogo – Rua Goethe, 15 – Botafogo – Rio de Janeiro
Valor total: 720,00 reais. (Desconto para as primeiras 12 inscrições: 660,00 reais o curso todo).
Mais informações: Secretaria Baukurs +55 (21) 99411-8480
Redes sociais: @baukurs @cia.bachiana