Ícone do site Caminhos do Rio

Audio Rebel celebra 15 anos de curadoria e destaque na música alternativa com festival online

A Audio Rebel, palco tradicional no Rio de Janeiro e destaque da música alternativa nacional, celebra neste mês de outubro seu 15° aniversário. Impossibilitada de fazer uma festa presencialmente, a casa organizou uma programação especial de debates, lives e um show especial da lenda Jards Macalé com a curadoria que fez desse espaço uma referência. Entre os dias 13 e 15 de outubro, seu canal de YouTube exibirá o festival gratuitamente com possibilidade de apoio voluntário através do aplicativo PicPay.

Localizado no bairro de Botafogo, na Zona Sul da Cidade Maravilhosa, o espaço reúne também estúdios de gravação e ensaio, oficina de instrumentos (luthieria) e loja de música e já recebeu grandes shows que marcaram a história da música alternativa. Muito do que foi construído nesses anos vai ser representado na programação do festival.

O grande destaque será um show de Jards Macalé, que fez uma temporada histórica anos atrás na casa. Com transmissão ao vivo da Rebel no dia 14/10 às 21h, Macalé fará sua primeira live acompanhado por Thomas Harres na bateria e Alberto Continentino no baixo. No show, Jards vai revisitar suas composições essenciais num repertório eclético com bastante espaço para o experimentalismo sobre sua obra, além de canções do premiado álbum “Besta Fera”.

Nos dias 15, 16 e 17, segue uma programação musical pautada pela diversidade, representatividade e pluralidade. Entre os destaques, Domenico Lancellotti, Verónica Decide Morrer, Jonas Sá + Thiago Nassif, Folakemi, Thami e Shaneihu Yawanawá, em uma curadoria assinada pelos também artistas Mihay, Katia Jorgensen e Luciane Dom.

Além dos shows, serão realizadas três mesas de conversas com músicos, produtores culturais, educadores, pesquisadores (de dentro e de fora da academia) e especialistas em políticas públicas para Cultura. No primeiro dia de festival, o foco girará em torno das políticas de valorização e ações práticas com exemplos locais. No segundo, sobre o espaço da música independente dentro de todo espectro da música no Brasil. No último dia, serão debatidas previsões da retomada do mercado musical independente pós-pandemia.

A programação completa pode ser conferida abaixo e os shows serão realizados em www.youtube.com/audiorebelrio.


Serviço:

Festival Audio Rebel 15 anos

Onde: www.youtube.com/audiorebelrio

Preço: gratuito com contribuição voluntária em https://app.picpay.com/user/audiorebel/


DATA: 13/10 (terça-feira)

Horário: 19h


Debate: Cultura continuada: políticas e poéticas, com Miguel Jost, Deise Santos, Edbrass, Guitinho da Xambá e Juci Reis

Mediador: Pedro Azevedo


DATA: 14/10 (terça-feira)

Horário: 19h

Debate: (In)dependência: não é de hoje que falta espaço, com Fred Coelho, Jards Macalé, Jô Hallak, Ana Frango Elétrico, Negro Leo e Caçapa

Mediadora: Mariana Mansur


DATA: 14/10 (terça-feira)

Horário: 21h

Show: Jards Macalé


DATA: 15/10 (quarta-feira)

18h Shaneihu Yawanawá

19h Adil Franco

20h Diogo Bueno (da Rebel)

21h Bethi Albano

22h Bora Ribeira


DATA: 16/10 (quinta-feira)

18h Pedro Guinu

19h Folakemi

20h Jonas Sá/Thiago Nassif

21h Dona Iracema

22h Verónica Decide Morrer


DATA: 17/10 (sexta-feira)

17h Domenico Lancellotti (Portugal)

18h Matheus Prevot

19h Chico Tadeu

20h Sérgio Pererê

21h Live Shadow

22h Thami


DATA: 18/10 (sábado)

The day after: AP/DP, com Ava Rocha, Leticia Brito, Luan Correia, GG Albuquerque e Saskia

Mediador: Bernardo Oliveira

Sair da versão mobile