Marco histórico para a cultura brasileira. A atriz Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro 2025, como melhor atriz de drama, pelo seu trabalho no filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. A atriz interpretou Eunice Paiva, viúva do deputado Rubens Paiva. A premiação é organizada pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.
Fernanda Torres concorreu com grandes nomes do cinema internacional: Pamela Anderson (The Last Showgirl), Angelina Jolie (Maria Callas), Nicole Kidman (Babygirl), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Kate Winslet (Lee).
Em seu discurso de agradecimento, Fernanda Torres dedicou o prêmio, entre outras pessoas, à mãe, Fernanda Montenegro, indicada na mesma categoria no Globo de Ouro em 1999 pelo papel no filme “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles.
O filme “Ainda Estou Aqui”, é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens Paiva, e conta a história de Eunice Paiva, mãe do autor e um dos símbolos da luta contra a ditadura militar. Eunice Paiva foi uma das pessoas mais ativas na luta pela busca de desaparecidos políticos durante o regime militar.
Esta é a primeira vitória do Brasil no Globo de Ouro. E abre oportunidade para Fernanda Torres disputar o Oscar 2025.
Parabéns, Fernanda Torres, por tão bela e marcante vitória, que emocionou a todos nós. Fruto de um trabalho sério, dedicado.
Que seja este prêmio, tão especial, fator de motivação para novos trabalhos importantes e competitivos do cinema nacional.