Estão abertas as inscrições para aulas gratuitas de pintura acrílica em São Pedro da Aldeia. A atividade é oferecida pelo Atêlie Edson Santos como contrapartida da Lei Aldir Blanc, via inciso 2. A oficina é voltada a crianças de 7 a 10 anos e tem vagas limitadas. As inscrições seguem até a próxima segunda-feira (6/12), através do preenchimento do formulário de inscrição, disponível na página da Secretaria Adjunta de Cultura – https://docs.google.com/forms/d/1U_9vh3nX8-8FiyLSlfNMY7XfwDNRsbzd_TDzRpkWmvg/viewform?edit_requested=true
Em dois dias, a oficina vai ensinar as técnicas básicas da pintura em tela com tinta acrílica, de fácil aplicação. As aulas serão realizadas nos dias 8 e 9 de dezembro, das 14h às 15h30, no auditório do Cine Estação, localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Para participar da atividade, é necessário que os alunos levem os materiais indicados no formulário de inscrição.
As aulas serão ministradas pelo artista plástico aldeense Edson Santos, que há mais de 30 anos atua no segmento artístico de São Pedro da Aldeia e região, promovendo exposições de quadros e esculturas. As obras, em sua maioria, retratam os costumes e os cenários históricos do município, as paisagens naturais, a lagoa, a pesca e os cataventos das Salinas.
“Sou um autodidata apaixonado pela arte. Iniciei ainda muito jovem com desenho e pintura. Morando à beira da lagoa, me encantava com os movimentos dos barcos e dos pescadores ao lançar suas redes. Foi a partir daí que tive minhas primeiras experiências com tinta, pincel e pequenos pedaços de madeira, que utilizava para retratar os barcos, as velas e a pesca, até que fundei meu ateliê em 1980. Infelizmente, com a pandemia e a paralisação de todos os eventos, me vi impedido de vender minhas telas e de adquirir material para continuar trabalhando. Nesse período, o recurso da Lei Aldir Blanc foi de grande auxílio. Espero agora poder incentivar e contribuir para a formação de novos artistas”, destacou o artista.
A execução das aulas de pintura faz parte da contrapartida da Lei Aldir Blanc, que determina que os espaços artísticos contemplados garantam a realização de programações gratuitas para a população, prioritariamente aos estudantes de escolas públicas. No município, o Ateliê Edson Santos foi um dos 48 espaços beneficiados com o subsídio do Governo Federal.
O resultado final, com a listagem dos alunos inscritos, será divulgado posteriormente na página da Cultura – https://pmspa.rj.gov.br/secretarias/secretaria-adjunta-de-cultura/