A Associação Cultural Peneira, composta por um coletivo de mulheres artistas e pesquisadoras, lança o calendário cultural do projeto “Territórios, Estéticas e Afetividades Fabuladas”. A agenda traz uma série de ações gratuitas que inclui oficinas, espetáculos, saraus e lançamentos de livros que serão realizadas na Zona Oeste e na Região Central do Rio de Janeiro.
O projeto liderado pelas artistas Priscila Bittencourt, Lais Castro e Elisa Ottoni visa a conexão entre territórios, desenvolvimento de práticas artísticas participativas, pesquisa, democratização do acesso à cultura e aos meios de produção cultural. “Territórios, Estéticas e Afetividades Fabuladas” foi contemplado pelo Edital de Ações Locais – Edição Paulo Gustavo, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
A jornada cultural teve início com a Oficina “Fabulações, Corpo e Cidade: Práticas artísticas pela cidade a partir do método Fabulações do Território”, ministrada pelas três pesquisadoras, no Citrus Ateliê, em Campo Grande, e no Centro Técnico de Artes (CTA) da Funarte, na Lapa, no Centro do Rio.
“Ao fabular sobre o real, as pessoas re-formulam sua existência no mundo, realizando o exercício de escolha daquilo que consideram relevantes para permanecer em suas narrativas de vida. O método ‘Fabulações do Território’ é uma abordagem que visa criar processos artísticos em colaboração com as comunidades locais, estimulando diversas formas de expressão. O trabalho coletivo em torno da memória e da oralidade proporciona uma nova perspectiva sobre a cidade, permitindo a descoberta de histórias e documentos que muitas vezes estão além da narrativa oficial”, ressalta Priscila Bittencourt, uma das integrantes da Peneira e coordenadora do projeto.
No dia 11 de maio, sábado, às 19h, o público pode conferir a apresentação do espetáculo “Pasmado”, no Citrus Ateliê, em Campo Grande. A montagem retrata a memória afetiva de moradores do antigo Morro do Pasmado, a experiência com a remoção e a criação de um dos primeiros conjuntos habitacionais da América Latina. A obra busca aproximar a arte da vida cotidiana de moradores da Vila Aliança, na Zona Oeste, que cederam depoimentos para a construção da narrativa. A produção vai disponibilizar uma van saindo da Central do Brasil direto para o espaço cultural. A classificação indicativa é de 14 anos. Mais informações e reserva de ingressos gratuitos pelo e-mail contato@peneira.org.br
Dia 27 de julho, sábado, às 17h, a Associação Peneira apresenta uma nova edição do Sarau do Escritório, no Citrus Ateliê, na Zona Oeste. A atividade é um espaço de experimentação artística que mistura poesia, teatro, música, circo, performances e artes visuais. Além dessa atração, o evento conta com o lançamento de um livro homônimo de poemas desenvolvido por 12 poetas durante a realização do Projeto “Poemas para Viagem”, nos anos de 2022 e 2023. São eles: Bárbara Moraes, Carol Luisa, Elisa Ottoni, Rainha do Verso, Rafael Amorim, Phelippe Valentim, Nábia Macena, Mavi Paiva, Mery Onírica, Marcio Rufino, Keila Gomes e Thiago Dife. O microfone será aberto para que o público possa interagir.
Mais uma atração do calendário cultural, o Sarau do Velho, fecha a programação do projeto “Territórios, Estéticas e Afetividades Fabuladas”, no dia 31 de agosto, sábado, às 17h, no Centro do Rio. O encontro traz o lançamento do livro “Poemas para Viagem” com a presença dos 12 autores da antologia e artistas convidados. Com o microfone aberto, o encerramento também vai contar com a participação do público.
A proposta é a seguinte: o Sarau do Escritório que comumente ocorria no Centro do Rio, dessa vez vai ser realizado na Zona Oeste, em Campo Grande. E o Sarau do Velho, idealizado na Zona Oeste, neste projeto vai ocorrer na Região Central.
As diversas ações visam fortalecer a circulação do público e atividades culturais nos dois pólos da cidade, propondo trânsitos e trocas, pelo lazer, arte e cultura. Um processo criativo que permite a todos os envolvidos experimentar outras combinações e montagens a partir de seu próprio repertório. Todas essas atividades são fruto do método criativo desenvolvido pela Peneira, que já foi inclusive transformado em livro e está disponível gratuitamente em seu site.
Saiba mais sobre a Associação Cultural Peneira, projetos e integrantes neste link: https://peneira.org/
Ficha técnica:
Coordenação do projeto: Priscila Bittencourt | Plano estratégico e pedagógico: Elisa Ottoni, Laís Castro e Priscila Bittencourt | Produção executiva: Bia Medwar | Assistência de produção: Ivinni Gabriele | Identidade visual: Fabiano Pires – MUTA Arquitetura | Assessoria de imprensa: Orbe Comunicação
Serviço:
Calendário cultural do Projeto ‘Territórios, Estéticas e Afetividades Fabuladas’
Abril
Oficina gratuita ‘Fabulações, Corpo e Cidade: Práticas artísticas pela
cidade a partir do método Fabulações do Território’
Ministrada por Elisa Ottoni, Laís Castro e Priscila Bittencourt
Período: 22 de abril a 3 de maio
Locais de investigação: Citrus Ateliê, em Campo Grande, e Centro Técnico de Artes (CTA) da Funarte, no Centro do Rio
Maio
Espetáculo ‘Pasmado’
Dia 11 de maio, sábado, às 19h
Entrada gratuita | reserva de ingressos pelo e-mail contato@peneira.org.br
Classificação indicativa: 14 anos
Local: Citrus Ateliê – Rua Guaraciaba, 733 – Campo Grande, Rio de Janeiro (RJ)
Obs.: a produção vai disponibilizar uma van saindo da Central do Brasil para o espaço cultural
Julho
Sarau do Escritório + lançamento do livro ‘Poemas para Viagem’
Convidados, poetas da antologia e microfone aberto
Dia 27 de julho, sábado, às 17h
Entrada gratuita
Local: Citrus Ateliê – Rua Guaraciaba, 733 – Campo Grande, Rio de Janeiro (RJ)
Agosto
Sarau do Velho + lançamento do livro ‘Poemas para Viagem’
Convidados, poetas da antologia e microfone aberto
Dia 31 de agosto, sábado, às 17h
Entrada gratuita
Local: Espaço Cultural Axé – Rua Miguel Couto, 125 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)