Buscando levar ao público um pouco da história do Brasil Imperial de uma maneira leve (e pitoresca), a soprano Georgia Szpilman e a pianista Maria Luisa Lundberg apresentarão, em sessão única, o espetáculo “O Brasil de João a Pedro” no domingo, dia 4 de setembro, às 13h, no Museu da República, dentro da programação do projeto Música no Museu. Com entrada gratuita e participação especial do clarinetista Moisés Santos, as musicistas traçam um roteiro da nossa história Imperial, tendo como moldura a música da época.
Contemporâneo de Mozart, o então príncipe português D. João VI não poderia viver em época melhor para se dedicar ao que mais amava: o estudo da Música. Porém, o destino o levou rumo ao trono e o fez responsável pela história de nosso país. No dia 8 de março de 1808, fugindo de Napoleão e embalado pelas águas do Atlântico, chega ao Rio de Janeiro com a sua corte, trazendo em sua bagagem, além das relíquias da dinastia dos Bragança, a rara coleção de partituras musicais.
Assim, se desenvolve o concerto “O Brasil de João a Pedro”, visto que a música foi uma constante entre nossos monarcas: D. João, D. Pedro I e D. Pedro II. A história é contada desde a saída de D. João IV de Lisboa, até o final do II Reinado, com o baile da Ilha Fiscal e a derrubada do Imperador Pedro II. A música serve de pano de fundo para navegarmos sobre nossa história.
Programa:
Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional L.M. Gottschalk
La Marseillaise Hino da França C. José Rouget de Lisie
Ingemisco (Réquiem) José Maurício Nunes Garcia
Abaluaiê Waldemar Henrique
Tamba-Tajá Waldemar Henrique
Preghiera di Carlota S. Neukomm
Amor Brasileiro S.. Neukomm
Modinha Padre José Mauricio Nunes
Essa Nega Fulô . Lorenzo Fernandes
Quem Sabe Carlos Gomes
Sonata L. V. Beethoven
Conselhos Carlos Gomes
Atraente Chiquinha Gonzaga
Hino da Independência Pedro I
Dengues da Mulata Marlos Nobre
Valsa da Viúva Alegre Franz Lehàr
SERVIÇO:
“O Brasil de João a Pedro” – Georgia Szpilman e Maria LuisaLundberg
Dia 4/09, domingo – às 13h
Local: Museu da Republica
Endereço: Rua do Catete 153 – Catete – Rio de Janeiro
Entrada franca