Ícone do site Caminhos do Rio

Após sucesso em Madri, Os Ciclomáticos retornam à Europa para nova turnê

#ZAYRAPHOTO

Em turnê até o dia 15 de agosto na Europa, o grupo de teatro Os Ciclomáticos dá mais um importante passo em sua trajetória. Nascido há 28 anos em Bonsucesso, no subúrbio carioca, a companhia atravessa o Atlântico e leva parte de seu repertório à Espanha e Portugal, com o espetáculo Ariano – O Cavaleiro Sertanejo. Além das apresentações, haverá também a exposição Arquivo Vivo – instalação + performance, criação do diretor do espetáculo e performer, Ribamar Ribeiro, e também o show Eu vim, com Getulio Nascimento.

Em 2023, a companhia se apresentou em Madri, em um dos locais mais importantes da cultura espanhola, na Casa de América, e no Parque del Retiro, através do festival ¡Hola, Rio!, após ser contemplada em edital da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, sendo considerada uma das companhias mais importantes do Brasil, segundo a imprensa espanhola. Esta passagem arrebatadora rendeu frutos. Em 2024, o grupo recebeu o convite de diversas cidades da Europa para retornarem apresentando o espetáculo Ariano – O Cavaleiro Sertanejo, escrito e dirigido por Ribamar Ribeiro, sucesso de público e crítica. Desta vez a companhia carioca se apresentará em Portugal, na cidade do Porto e em Cascais e logo após se deslocam para Madri, para se apresentarem na Casa do Brasil, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

“Retornar para a Europa é um presente. Depois do sucesso do ano passado, estamos muito felizes com estes convites. É o reconhecimento internacional de artistas brasileiros. Este é o retorno da seriedade com que levamos nosso ofício e nosso objetivo é promover cada vez mais a internacionalização da companhia. Estamos chegando, Portugal e Espanha, representando o Rio de Janeiro, a periferia e o Brasil”, anima-se Ribamar. Lembrando que a Companhia já se apresentou em festivais de países como Alemanha, França e Peru – neste último, no FESTEPE, a Companhia recebeu o Prêmio de Companhia Ilustre da América Latina e Ribamar recebeu o prêmio como diretor pela pesquisa de linguagem.

Na cidade do Porto, a companhia fará parte do evento Teatro Brasileiro no Porto D´Artes, nos dias 30 e 31 de julho. Ainda em Portugal, partem para Cascais para duas apresentações, nos dias 2 e 3 de agosto, na Academia das Artes do Estoril – Edifício Cruzeiro e logo após se deslocam para a Espanha, em Madri, para se apresentarem na Casa do Brasil, no dia 8 de agosto. A exposição Arquivo Vivo – instalação + performance, estará em cartaz na Biblioteca Pública Ivan de Vargas e o show Eu vim, acontecerá na Casa Galileo Galilei.

“Estamos em plena felicidade. Viajar levando nossa história na mala e promovendo cada vez mais a nossa arte. Isso é o reconhecimento do trabalho dos Ciclomáticos. Ao longo desses 28 anos, já rodamos mais de 170 cidades do país em todas as regiões, com 13 espetáculos em repertório apresentados pela nossa companhia, formada por artistas da periferia, favelas cariocas, Baixada Fluminense e interior do estado”, orgulha-se Ribamar.

Sair da versão mobile