Aluna da Vila Olímpica Clara Nunes vence campeonato de capoeira em São Paulo

0
184

A aluna da Vila Olímpica Clara Nunes, em Acari, Zona Norte do Rio, Karen Kachinho venceu o VMB 5 (Volta do Mundo – Bambas), uma das maiores competições de capoeira em alta performance no mundo. O campeonato, que foi realizado na Zona Oeste de São Paulo, contou com atletas de 8 estados brasileiros e 4 países: Brasil, Canadá, Chile e Colômbia. A competição tem como objetivo colocar frente a frente atletas de capoeira de diferentes estados e países em busca do cinturão. Com a vitória, Karen disputará o cinturão interino da categoria profissional feminina, em agosto, em Brasília.

– O VMB é um evento super bacana, que tivemos a honra de receber recentemente em nossa cidade, e é uma alegria imensa ter uma atleta nossa alcançado bons resultados, representando o Rio e reforçando ainda mais o trabalho realizado nas Vilas Olímpicas –  afirmou o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.

Filha de capoeiristas, Karen Santos, conhecida como Karen Kachinho, ingressou na modalidade pequena, aos 5 anos de idade. Hoje, aos 26, ela coleciona muitos títulos, como campeã dos Jogos Femininos de Belford Roxo, campeã dos Jogos Fundação Capoeira, e vem fazendo sua história no VMB desde as seletivas de 2023, onde rompeu o tendão e acabou ficando com o vice-campeonato. Logo depois, ela foi campeã do VMB4, disputado no Rio de Janeiro, e venceu, no último fim de semana, o VMB5, derrotando Janaely Gata, de Cariacica (ES). No evento, realizado em São Paulo, e conquistou o direito de desafiar Michelle Bailarina pelo cinturão da categoria profissional feminina do VMB, que acontecerá em Brasília.

– Já nasci praticamente dentro da capoeira, me apaixonei pelo esporte e depois que ganhei minha primeira competição, gostei ainda mais. Competi na seletiva do VMB,  em 2023, mas não ganhei porque rompi o tendão, logo depois fui campeã no VMB4 e agora conquistei o VM5. Eu já sabia que seria uma disputa difícil, pois já tinha competido com ela na seletiva, mas foi muito bom, eu estava bastante confiante e no final deu tudo certo. Agora já estamos começando a preparação para trazer o cinturão aqui para o Rio– conta a atleta.

Antônio Paulo Barbosa Paulo, conhecido como Mestre Chaminé, está há quase dois anos dando aulas na Vila Olímpica Clara Nunes e é o responsável por treinar a atleta. As aulas são todas às quartas e sextas, com direito a treinos especializados, voltados para competição.

– A Karen já compete há bastante tempo e trouxe ela para treinar na Vila assim que entrei aqui. Para mim é um orgulho muito grande. Eu vivo de capoeira há 30 anos, me sinto orgulhoso. Agora ela vai disputar o cinturão e queremos trazer esse título para casa. Já estamos começando a preparação focada nessa competição e minha expectativa é que ela faça a melhor luta da vida dela – afirma o professor.