“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir, no Teatro a Céu Aberto do Saquassu

0
6

“A Farsa do Panelada” encerra a temporada teatral do Teatro a Céu Aberto do Saquassu, que fica no Centro de Artes Casa da Rua do Amor, em Santa Cruz. O texto da comédia escrita por José Mapurunga tem adaptação e direção da atriz Giselle Flôr, com apresentação no próximo sábado, 21 de dezembro, às 19h. A entrada é franca.

À frente do espaço na Zona Oeste o Rio de Janeiro, a 7 Phocus Companhia de Teatro para as apresentações teatrais oferece transporte para pessoas com deficiência, sendo parte do trabalho com a inclusão e acessibilidade. Esse é o último espetáculo de 2024 promovido pelo edital Ações Locais.

– O estudo do texto de José Mapurunga, escritor cearense de importantes obras, fez com que os alunos da oficina de Prática de Montagem Teatral conhecessem todo processo, aprendendo um pouco sobre a parte técnica, direção teatral e a atuação. Agora com uma livre adapta ção, vamos mostrar no palco o resultado das aulas – explica Giselle.

 

Sinopse

A comédia se passa num lugar intitulado “Pedaço” (situado entre o Céu e o Inferno), onde Panelada, um mau-caráter, vendedor de panelas, atormenta a vida de Dona Marica por conta da dívida de uma panela de pressão que ela comprou a prestação no seu casamento. Porém, tudo muda quando Santa Edwiges, a protetora dos endividados, e seu fiel conselheiro, o Anjo Gabriel, decidem interceder, desconjuntando todas as leis do Pedaço, do Céu, do Inferno e do Mercado.

 

Um teatro no quintal da casa

 O espaço abriga o Teatro a Céu Aberto do Saquassu, inaugurado em 2016 com capacidade para 70 lugares, palco italiano, parcialmente coberto e acústica perfeita, camarim e banheiro. Além dele, também o Museu de Artes Lúdicas, Cineclube Waldir Onofre, Teatro de Bolso Vilma Camarate e Sala de Leitura e Escritas Criativas Fabi Carrozino.

O Centro de Artes, no número 3 da Rua do Amor, funciona na casa doada há 17 anos pela extinta empresa Valesul Alumínio, que tinha fábrica em Santa Cruz. Nos anos 2000, a empresa fez um diagnóstico da região e seu entorno para conhecer as necessidades básicas dos moradores. Entre os temas apontados no questionário estava a falta de atividades de arte e cultura.

Mesmo com todas as dificuldades de ser um espaço localizado em uma região periférica, já pisaram no palco Teatro a Céu Aberto do Saquassu muitas Companhias de teatro, tanto nacionais quanto internacionais, com suas devidas produções artísticas, algumas com ajuda de custo, outras totalmente voluntárias.

 

FICHA TÉCNICA – A Farsa do Panelada

Autor: José Mapurunga/ Direção Geral: Giselle Flôr/ Assistente de Direção: Charles de Oliveira/ Iluminação: Vitor Miguel/ Figurino e Maquiagem: Coletivo/ Sonoplastia: Rodrigo Veras/ Cenografia: Roberto Lincoln/ Personagens e Elenco: PANELADA – Junior Cardoso/ DONA MARICA – Raissa Góes/ DONA MAROCA – Maria Indiane Flores/ SANTA EDWIGES – Isabella da Silva/ ANJO GABRIEL – Matheus Barcelos/ FERRABRÁS – Deyverson Lima/ MARQUETEIRO-CHEFE – Charles de Oliveira

Centro de Artes Casa da Rua do Amor

Giselle Flôr – coordenadora geral/ Rodrigo Veras – produção executiva/ Luiz Vaz – curador/ Roberto Lincoln – produtor cutural/ Allexandra Hayram – gestora de mídias sociais e designer gráfico/ Clóvis Corrêa – assessor de imprensa. 

 

Mais informações: site www.centrodeartescasadaruadoamor.com @ centrodeartescasadaruadoamor @ Grupo Teatral De 4 No Ato   

 

Serviço

A Farsa do Panelada

21/12, sábado, às 19h

Autor: José Mapurunga, com livre adaptação de Giselle Flôr, que também faz a direção.

Assistente de Direção: Charles de Oliveira

Local: Centro de Artes Casa da Rua do Amor 

Endereço: Rua do Amor, 3 – Santa Cruz – Rio de Janeiro

Classificação indicativa: livre

Duração: 45 minutos

Capacidade: 70 pessoas

Acessibilidade: Intérprete de Libras

A entrada é gratuita e os ingressos retirados no Sympla

Mais informações:

site www.centrodeartescasadaruadoamor.com.br

@ centrodeartescasadaruadoamor