A eclética programação do 19º RioHarpFestival 2024 deste final de semana conta com apresentações de harpistas da América Latina, da França e do Japão

0
120

Considerado o maior festival de harpas do mundo, o 19º RioHarpFestival 2024 segue sua intensa e eclética programação com concertos diários no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) e em outros espaços culturais do Rio, até o dia 30 de setembro, totalizando 44 concertos em 30 dias, sem interrupção e todos com entrada gratuita.

A harpa é um instrumento de origens ancestrais, com uma sonoridade delicada que contrasta com o barulho constante da vida moderna. Mais do que uma curiosidade histórica, a harpa continua a desempenhar um papel significativo na música contemporânea, como evidenciado pela realização da XIX edição do RioHarpFestival. Este evento anual, que sempre atrai recitais lotados tanto presencialmente quanto virtualmente, solidifica o festival carioca como um ponto de encontro internacional para a harpa. Com uma programação que vai do clássico ao rock, passando por música étnica, jazz e ritmos brasileiros, o festival celebra a diversidade do instrumento e a habilidade dos músicos ao redor do mundo.

Esta semana, o festival traz harpistas da América Latina (Peru, Venezuela e Brasil), da França e do Japão. Confira os destaques. 

Nesta quinta-feira (19/9), às 12h30, no Teatro II do CCBB Rio, o “Duo Amancaes” formado pelos músicos peruanos, Armando Becerra (harpa) e Ernesto Zamora (violino) apresentam músicas de compositores peruanos e clássicos latino-americanos. Os dois músicos nasceram em Lima, Peru, e são formados pelo Conservatório Nacional de Música do Peru. O harpista Armando Becerra realiza um trabalho permanente de pesquisa sobre músicas de compositores peruanos, divulgando as obras desses compositores em versões para harpa com pedais. Ernesto Zamora Morales, integrou orquestras como a Camerata de Lima e a Orquestra.

Também na quinta, às 15h, a harpista francesa Claire Le Fur e o grupo Les Alizes apresentam clássicos franceses e da Martinica. Claire Le Fur filmou apresentações de harpas no fundo do mar do Caribe com a ajuda de Michel Metery e Albert Falco. Entusiasta do mergulho, ela construiu uma harpa de borracha especialmente para a criação de músicas ao fundo do mar. Durante seus concertos são projetadas as imagens marinhas. 

Na sexta-feira (20/9), às 13h, o harpista venezuelano, Jésus Soarez sob ao palco do Teatro II do CCBB Rio para apresentar clássicos latino-americanos.  Soarez começou seus estudos de harpa venezuelana aos 15 anos na Casa da Cultura Lorenzo Rubin Zamora e no Conservatório de Música Simon Bolívar.  O músico é presença marcante em eventos de música clássica e festivais internacionais. Na sequência, às 15h, o público do CCBB poderá conferir o Grupo Fujiyama Nippon de Koto (Japão) e apreciar músicas antigas do Japão. 

O grupo de música tradicional japonesa de São Paulo, Brasil se apresenta utilizando os instrumentos: Koto, Shamisen e Shakuhachi. 

O Koto é uma espécie de harpa horizontal japonesa que foi introduzido no Japão vindo da China no século VI. A música de Koto foi cultivada pela nobreza durante séculos, mas só no século XVII que a popularidade do instrumento cresceu graças ao Mestre Yatsuhashi Kengyo que revolucionou e criou um estilo independente de tocar Koto. Em 1664, foi impresso um livro contendo as partituras de suas principais músicas como: Rokudan no Shirabe, Hachidan no Shirabe e Midare, que são executadas até hoje. 

Presença feminina e brasileira da harpista, violinista e professora de Música, Bárbara Cunha, no sábado (21/9) e domingo (22/9), às 15h, no Teatro II do CCBB Rio.  No sábado, a “Lenda Céltica” com Bárbara Cunha (harpa, violino, voz e contação de lendas) junto com Vik Marins (harpa e bodhrán), Victor Leite (violão, voz e contação de lendas) e João Pedro Barros (flautas). No programa: músicas celtas, tradicionais irlandesas e medievais.

No domingo, a harpista Bárbara Cunha, se apresenta com as participações especiais de Victor Leite (eufônio), João Pedro Barros (flauta) e Iago Soares (violoncelo) – (Brasil). No Programa, músicas clássicas.

A semana do dia 23 de setembro (segunda-feira), às 12h30, no Teatro II do CCBB Rio, traz o Coral Vozes da África, sob a Regência de Luis Lima, apresentando músicas e hits em zulu e inglês, como o tema do “Rei Leão” e outras. O “Vozes da África” é um coral composto de brasileiros, que cantam músicas africanas e músicas ligadas à África. Participação especial Muso N´Goni e Mukanya (Brasil).

No Programa, músicas africanas e músicas ligadas à África. 

Os ingressos são distribuídos uma hora antes dos concertos no CCBB RJ. 

Mais informações em: bb.com.br/cultura; www.rioharpfestival e www.musicanomuseu.com.br 

 

Programação desta semana.

Dia 17 de setembro (terça-Feira), no Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco 241-Centro), às 15h: Al Nur Kibir, Ruda Brauns (alaúde-tipo de harpa com 17 cordas), Alexandre Bittencourt (instrumentos de sopros) e Jafer Swamani, derbakke (Libano). No Programa, músicas árabes. Capacidade: 80 lugares. Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação.

Dia 17 de setembro (terça-Feira), no Espaço Cultural Arte Sesc (Rua Marques de Abrantes, 99), às 18h, o concerto de Les Alizes, Claire Le Fur, harpa (França). No Programa, Clássicos franceses e da Martinica. Capacidade: 200 lugares. Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação.

 

Dia 18 de setembro – quarta-feira, às 12h30, no Teatro II do CCBB Rio, Les Alizes, Claire Le Fur, harpa (França). Programa: Clássicos franceses e da Martinica. No mesmo dia, às 15h, o Duo Amancaes: Armando Becerra, harpa e Ernesto Zamora, violino (Peru). Programa: Clássicos europeus e latino-americanos. Local: CCBB RJ – Teatro II – Capacidade: 153 lugares

Classificação indicativa: Livre

  

Dia 19 de setembro – quinta-feira, às 12h30, no Teatro II do CCBB Rio, Duo Amancaes: Armando Becerra, harpa e Ernesto Zamora, violino (Peru). Programa: Clássicos europeus e latino-americanos. Às 15h, Les Alizes, Claire Le Fur, harpa (França). Programa: Clássicos franceses e da Martinica.

Local: CCBB RJ – Teatro II – Capacidade: 153 lugares

Classificação indicativa: Livre

  

Dia 20 de setembro – sexta-feira, às 13h, no Teatro II do CCBB Rio, Jésus Soarez, harpa- (Venezuela). Programa: clássicos latino-americanos.

Às 15h, Grupo Fujiyama Nippon de Koto (Japão). Programa: Música antiga do Japão.

Local: CCBB RJ – Teatro II – Capacidade: 153 lugares

Classificação indicativa: Livre

  

Dia 21 de setembro – sábado, 15h, no Teatro II do CCBB Rio, Lenda Céltica: Bárbara Cunha: harpa, violino, voz e contação de lendas; Vik Marins: harpa e bodhrán; Victor Leite: violão, voz e contação de lendas e João Pedro Barros: flautas (Brasil). Programa: músicas celtas, tradicionais irlandesas e medievais.

Local: CCBB RJ – Teatro II – Capacidade: 153 lugares

Classificação indicativa: Livre

  

Dia 22 de setembro – domingo, às 15h, no Teatro II do CCBB Rio, Bárbara Cunha, harpa – Participações Especiais: Victor Leite (eufônio), João Pedro Barros (flauta) e Iago Soares (violoncelo) – (Brasil). Programa: música clássica.

Local: CCBB RJ – Teatro II – Capacidade: 153 lugares

Classificação indicativa: Livre

  

Dia 23 de setembro – segunda-feira, às 12h30, no Teatro II do CCBB Rio, Coral Vozes da África. Regência Luis Lima. Participação especial Muso N´Goni e Mukanya (Brasil). Programa: músicas africanas e músicas ligadas à África.

Local: CCBB RJ – Teatro II – Capacidade: 153 lugares

Classificação indicativa: Livre

 

Dia 24 de setembro – terça-Feira, 12h30, no Museu da Justiça, Rua Dom Manuel 29 (Sala Multiuso), o harpista Jesus Suarez, harpa (Venezuela). Programa: músicas latino-americanas. Capacidade: 60 lugares. Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação

 

Dia 24 de setembro – terça-Feira, 18h, no Espaço Cultural Arte Sesc (Rua Marques de Abrantes 99), o harpista Walter Morato Harpa (Argentina). Programa: Músicas latino-americanas. Capacidade: 200 lugares

 

Dia 25 de setembro – quarta-feira, 12h30, no Teatro II do CCBB Rio, Walter Morato, harpa – (Argentina). Programa: Clássicos latino-americanos.

Às 15h: Rafael Deboleto, harpa (Brasil), Programa: Clássicos latino-americanos.

Local: CCBB RJ – Teatro II – Capacidade: 153 lugares

Classificação indicativa: Livre

 

 

SERVIÇO: 

XIX RioHarpFestival – de 1 a 30 de setembro 2024

Classificação Livre

 

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ)

Teatro II – Capacidade: 153 lugares

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro / RJ

Contato: (21) 3808-2020 | [email protected]

Ingressos: distribuídos 1h antes de cada concerto, na bilheteria física do CCBB

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças)

Mais informações em bb.com.br/cultura

 

Siga o CCBB RJ nas redes sociais:

x.com/ccbb_rj/ | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj | tiktok.com/@ccbbcultura

Os ingressos são distribuídos uma hora antes dos concertos no CCBB RJ.  Mais informações em bb.com.br/cultura; www.rioharpfestival e www.musicanomuseu.com.br