Valorizar o cinema nacional, formando espectadores e construindo um espaço adequado de exibição e reflexão para filmes que possuam temáticas educativas. Esse é o objetivo da 1ª Mostra Itinerante de Cinema Educacional (MICE) que acontece entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, no Cine Arte UFF e em colégios de Niterói. Haverá também oficinas de cinema.
Do dia 2 ao dia 5 de dezembro as projeções acontecerão em escolas da cidade e a partir de janeiro será aberto ao público e terá 4 sessões no Cine Arte UFF, entre os dias 16 de janeiro a 13 de fevereiro. Direcionado a um público composto por crianças e adolescentes que não costumam ter acesso a curtas-metragens nacionais, a programação do MICE é voltada também para pesquisadores, professores e outras pessoas interessadas e apaixonadas por cinema.
As escolas contempladas neste projeto serão CE Conselheiro Josino (Fonseca), CE Baltazar Bernardino (Santa Rosa) e E.M. Rachide da Glória (Santa Bárbara). Os filmes que compõem a programação foram selecionados pela curadoria da Mostra, que recebeu mais de 250 obras oriundas das cinco regiões do Brasil. Segundo Fabrício Basílio, curador da Mostra, os filmes das 12 sessões da MICE foram cuidadosamente selecionados para que dialoguem com o universo das crianças e adolescentes em termos estéticos, sociais, políticos e culturais. Além disso, haverá uma sessão destinada para as produções realizadas em oficinas de cinema de caráter educacional.
“As sessões serão realizadas em escolas de diferentes regiões da cidade e no Cine Arte UFF. Os filmes selecionados tratam de temas muito diversos como os desafios da infância, o racismo, o luto, a diversidade de gênero, entre outros. Tratam-se de filmes oriundos das cinco regiões do país e que aliam diversão a possibilidades de aprendizado”, completa Fabrício.
“A curadoria da mostra procurou construir uma programação que gerasse identificação, reconhecimento e representatividade entre os alunos de escolas públicas da rede de Niterói. E que, ao mesmo tempo, contribuísse para construir boas representações sobre grupos sociais que historicamente são mal representados no audiovisual hegemônico. Que a experiência de acessar uma mostra educativa na escola não necessariamente se ocupasse de abordar conteúdos educacionais, mas que colaborasse para a construção de outras visões de mundo, se afastando da tendência a uma universalização das experiências, dos modos de vida, a partir da própria experiência, que, por vezes, é comum na adolescência, no início da vida. Que, ao entrar em contato com os filmes, o público pudesse pensar identidade a partir de um sentido amplo, diverso. Também procuramos programar filmes que nos permitisse um debate sobre o fazer audiovisual”, explica Quézia Lopes, curadora do MICE.
A Mostra Itinerante contará com oficinas de cinema e teatro documentário no dia 2 e 3 de dezembro. Ela propõe o encontro entre essas linguagens, se baseando nos princípios do cinema e teatro documentário. Através de jogos e dinâmicas corporais, buscará uma reflexão sobre a história, memória e construção da realidade.
A 1ª Mostra Itinerante de Cinema Educacional é uma produção do coletivo Aeroplano – Cinema e Educação. A mostra foi contemplada pela CHAMADA PÚBLICA DE FOMENTÃO – SMC 01/2023 e conta com patrocínio da SECRETARIA MUNICIPAL DAS CULTURAS – SMC de Niterói. Além do patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura – SECEC-RJ, através da Chamada Emergencial de Apoio à Formação e Difusão do Audiovisual nº 11/2023 “Projetando Saberes”.
Programação dezembro:
Sessões:
03/12 – CE Conselheiro Josino (Rua Teixeira de Freitas, 421 – Fonseca – Niterói)
04/12 – E.M. Rachide da Glória (Rua Jandira Pereira, 620 – Santa Bárbara, Niterói)
05/12 – E.M. Rachide da Glória (Rua Jandira Pereira, 620 – Santa Bárbara, Niterói)
Oficinas:
02/12 – CE Baltazar Bernardino (Rua Mariz e Barros, nº 444 – Santa Rosa, Niterói)
03/12 – CE Conselheiro Josino (Rua Teixeira de Freitas, 421 – Fonseca – Niterói)