1ª Mostra de Cinema Haitiano no Brasil estreia no CCBB do Rio de Janeiro 

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Quando Caetano Veloso e Gilberto Gil compuseram a canção “Haiti”, nos fizeram refletir, por meio da arte, a respeito de questões sociais, através de uma analogia com o país caribenho, que sofre há anos com conflitos. E, ao final da letra, dizem: “o Haiti não é aqui”. Ao ouvir a frase, outras questões vigentes aparecem, principalmente relacionadas às situações vividas por imigrantes haitianos que sofrem ao chegar a um novo país. 

Por esta ótica, o CCBB Rio de Janeiro recebe a 1ª Mostra de Cinema Haitiano no Brasil e apresenta uma oportunidade única de assistir a seis produções de cineastas do Haiti e do Brasil, entre longas, curtas, documentários e animação que tratam de exibir os conflitos sociais que acontecem no Haiti. A mostra, uma iniciativa do Centro de Arte e Pesquisa People’s Palace Projects (radicado em Londres) quer, também, proporcionar um espaço para diálogo e troca de experiências entre os países através desta identidade cinematográfica. 

A mostra acontece em um momento em que o pequeno e populoso país caribenho se encontra mergulhado em uma crise política que reverbera na sociedade. Com curadoria dos haitianos residentes no Brasil Richemond Dacilien e Ismane Desrosiers, esta retrospectiva busca não apenas entreter, mas também provocar uma reflexão sobre o Haiti e sua diáspora, particularmente sobre os 161 mil haitianos que atualmente residem no Brasil. Os filmes selecionados são “Freda”, “Barikad”, “A batida não para”, “Terremoto”, “Cousine” e “Chache Lavi”. 

Na opinião do curador da mostra, Richemond Dacilien, o diálogo cultural é também uma forma de se ampliar o pertencimento dos migrantes haitianos no Brasil. “O Haiti, a primeira república negra independente do mundo, está passando por uma crise sem precedentes, há várias décadas resultando na migração de grande parte de sua população em busca de uma vida melhor, sendo milhares para o Brasil. Por isso, é importante criar mais espaço para um intercâmbio cultural entre esses dois povos, oferecendo ao público brasileiro alguns dos melhores filmes da indústria cinematográfica haitiana que, apesar da situação catastrófica do país, continuam entre os melhores filmes já produzidos na região do Caribe”, relata. 

Sobre o momento por que passa o Haiti, o pesquisador, educador e cineasta brasileiro Clementino Júnior está na mostra com o filme “Chache Lavi”, em que faz um relato preciso sobre a situação atual. “Alguns imigrantes trazem suas perspectivas sobre essa busca de uma nova vida, enquanto indivíduos ou como aqueles que oportunizarão aos seus familiares a saída do país, e em um país que os recebe mas que não abandona seus hábitos racistas com essa população estrangeira que, como relatado no filme, ama o Brasil desde que conheceu o futebol de Pelé na Copa do Mundo em 1970. Que a memória oral registrada neste documentário sirva de reflexão para a construção de novas imagens e narrativas que contribuam para a real emancipação e liberdade do Haiti”, diz.

O evento é um desdobramento do MIDEQ (https://www.mideq.org/pt-br/), um projeto de pesquisa internacional em que curadores trabalham como pesquisadores seniores sobre migração entre os países do hemisfério sul que estuda seis rotas migratórias, entre elas Haiti e Brasil. 

Na programação, quatro dos seis filmes (“Freda”, “Barikad”, “Terremoto” e “Chache Lavi”) revisitam o conturbado passado do país, o terremoto de 2010 que matou 300 mil haitianos e trouxe milhares ao Brasil, mas também projetam a possibilidade de um futuro esperançoso e a presente dúvida sobre imigrar ou resistir para sobreviver no Haiti. 

A programação completa está em https://peoplespalaceprojects.org.uk/pt/projects/1a-mostra-de-cinema-haitiano-no-brasil/

  

Destaques 

– “Freda” (2021) é um filme dirigido por Gessica Généus, (que atua em outro filme da mostra, o “Cousines”), e premiado nos últimos anos – incluindo Cannes (Menção Honrosa) e Miami Film Festival (melhor filme). Apresenta um drama pessoal ligando as problemáticas socioculturais de Porto Príncipe e as crescentes manifestações que ocorrem no país, além de suas críticas à máquina neocolonial. 

– O diretor Richard Senecal é mais um do cinema haitiano a despontar no cenário internacional. Na mostra estão dois de seus filmes: “Barikad” e “Cousines”. 

– A animação “A batida não para”, do projeto Positives Negatives (https://positivenegatives.org/story/mideq-2/unstoppable-beat/), junto com o filme “Chache Lavi”, do brasileiro Clementino Júnior, são frutos da pesquisa MIDEQ – apesar dos diretores não serem haitianos, focam na faceta da migração (principalmente) para o Brasil. 

– Outro destaque é o curta “Terremoto”, do brasileiro Gabriel Martins (que chamou bastante atenção nos últimos anos, devido à indicação de “Marte Um” ao Oscar), em que apresenta a questão da imigração de haitianos para o Brasil, como última chance de refazer a vida depois do terremoto que assolou o Haiti em 2010. 

Além da exibição de filmes, a mostra contará também com bate-papo com o diretor do filme Chache Lavi, Clementino Junior, o curador da mostra e pesquisador do MIDEQ, Ismane Desrosiers, o diretor artístico do CLAMOR!, Johayne Hildefonso, e a participante do CLAMOR!, Marie Florence Thelusma. Mediação do diretor da PPP do Brasil, Paul Heritage. E ainda haverá apresentações gratuitas do grupo Clamor! no térreo do CCBB, nos dias 18 (às 16h), 19 (15:45) e 26 (às 16h) de maio, encerrando o evento – serão performances itinerantes de dança, canto, percussão e artes circenses, com cerca de 20 migrantes do Haiti, países africanos e de artistas afrodescendentes brasileiros. 

Em tempo: em outubro de 2023, o Centro de Arte e Pesquisa para Justiça Social, People’s Palace Projects, facilitador da pesquisa no Brasil, e a Uniperiferias produziram o Diálogos – Mudando Narrativas sobre Migração no Museu do Amanhã, fortalecendo o debate sobre racismo e inclusão no Brasil entre a sociedade civil, migrantes caribenhos e africanos e Governo Federal. Os migrantes ofereceram a todos a oportunidade de uma rica e diversa troca cultural.

  

Sobre a People ‘s Palace Projects (PPP)

É um centro de arte e pesquisa e uma subsidiária da Universidade de Queen Mary, em Londres. Nos últimos 25 anos a PPP tem usado arte e criatividade como ferramentas de resposta às questões de justiça social e climática, saúde mental e direitos humanos no Reino Unido, em favelas, periferias e territórios indígenas do Brasil e pelo mundo. #ArtsAgainstAdversity 

https://peoplespalaceprojects.org.uk/en/

Twitter: @peoplespalaceUK | Instagram, Facebook e YouTube: @peoplespalaceprojects

 

Sobre o CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes.

 

Sinopses

FREDA | Direção Gessica Généus | 74 min | Drama, longa-metragem

Classificação indicativa: 16 anos.

“Freda” é um olhar profundo sobre o futuro do Haiti. Nesse longa-metragem, a jovem cineasta haitiana apresenta imagens de Porto Príncipe que diferem dos desastres naturais retratados pela mídia internacional. Géneus celebra a juventude haitiana com um retrato feminino complexo. Ele conta a história de uma jovem, Freda, que vive com a mãe e a irmã em um bairro da classe trabalhadora de Porto Príncipe (Lalue). Diante dos desafios da vida cotidiana no Haiti, cada uma delas se pergunta se deve fugir ou ficar. Freda, o nome de uma divindade nascida da opulência e da sexualidade e a personagem principal do filme, quer mais do que tudo acreditar no futuro de seu país.

 

BARIKAD | Direção Richard Senecal | 2001 | 111 min | Drama, longa-metragem

Classificação indicativa: 16 anos.

Um dos dramas mais populares do Haiti nos últimos anos, Barikad combina sentimentos de amor e preconceito de classe. As barreiras mais intransponíveis não são aquelas que colocamos em nosso caminho, mas aquelas que impomos a nós mesmos por meio de nossos preconceitos, nossa intolerância, nosso desprezo pelos outros e nossa baixa (ou muito baixa) autoestima.

 

COUSINE | Direção Richard Senecal | 2006 | 106 min | Drama, longa-metragem

Classificação indicativa: 16 anos.

“Cousines”, é um olhar cativante sobre as tentações e escolhas que algumas pessoas têm de fazer para sobreviver no Haiti. O filme acompanha a vida de Jessica, uma jovem haitiana, cuja vida tranquila em Porto Príncipe é virada de cabeça para baixo pela morte repentina de seu pai. Sem ele para pagar as contas, ela logo se vê nas ruas. Mas Jessica é acolhida por sua amiga Johanne, uma mulher que tem uma vida de luxo graças à “generosidade” de seus muitos amantes. A história se passa nas paisagens exuberantes do Haiti.

 

TERREMOTO | Direção Gabriel Martins | 2022 |26min | Documentário

Classificação indicativa: Livre

Em 2010, o Haiti sofreu com um terremoto de grande magnitude que deixou mais de 300 mil mortos. Dentre as vítimas, estava a família de Nicolson e Niky Augustin, dois jovens haitianos. Tentando se reerguer nos anos seguintes, a família dos garotos não viu saída a não ser se mudar para o Brasil, mais especificamente para a periferia de Contagem, Minas Gerais. Ali, sem saber falar o idioma, eles tiveram que se adaptar a uma nova realidade e educar seus filhos.

 

CHACHE LAVI | Direção Clementino Junior | 2023 |29 min | Documentário

Classificação indicativa: Livre.

Segundo o ACNUR, em torno de 161.000 haitianos moram no Brasil, a maioria chegou desde o terremoto que o Haiti sofreu em 2010. O documentário realizado por Clementino Jr. como parte do projeto de pesquisa MIDEQ, investiga os desafios enfrentados pelos migrantes no Brasil, além de seus sonhos.

 

UNSTOPPABLE BEAT (A BATIDA NÃO PARA) | Direção: Luke & Rufus Dye-Montefiore – Positives Negatives| 2023 | 6 min | Animação

Classificação indicativa: Livre

O filme conta a história de um migrante haitiano no Brasil que luta por seus direitos de trabalhar, comprar uma casa e, o mais importante, se reunir com sua família haitiana. Esta animação foi realizada como parte do projeto MIDEQ para refletir as dificuldades dos haitianos migrantes no Brasil. Disponível em português e crioulo haitiano.

 

Confira a programação completa, os horários dos filmes, bate-papo e performances em https://peoplespalaceprojects.org.uk/pt/projects/1a-mostra-de-cinema-haitiano-no-brasil/ .

 


PROGRAMAÇÃO

Dia 18 de maio de 2024 – sábado

15h50 – Performance intro CLAMOR! (Área externa)

16h – Performance CLAMOR! (Área interna – Foyer do Cinema)

16h45 – Abertura (15min), Unstoppable Beat, de Luke & Rufus Dye-Montefiore (6min) Barikad, de Richard Senecal (1h51min) – [tempo total da sessão: 2h15min]

 

Dia 19 de maio de 2024 – domingo

13h45 – Performance intro CLAMOR! @ saguão (15min)

14h – Exibição curtas: Chache Lavi, de Clementino Junior (24min); Terremoto, de Gabriel Martins (18min). [tempo total da sessão: 42 min]

14h45 – Bate-papo com o diretor do filme Chache Lavi, Clementino Junior, o curador da mostra e pesquisador do MIDEQ, Ismane Desrosiers, o diretor artístico do CLAMOR!, Johayne Hildefonso, e da participante do CLAMOR!, Marie Florence Thelusma. Mediação do diretor da PPP do Brasil, Paul Heritage.

15h45 – Performance de encerramento CLAMOR! – saguão (40min)

 

Dia 23 de maio de 2024 – quinta

18h – Exibição Longa: Cousines, de Richard Senecal (1h46min)

 

Dia 24 de maio de 2024 – sexta

18h30 – Exibição Longa: Freda de Gessica Géneus (1h14min)

 

Dia 25 de maio de 2024 – sábado

16h – Exibição Longa: Cousines, de Richard Senecal (1h46min)

18h – Exibição Longa: Barikad, de Richard Senecal (1h51min)

 

Dia 26 de maio de 2024 – domingo

15h – Exibição curtas: Unstoppable beat, de Luke & Rufus Dye-Montefiore (6min); Chache Lavi, de Clementino Junior (24min); Terremoto, de Gabriel Martins (18min). [tempo total da sessão: 48 min]

16h – Performance intro CLAMOR! – saguão (15min) + Exibição Longa: Freda de Gessica Géneus (1h14min)

17h30 – Performance de encerramento CLAMOR! – saguão (40min)

 

Confira a programação completa, os horários dos filmes, bate-papo e performances: https://peoplespalaceprojects.org.uk/pt/projects/1a-mostra-de-cinema-haitiano-no-brasil/ .

 

 Serviço:

1ª Mostra de Cinema Haitiano no Brasil

De 18 a 26 de maio de 2024

Classificação Indicativa: de acordo com cada filme

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Cinema I

Entrada Gratuita

Ingressos: distribuídos na bilheteria física ou no site do CCBB a partir das 9h do dia da sessão

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro

Contato: (21) 3808-2020 | [email protected]

Mais informações no site do CCBB – bb.com.br/cultura

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