19º RioHarpFestival 2024 no CCBB RJ – Destaques da semana

0
288

Neste fim de semana, o 19º RioHarpFestival 2024, o maior festival de harpas do mundo, segue com sua intensa programação no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) e em outros espaços culturais do Rio, até o dia 30 de setembro, totalizando 44 concertos em 30 dias, sem interrupção e todos com entrada gratuita.

Entre os destaques femininos do festival, o concerto da harpista francesa Claire Le Fur, uma combinação vibrante de música francesa e da Martinica. Claire Le Fur filmou apresentações de harpas no fundo do mar do Caribe com a ajuda de Michel Metery e Albert Falco. Entusiasta do mergulho, ela construiu uma harpa de borracha especialmente para a criação de músicas ao fundo do mar. Nos 5 concertos que fará no Rio serão projetadas as imagens marinhas.

Terá também, o harpista da Venezuela, Jesus Suarez, que apresentará clássicos latino-americanos  e o especial concerto do Trio SHIVA-GITA (India), formado por Claúdio Gama, harmonium, Mario Moura, sitar (tipo de harpa com 19 cordas), Jaffer Swamani, parkhawa e tabla), com músicas indianas.

Os ingressos são distribuídos uma hora antes dos concertos no CCBB RJ.

Confira a programação para este fim de semana até terça-feira, dia 17 de setembro.

Nesta quinta-feira, 12/9, às 12h30, no Teatro II do CCBB Rio, destaque para o harpista da Venezuela, Jesus Suarez, que iniciou seu aprendizado de harpa venezuelana aos 15 anos na Casa da Cultura Lorenzo Rubin Zamora e no Conservatório de Música Simon Bolívar. Na 19ª edição do RioHarpFestival ele tocará clássicos latino-americanos.

Sexta-feira, dia 13/9, às 12h30, no Teatro II do CCBB Rio, o destaque é o SHIVA-GITA (India)- Claúdio Gama, harmonium, Mario Moura, sitar (tipo de harpa com 19 cordas), Jaffer Swamani, parkhawa e tabla) . No Programa: Músicas indianas.

Dias 14 e 15 de setembro (sábado e Domingo), às 15h no no Teatro II do CCBB Rio, a francesa Claire Le Fur, se apresenta acompanhada do grupo Les Alizes trazendo uma combinação vibrante de música francesa e da Martinica. Claire Le Fur filmou apresentações de harpas no fundo do mar do Caribe com a ajuda de Michel Metery e Albert Falco. Entusiasta do mergulho, ela construiu uma harpa de borracha especialmente para a criação de músicas ao fundo do mar. Nos 5 concertos que fará no Rio serão projetadas as imagens marinhas.

Dia 16 de setembro ( segunda-feira), às 12h30 é a vez do Duo Amancaes: Armando Becerra, harpa e Ernesto Zamora, violino (Peru). No Programa, clássicos europeus e latino-americanos.

Dia 17 de setembro (terça-Feira),  no Centro Cultural Justiça Federal ( Av. Rio Branco 241-Centro), às 15h: Al Nur Kibir, Ruda Brauns (alaúde-tipo de harpa com 17 cordas), Alexandre Bittencourt (instrumentos de sopros) e Jafer Swamani, derbakke (Libano). No Programa, músicas árabes. Capacidade: 80 lugares. Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação.

Dia 17 de setembro (terça-Feira),  no Espaço Cultural Arte Sesc (Rua Marques de Abrantes, 99), às 18h, o concerto de Les Alizes, Claire Le Fur, harpa (França). No Programa, Clássicos franceses e da Martinica. Capacidade: 200 lugares. Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação.

Mais informações em bb.com.br/cultura; www.rioharpfestival e www.musicanomuseu.com.br