18ª Primavera dos Museus e Dia Nacional do Surdo no CCBB Educativo

0
113

No dia 28 de setembro, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas receberá a Escola de Samba Embaixadores da Alegria. Ao meio-dia, a Rotunda do CCBB-RJ será tomada pelo ‘Show da Alegria’. 

O evento destacará a importância da inclusão social através da arte e da música, com passistas e ritmistas se unindo para celebrar a 18ª Primavera dos Museus, que tem como tema ‘Museus, acessibilidade e inclusão’. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), esta edição destaca a importância da acessibilidade, inclusão e acesso aos museus para todos os públicos.

Primeira escola de samba do mundo voltada para pessoas com deficiência, a Embaixadores da Alegria fará uma apresentação que promete se transformar em uma festa para todos, celebrando a diversidade e a força do carnaval em uma nova dimensão.

 

Dia Nacional do Surdo será comemorado com atividades extras em setembro

No dia 26 de setembro é celebrado o Dia Nacional da Pessoa Surda. “As atividades elaboradas pela equipe do CCBB Educativo – Lugares de Culturas promovem a participação dos públicos com e sem deficiência, através de ações que estimulam a diversidade dos sentidos. Estas experiências contribuem para criação de uma cultura de inclusão”, explica a coordenadora do projeto Daniela Chindler. O projeto, que oferece atividades em Libras – Língua Brasileira de Sinais em sua programação corrente, tem a equipe composta com intérpretes e uma educadora surda.

 

Confira as atividades desenvolvidas para o Dia Nacional do Surdo e 18ª Primavera dos Museus:

Desafio das Mãos

Um grande jogo de tabuleiro foi confeccionado para que os visitantes participem de uma partida que convida a conhecer mais sobre o patrimônio do CCBB e da Língua Brasileira de Sinais.

Sábados, 21/9, às 12h; e 28/09, às 10h e 12h

Classificação livre

Local: Térreo do CCBB

 

Hora do Conto em LIBRAS

Contação de histórias em Libras, com tradução em português. A sessão é voltada para todos os públicos e, além das duas línguas, são usados recursos do teatro de sombras. O enredo apresenta as aventuras de uma pata que nasceu surda e convida ao público para conhecer o mundo através da perspectiva da personagem.

Sábado, dia 28/09, às 14h

Local: Ateliê Aberto, 1º andar

 

Ateliê Aberto Convida

A educadora surda Raissa Coimbra conduzirá uma oficina de colagem idealizada com o objetivo de promover a integração entre o público surdo e ouvinte. A educadora é graduada em Artes Visuais e pós-graduada em Educação Especial.

Sábado, dia 21/9, às 15h

Local: Ateliê Aberto, 1º andar

 

Seguem na programação:

Visitas Mediadas em Libras

Segunda e sexta: às 11h e 13h; quarta: às 11h com intérprete em português; e

sábado: às 11h e 14h com intérprete.

Visitas Teatralizadas

Sextas, às 13h, sendo 20 e 27/9 com intérprete em Libras.

 

Encontro com Educadores de setembro será sobre a
exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”


Raphael Fonseca, pesquisador nas áreas de história da arte, crítica, curadoria e educação, será o convidado do Encontro com Educadores no dia 28/9 (sábado), às 10 horas. A conversa vai girar em torno da exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil” que entrará em cartaz no CCBB-RJ no dia 2 de outubro de 2024.

Raphael é curador de arte latino-americana moderna e contemporânea no Denver Art Museum, nos Estados Unidos, e curador-chefe da 14ª Bienal do Mercosul, com abertura em março de 2025. Tem interesse especial pelas relações entre arte, cultura visual e história em suas diversas concepções.

O evento, que acontece no Cinema 1, no térreo do CCBB-RJ (rua Primeiro de Março, 66 – Centro), é gratuito. Ao final da atividade, serão sorteadas viagens de ônibus para alunos de escolas públicas (municipais, estaduais e federais), localizadas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.


Encontro com Educadores
Data: 28/9, às 10h
Local: Cinema 1 do CCBB
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos gratuitos. Retirada na bilheteria física do CCBB uma hora antes do evento.

Classificação: livre

 

Exposição ‘A.R.L. Vida e Obra’ em cartaz no CCBB-RJ conta
com atividades gratuitas do CCBB Educativo – Lugares de Culturas

 

Para a exposição ‘A.R.L. Vida e Obra’, do fotógrafo, pintor e artesão Antônio Roseno de Lima (1926-1998), em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, o projeto CCBB Educativo – Lugares de Culturas elaborou diversas atividades para todas as idades. 

O artista popular Antônio Roseno de Lima, nascido em Alexandria, no Rio Grande do Norte, foi do anonimato às grandes galerias de arte de São Paulo após o reconhecimento da sua produção artística, na década de 1980, pelo curador Geraldo Porto. Pinturas, intervenções em fotografias, fotos e textos revelam um artista com uma forma peculiar de mostrar o mundo. Galos, cavalos, onças, passarinhos, vacas e capivaras são animais que povoam suas pinturas.  Na seção “Presidentes” estão Afonso Pena, Nilo Peçanha, Getúlio Vargas, Mário de Andrade e Santos Dumont, o seu maior ídolo. No grupo de obras “O Fotógrafo”, os trabalhos falam de sua paixão por este ofício. Autorretratos e figuras femininas, como sereias, completam o universo do artista.

A Estação Roseno é um espaço onde os visitantes serão rodeados pelas figuras  representadas nos trabalhos de Antônio Roseno de Lima. Laboratório de Arte, Hora do Conto e Livro Vivo são outras atividades que versam sobre a temática do artista.

A programação de visitas mediadas às exposições – para o público geral e para grupos escolares –, e demais atividades acontecem de quarta a segunda (terça-feira o CCBB não abre). Os educadores acompanham o público pela galeria propondo reflexões que promovem novas percepções sobre as imagens, instalações e objetos expostos. Durante as visitas, os educadores estimulam o diálogo em um percurso que cria conexão entre os temas abordados na exposição e o público presente. 

Os ingressos para as visitas mediadas estão disponíveis na bilheteria física e no site bb.com.br/cultura. O ponto de encontro é na sala do CCBB Educativo, no 1º andar. E ainda podem ser programadas visitas bilíngues, com acessibilidade, em Libras e com suportes cognitivos e sensoriais.  O CCBB Educativo – Lugares de Culturas apresenta muitas outras atividades. Confira a programação completa no site bb.com.br/cultura e nas redes sociais. As atividades são totalmente gratuitas e acontecem no CCBB-RJ, localizado na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.


Confira abaixo a agenda com as atividades, dias e horários:

 

CAMPOS DE ARTE

ESTAÇÃO ROSENO

Local: Térreo do CCBB

Segunda, quinta e sexta: 11h às 18h; e quarta: 11h às 13h; e 15h às 18h

A “Estação Roseno” é um espaço dedicado à obra de Antônio Roseno de Lima com o intuito de instigar o olhar dos visitantes. Ali estão os animais, as palavras, um autorretrato e uma noiva.

 

ATELIÊ ABERTO
LABORATÓRIO DE ARTE

Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Sábado e feriado: 15h e 17h; domingo: 11h, 15h e 17h

 

Colagem Poética – Exposição A.R.L. Vida e Obra

Classificação: a partir de 7 anos

Os visitantes vão criar composições inspiradas na produção artística de Antônio Roseno de Lima.

 

Casa da Moeda – Patrimônio

Classificação: a partir de 5 anos

Inspirados na coleção numismática do Banco do Brasil, que pode ser vista na exposição “Do sal ao digital”, no quarto andar, podemos refletir sobre a simbologia do dinheiro no imaginário social e elaborar desenhos para as notas de dinheiro.


HORA DO CONTO

Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar
Atividade voltada para família

Sábado, domingo e feriado: 14h

Na segunda quinzena do mês de setembro, os animais presentes nas pinturas de Roseno, seres encantados, paisagens e arquitetura brasileiras são os temas das histórias.

 

Jacari e a Onça-pintada – Duração: 25 min

A onça-pintada devora o sol e cabe ao rapaz Jacari usar seus dons musicais para encantar o animal e salvar seu povo.

 

Tesouro de Grego – Duração: 25 minutos

Teatro de sombras e ritmo de cordel são as linguagens escolhidas para narrar a história de três aventureiros que buscam um tesouro. Mas reza a lenda que a riqueza almejada poderá carregar maus presságios. Será  que o trio vai conseguir encontrar o tesouro e manter a amizade?

 

A Lenda do Chafariz dos Desejos – Patrimônio / Duração: 25 minutos

No Rio de Janeiro, um antigo chafariz na Praça da Candelária, obra do escultor Mestre Valentim, guarda um segredo: o poder mágico de realizar desejos. A lenda diz que, ao jogar uma moeda no chafariz e fazer um pedido sincero, é possível concretizar sonhos e esperanças. Mas algo parece estar errado com o chafariz e Marcos precisa solucionar o mistério da falta de água antes que os desejos realizados sejam desfeitos.

 

O Pescador e o Gênio – Patrimônio / Duração: 25 minutos

Em uma vila à beira-mar, todos os dias um pescador sai para navegar a fim de pescar para prover sustento à família. Certo dia, ele encontra no fundo do mar um valioso jarro, ao abri-lo surge um gênio que havia sido aprisionado por mil anos na garrafa. A partir desse encontro, embarcamos em uma história de sabedoria e reflexão sobre o que é valioso para cada um.

 

PEQUENAS MÃOS

Atividade: Que bicho que é?

Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Sábado e feriado: 13h

Duração: 30-40 minutos

Classificação: 3 a 7 anos

Em “Que bicho que é?” as crianças que estão dando os primeiros passos na galeria vão ter uma experiência divertida ao serem apresentadas aos personagens presentes nas telas de Antônio Roseno de Lima através de canção, enigma e quebra-cabeça.

 

PEQUENÍSSIMAS MÃOS

Atividade: Nossas Cores

Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Domingo: 13h

Duração: 25 minutos 

Classificação: 2 e 3 anos

“O mundo colorido / É bem mais divertido / Me ajudem por favor / Dizendo uma cor…”

Quantas cores tem no mundo? Partindo da leitura de uma história, crianças a partir de dois anos e seus pais são convidados a experimentar os efeitos da luz em objetos do dia a dia.


LIVRO VIVO
Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar
Sábado, domingo e feriado: 16h

Leitura compartilhada para crianças, adultos e toda família descobrirem nos livros não só palavras, mas também suas formas, imagens e cores. Esta ação investe no livro como objeto de mediação entre o conteúdo da mostra e o espectador.

Com inspiração na vida e obra de Antônio Roseno de Lima foram selecionadas as histórias da amizade entre uma formiga e uma galinha, de uma fábula da pintura e das aventuras de um menino e sua máquina fotográfica.

 

PEQUENOS EXPLORADORES
Local: Biblioteca – 5º andar 

Sábado e feriado: 11h

Classificação: 3 a 6 anos

Crianças e seus acompanhantes serão convidados a conhecerem o prédio e a história do CCBB de um modo diferente. Para estimular essa vivência, preparamos um roteiro onde cada espaço visitado guarda um segredo. A viagem começa no quinto andar, onde os participantes buscam na biblioteca uma importante pista que permite acessarem orientações para outras etapas sucessivas, envolvendo bilhetes, baús e mapas, numa verdadeira caça aos segredos do CCBB.

 

Sobre o CCBB Educativo – Lugares de Culturas

O “CCBB Educativo – Lugares de Culturas” parte do princípio da ocupação. Mais que um espaço, é um lugar. Para além da cultura hegemônica reconhece a cultura popular como legítima. Tem como proposta um programa educativo que proporciona o acesso estético, artístico e cultural à programação do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro para todos os públicos. Para tanto, constrói um espaço de criação, troca e discussão para produção de conhecimento crítico, alinhado com a democracia, pluralidade de ideias e valores do CCBB.

O Lugares de Culturas é realizado pela Sapoti Projetos Culturais e oferece visitas mediadas, laboratório de artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para crianças pequenas, encontro com professores e eventos em datas comemorativas. As atividades oferecidas são voltadas para todos os públicos, inteiramente gratuitas em um programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz.

 

Sobre o CCBB RJ  

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo o que você imaginar.

 

SERVIÇO
CCBB Educativo – Lugares de Culturas
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: [email protected]
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: bb.com.br/cultura
CCBB nas redes sociais: x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj | tiktok.com@ccbbcultura

Para mais informações sobre os dias e horários de todas as atividades, consulte o site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo