Mostra do Filme Livre – Sessão Sonoras apresenta filmes que dialogam com sons no CCBB

0
6

Filmes que dialogam com sons, em variados processos de experimentações fazem parte dos quatro filmes da Sessão Sonora: ‘Pulsão’, de Caco Pontes, ‘Um Dia Legal com os Legais’, de Petter Baiestorf, ‘Buraco de Afundar’, de Tarda, e ‘Ave Marie’, de Paulo Duarte. Os curtas-metragens mostram como os sons estão em associação com a imagem, trazendo sensações e impressões diferenciadas dentro da abordagem cinematográfica.

 

Sobre os filmes 

‘Pulsão’ – obra de audiovisual expandida musical e distópica que integra elementos de ficção científica, multiverso, literatura clássica e spoken word. Livremente inspirada nas obras “A Peste” e “Livro do Revelação”, traz citações dos sete selos do apocalipse, incorporando referências estéticas de videoarte, softwares digitais, imagens de satélites e arquivos. Narração de Elisa Lucinda e música original por Projetonave e Caco Pontes.

 ‘Um Dia Legal com os Legais’ – Em outubro de 2023 a banda Os Legais entrou em estúdio para a gravação de um álbum novo e Baiestorf fez um registro Cinoise (cinema barulho) da coisa.

‘Buraco de afundar’ –  um profundo mergulho no desconhecido. O título é uma tradução literal do termo ‘sinkhole’, um buraco no solo causado pelo colapso de uma superfície, que engole tudo a seu redor. Um mar de emoções e sentimentos que acolhe e gesta sons, palavras, imagens e ações. Infinitas possibilidades de troca e aprendizagem emergiram dessa entrega. Com o passar do tempo, conectamos nossas forças e fragilidades, dores e medos. Buraco de afundar é onde nossas vulnerabilidades se diluem e transbordam.

‘Ave Marie’ – Na pitoresca cidade de Teresópolis três personagens improváveis encontram seus destinos entrelaçados, confrontados com a ascendência implacável da produção farmacopornográfica.


Sobre o CCBB Rio de Janeiro 

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.

 

Serviço:

21ª MOSTRA DO FILME LIVRE

De 8 a 27 de janeiro

Sessão Sonoras: dia 19 de janeiro às 18:15

Patrocínio: Banco do Brasil

Apoio: RioFilme 

Curadoria: Guilherme Whitaker, Scheilla Franca e Gabriel Sanna

Produção: WSET Multimídia – www.wsetfilmes.com

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

www.bb.com.br/cultura

Local: Cinema do CCBB Rio de Janeiro

Endereço:  R. Primeiro de Março, 66 – Centro

Informações: 

Capacidade do cinema 1: 98 lugares

Ingressos gratuitos: disponibilizados às 9h, no dia da sessão, na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura. 

Classificação indicativa: conforme a programação 

Os ingressos são válidos somente para as respectivas sessões 

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) 

Rua Primeiro de Março, 66 – 2º andar 

Centro – Rio de Janeiro / RJ 

Contato: (21) 3808-2020 | [email protected]  

Mais informações em bb.com.br/cultura 

Siga o CCBB RJ nas redes sociais: 

x.com/ccbb_rj/ | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj |tiktok.com/ccbbcultura