MMFL  – Mercado da Mostra do Filme Livre com debates, rodadas de negócios e curso no CCBB RJ 

0
11

A Mostra do Filme Livre em 2025 traz uma novidade: o MMFL – Mercado da Mostra do Filme Livre. Esta iniciativa trará rodadas de negócios para os profissionais do cinema independente nos cinemas do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2025, juntando compradores e exibidores do segmento como o Canal Educação da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), o canal BOX Brazil, o Canal Brasil e os filmes da MFL. A abertura contará com debate sobre o tema “Difusão Comercial e Cultural”, com participação de Maurício Hirata (RioFilme), Maria Augusta Ramos (EBC), Roberta Souerbronn (Saraguina Filmes), e mediação do professor e realizador Marcelo Ikeda.

Sessenta e seis curtas, médias e longas da 21ª MFL vão participar das ações comerciais e culturais previstas, como o debate sobre difusão, o curso de cinema com Marcelo Ikeda e as rodadas de negócios. Todas as ações são serão gratuitas. As inscrições para o curso poderão ser feitas através do site www.mostralivre.com

A ideia do Mercado MFL é promover o encontro, a troca de experiências e negociações entre os/as realizadores/as independentes brasileiros que estão com filmes na 21ª Mostra do Filme Livre e potenciais exibidores destes conteúdos. O foco é atender difusores comerciais e culturais, através da ação independente Cineclubes Livres, que volta a acontecer depois de seis anos dentro da Mostra.


ABERTURA MMFL: 17 de janeiro de 2025, às 18h30

Cinema 1 – CCBB Rio

Debate ‘Difusão Comercial e Cultural’- Com Maurício Hirata (RioFilme), Maria Augusta Ramos (EBC), Roberta Souerbronn (Saraguina Filmes), e mediação de Marcelo Ikeda.


CURSO DE CINEMA: 17/18/19 de janeiro de 2025, das 14h às 18h

Cinema 2 – CCBB Rio

“Das garagens para o mundo”, com Marcelo Ikeda

Inscrições pelo site  www.mostralivre.com 

50 vagas 

Sinopse: Com base no livro homônimo a ser lançado na MFL por Ikeda, o curso investiga as origens e características de uma geração de cineastas livres, que transformou o cinema brasileiro entre 2005 e 2015, entre os quais se destacam cineastas como Adirley Queirós, Affonso Uchoa, Gabriel Mascaro, Marco Dutra e Juliana Rojas, Petrus Cariry, Allan Ribeiro, e coletivos como Teia (MG), Alumbramento (CE), Filmes a Granel (PB) e Símio/Trincheira (PE). O curso parte da seguinte pergunta: como uma geração de artistas consegue legitimação em seu meio? O livro examina os condicionantes históricos que permitiram que um conjunto de realizadores produzisse “nas garagens” e assim este grupo pudesse se tornar reconhecido dentro do campo institucionalizado de legitimação do cinema brasileiro contemporâneo. 

Sobre Marcelo Ikeda

Marcelo Ikeda é doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com bolsa-sanduíche na Universidade de Reading (Inglaterra) e professor de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Autor de diversos livros sobre o cinema contemporâneo brasileiro, entre os quais estão Cinema de garagem (com Dellani Lima, em 2011), Cinema brasileiro a partir da retomada: aspectos políticos e econômicos (2015), entre outros. Pela Editora Sulina, publicou os livros Fissuras e fronteiras: o coletivo Alumbramento e o cinema contemporâneo brasileiro (2019), O cinema independente brasileiro contemporâneo em 50 filmes (2020), e Utopia da autossustentabilidade: impasses, desafios e conquistas da Ancine (2021). Atua também como cineasta, crítico e curador. Mantém os sites www.cinecasulofilia.com e www.marceloikeda.com .


RODADAS de NEGÓCIOS:  18 e 19 de janeiro de 2025, das 14h às 20h

Salão do Cinema 2 – CCBB Rio

Encontros entre compradores de conteúdo e os filmes que estão na MFL. 

 

A MFL é, hoje, a maior mostra de cinema do Brasil em duração. Mas ela não termina em fevereiro. Em março de 2025 ela será on-line, com premiação de R$30.000,00 por júri e voto popular, entre 30 filmes pós-selecionados.