Por Renata Guimarães, diretora executiva da Junior Achievement Rio de Janeiro (JA Rio de Janeiro)
Com mais de 30 anos de experiência em gestão em multinacionais, em métodos de inovação, qualidade, capacitação, grandes projetos, planejamento estratégico e tecnologia, sendo executiva em empresas, como grupo América Móvil, Telefônica, Banco Santander, Grupo Citibank e IBM, minha crença na transformação e no empoderamento de estudantes, por meio da educação, continua inabalável. A capacitação de jovens para o mercado de trabalho é, sobretudo, uma missão nobre e primordial. E a JA Rio de Janeiro tem cumprido esse propósito com maestria, de mãos dadas com o trabalho voluntário, exercido por colaboradores de grandes empresas e pessoas autônomas, função na qual comecei a desempenhar aqui na ONG.
Quando fiz vestibular, escolhi a faculdade de Direito, porque queria ajudar pessoas. Hoje, consigo aliar meu sonho juvenil ao meu atual trabalho, inspirando jovens a terem um futuro produtivo, algo que me deixa muito animada. E a confiança no cumprimento dessa sublime missão só cresce. Principalmente, ao analisarmos os resultados da JA Rio de Janeiro, cujo foco é a educação empreendedora, com atuação majoritária na rede pública.
Recentemente, fomos eleitos a ‘Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade 2023’ do país, pelo Prêmio Melhores ONGs 2023, que destaca as 100 melhores organizações brasileiras do Terceiro Setor. E atingimos uma meta incrível: meio milhão de pessoas atendidas, projetando, ainda, outras 100 mil até o fim de 2024.
Contudo, não alcançaríamos esse resultado expressivo sem o protagonista do roteiro: o estudante. Vale destacar também a parceria gloriosa com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), que nos permitiu concentrar esforços em milhares de alunos, principalmente os do Ensino Médio.
Essa cooperação levou para a sala de aula de dezenas de escolas de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro projetos cruciais de aprendizado de educação financeira, empreendedorismo, sustentabilidade e carreira, como o Super Futuro, a Trilha Empreendedora e a Miniempresa. E todo esse movimento vai ao encontro da atribuição principal: preparar jovens para os desafios profissionais e socioeconômicos da vida adulta.
Estamos celebrando os 25 anos da JA Rio de Janeiro com dados que também traduzem a magnitude desse compromisso com uma juventude mais preparada e empoderada. Totalizamos 4.329 horas doadas por voluntários, 707 voluntários atuantes, 346 participações de professores, 60 cidades alcançadas, 171 escolas e 933 turmas participantes, com total de 132.879 beneficiados direta e indiretamente.
Então, hoje, posso afirmar que conquistei o meu sonho da maioridade, que é trabalhar ajudando pessoas e, ainda, no melhor dos cenários: em uma organização indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Me sinto realizada, não só por mim, mas por todos esses jovens. Tenho acompanhado histórias de sucesso, mudança de mentalidade, perspectivas mágicas de vidas e carreiras. Indico a qualquer pessoa que tenha esse desejo que também siga seu caminho. Educação muda vidas.
Sobre Renata Guimarães
É graduada em Direito, pós-graduada em Planejamento Estratégico pela UCAM, com MBA em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ e, hoje, cursa MBA de liderança internacional na Saint Paul Escola de Negócios. É integrante do Conselho Consultivo da ONG Gamboa Ação e ex-integrante do Instituto João e Maria Backheuser (com foco em alfabetização). Atualmente, faz parte do conselho de educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e do conselho de educação do Coalisão Rio e do Conselho de ESG da Câmara de Comércio França Brasil (CCIFB).